2 dúvidas que eu tenho

Pessoal, os dias desse jogo passam mais devagar do que o Europa Universalis? Outra coisa, tava com 30k de exercito, depois foi diminuindo pra 24k, depois caiu até 20k, atualmente ta 27k, por que acontece isso? To jogando com o Sacro Imperio

Depende. Se vc qr dizer q o jogo é mais lento, sim, com as últimas expansões ele ficou mais “pesado” q o EU4.

Aí depende, ué… tem q ver o q tá influindo nos impostos. Retinues, Levies levantados, vassalos q não gostam de vc ou vivem muito longe da capital dão menos impostos, construções nas províncias q dão mais impostos, etc…

Uma curiosidade: o Sacro Império Romano Germânico foi fundado por quem? Como ele deixou de existir? Aquele Império era gigante

Fundado por Carlos Magno e o titulo deixou de existir com Napoleão.

Como já disse o Luan, foi fundado por Charlesmagne e caiu durante as Guerras Napoleônicas.

Pessoal, acho que tem algo errado com meu notebook, é um samsung r440 com intel core i3 2,22ghz, 3gb de ram e 320 de HD, o desempenho dos jogos aqui está muito ruim, meu primo tem um note com um celeron 1,50ghz e 4gb de ram, e a mesma placa de védeo (intel hd graphics) ele joga um jogo na steam que se chama Trove com graficos no alto, aqui não roda nem no minimo, o CK2 quando fica pausado fica muito mais suave, quando eu ponho a velocidade do jogo no alto ele fica dando umas travadinhas (até que não incomoda, mas acho estranho, os outros jogos da paradox não dão isso) enfim, acho que tem alguma coisa errada, o que pode ser?

Intel HD é fraca pra CK2 e EU4 com expansões…
Fora isso, provavelmente teu sistema tá mal configurado… o q mais me aparece aqui é gnt reclamando de lentidão no PC, vírus, etc… quando vou ver, têm 50 barras instaladas nos navegadores, 500 programas iniciando com o sistema, dois ou três antivírus instalados… Assim nem com um pc de R$10.000…

Meu CK2 é original da Steam e não tenho expansões, só tenho o CK2 e o Fritz Chess 14 instalado, o que você quer dizer com sistema mal configurado? Não tem nada instalado no navegador, só inicia a Steam ligando junto com o PC, e só tenho o avast de antivirus, meu note é de 2012 ou 2013 eu acho,

Ah mas tem, certamente tem…
Avast? 50% do teu problema é ele.

Então vou desinstalar, mas qual antivirus leve vc me recomenda?

Eu particularmente nem uso. Mas isso pq eu sei o q ando fazendo - bem, normalmente, ao menos xD
Eu tenho instalado pro pessoal ou o Comodo, nos casos mais “graves”, ou o Panda.

E quais são os casos mais graves? Aquelas pessoas saem baixando jogos de sites desconhecidos?

Bem por aí.

O PC e a Steam ligou mais rapido, mas não resolveu o problema das travadinhas no CK2, há algo a mais que eu possa fazer?

Como disse, provavelmente tem a ver com o q inicia com o PC e com o q vc mantém rodando em background.
Pode ser teimosia minha, mas tanto no meu qaunto em qualquer PC de cliente eu faço uma limpa geral, NADA inicia com o sistema se não for absolutamente necessário. Pq ter o Skype iniciando com o sistema? Vai usar ele 24/7? Steam? Mesma coisa. Office? Idem. No máximo, drivers/programas de vídeo/áudio, como o Catalyst da AMD ou o RTH da Realtek. O resto (fora antivírus) é supérfluo e só consome memória e processamento.
Anyway… há quanto tempo não é feita uma limpeza? Um JetClean ou CCleaner mesmo?

Ixi, um século, bem que eu me lembre deve ter um ano que eu mandei pro tecnico pra formatar, pq o windows tava lerdão, de um dia pro outro os loads ficaram bem maiores, resultado: windows tinha corrompido. Antes era o win7 home basic agora é o Professional, depois de mandar pro tecnico nunca fiz limpeza. Mas… um pc que nem o meu era pra estar rodando CK2 sem expansões, tipo sem lagar quando ponha tempo do jogo no alto? A steam inicia junto pq assim q ela abre eu entro na conta e fico jogando CK2

Repito o q disse acima: Intel HD é fraca. Roda jogos? Roda, razoavelmente. Mas é fraca.
Sobre o note em geral, o último q eu tive foi um Acer Aspire 7520 com um Turion 64 x2 TL-64 2.2GHz, com chipset gráfico nForce 630M. EU3 + Divine Wind (único Grand Strategy q jogava na época, até pq o note era pra trabalho) rodando a passo de tartaruga.
O R440 vem com um i3 350M. É apenas levemente superior ao TL-64, em torno de 10-15%, mesmo sendo duas gerações acima. Sobre o vídeo, o HD Graphics basicamente significa q o processador q faz o processamento do vídeo, sem chipset adicional. O 3D Mark dessa série nos i3 350M dá 2.240 contra 1.720 da 630M. É, então, bem melhor, mas longe de uma dedicada.
Mesmo assim, Vic2 ou EU3 são bem diferentes do CK2. Logo q ele saiu, meu desktop era um 7750 x2 2.7GHz com uma X1650, e a coisa ia BEM devagar. E essa config é bem melhor q a desse note (mesmo com essa placa de vídeo).
Sadly, fora o q eu já citei pra deixar o sistema mais leve, não tem o q fazer.

Eu sei que a Intel Hd é fraca, mas em relação ao Trove da Steam, meu primo tem um celeron 1,50ghz, 4gb de ram e intel hd graphics e ele roda o jogo no high. Eu tenho um i3 2,27ghz, 3gb de ram e intel hd, e não rodo direito nem no low, isso ta certo? Um giga de ram a mais da toda essa diferença? Ou se eu usar o Ccleaner resolve?

Hardware não é tudo. Como disse no começo, um sistema mal configurado faz até um desktop de R$10.000 se arrastar.

Andei pesquisando sobre esse Ccleaner e achei um site dizendo que limpar o registro pode dar erros graves no windows, limpar o registro ajuda no desempenho mesmo? Ou não é necessario limpar o registro? É necessário apagar os itens da parte avançado no ccleaner?