Um quinto dos alunos que terminam o ensino médio no Brasil não sabe em matemática nem o que se espera para um estudante do 5º ano (ou 4ª série) do fundamental. A informação é da reportagem de Antônio Gois publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Ainda de acordo com o texto, apenas 11% têm conhecimento adequado para este nível de ensino na disciplina. No caso dos estudantes com conhecimento abaixo do 5º ano, isso significa que fazem apenas operações básicas como soma e divisão. Ao se depararem com gráficos com mais de uma coluna ou na hora de converter medidas --como quilogramas em gramas-- apresentam dificuldades.
Os dados foram obtidos pela Folha a partir da Prova Brasil e do Saeb, exames do Ministério da Educação que avaliam alunos de escolas públicas e particulares em matemática e português. Entre todos os níveis analisados --a prova avalia alunos no 5º e 9º anos do fundamental, além da última série do médio–, o pior desempenho foi em matemática no 3º ano do antigo colegial.
Um grande indicador da merd* que chamamos de educação pública =(
Mas não posso reclamar, estudo num colégio público excelente ( o 17º melhor do Brasil, o 2º público melhor do Brasil). Mesmo assim, colégios como o meu são exceções, infelizmente.
Olha… do jeito que a coisa vai, não vai ter chão para tantos limparem. Vai chover moleque que vai preferir trabalhar para o tráfico do que “limpar chão” para os outros.
Eu saí com conhecimento de oitava série, no máximo. E passei num curso que tinha segunda fase de matemática. Cheguei na faculdade sem saber função, acreditam nisso?
Por isso que eu vou mudar de curso, só vou bem nas humanas. hahahah
Você interpretou errado Russo. Não foi pra aparecer nem nada, muito menos pra justificar um não investimento na educação pública. A essa segunda conclusão não sei como você chegou.
Interessante que nos aureos tempos da escola pública, final dos anos oitenta, tinha duas opções: se sabia ia para a próxima série, senão era retiro. Hoje vai na escola pra família ter renda extra…