A única maneira de vencer uma unidade de cavalariaécomoutra?

Salve salve oráculos, minhas batalhas são sempre as mesmas: o jogador com a cavalaria mais forte vence a cavalaria do inimigo e realiza a manobra de flanquear por trás.

A pergunta é:existe outra forma de combater a cavalaria sem ser com uma outra unidade de cavalaria mais forte?

A melhor e mais usual maneira sempre foi piqueiros, inclusive historicamente.

Medieval II realmente prende muito a cavalaria. A mobilidade + habilidade das cargas com lanças fazem da cavalaria uma arma imparável (ao menos no vanila, no “Deus lo Vult!” eles aumentam o upkeep e fazem o “pós carga” ser mortal para a própria cavalaria). A melhor forma de acabar com a cavalaria é, realmente, outra cavalaria. Ao menos em batalhas em campo aberto. Em batalhas em que a mobilidade é reduzida (cercos, etc…), piqueiros fazem maravilhas.

Se vc tiver boas unidades de arqueiros ou balestreiros montados ou jinetes, vc pode tentar atrair a atenção da cavalaria pesada inimiga, e com a habilidade skirmish, cansá-la e enfraquecê-la facilitando para as suas demais tropas acabar com elas.

Mas considero a melhor tática a seguinte:
Guarde sua cavalaria atrás das suas linhas para evitar perdas com artilharia inimiga.

Mantenha unidades de lanceiros ou piqueiros nos flancos, permita que a cavalaria inimiga se aproxime das suas linhas, de modo que seus lanceiros/piqueiros não tenham que correr por uma grande distância para enfrentá-la.

Assim que a cavalaria inimiga tentar manobrar pelos flancos e estiver a uma distância razoável de suas unidades de lanceiros/piqueiros, ataque com sua cavalaria para “travar” a cavalaria inimiga e envie seus piqueiros/lanceiros para terminar o serviço, poupando sua cavalaria para que vc passe agora a flanquear o inimigo.