Adeus, Orkut: Google tira rede social do ar em 30 de Set.

Adeus, Orkut: Google tira rede social do ar em 30 de setembro

Pode começar a chorar, espernear e entrar em estado de negação: a Google vai tirar do ar em 30 de setembro deste ano o Orkut, a nostálgica rede social que já foi uma das mais populares do mundo e certamente conquistou o coração dos brasileiros no começo dos anos 2.000.

De acordo com uma apuração do jornal Folha de São Paulo e uma confirmação da própria Google, a criação de novos perfis será bloqueada ainda nesta segunda-feira (30). Já o desligamento completo deve ser concluído no dia citado acima, incluindo a mudança de endereço — isso porque o criador do site, Orkut Büyükkökten, não faz mais parte do Google desde o começo do ano e pretende utilizar o domínio.

Por quê?

Segundo um comunicado oficial da Google, a ideia é “concentrar energias e recursos” para tornar plataformas sociais da empresa que registraram maior crescimento “ainda mais incríveis para todos os usuários”, como o YouTube, o Blogger e o Google+.

Vale lembrar que, dez anos após a fundação, o Orkut já é bem menos popular que outras redes sociais no Brasil, mas ainda mantém uma base fiel e regular de usuários, além de comunidades com certo movimento e alto número de membros.

O fim de tudo?

Calma, você ainda não precisa entrar em pânico: você tem seis meses para salvar conteúdos de lá antes que tudo seja apagado. Aliás, nem tudo vai para o limbo da internet. O perfil e elementos como fotos e scraps serão transferidos para o Google+ com a ajuda do Google Takeout, que ficará disponível até 2016. As tão amadas comunidades permanecerão online em forma de arquivo. Se quiser, você pode remover sua conta do Orkut e excluir o nome dessas postagens normalmente.

Quem tem algum processo envolvendo conteúdo postado no Orkut também pode ficar tranquilo, já que esses dados serão preservados também até o final do ano. Se você não quiser arriscar, é possível fazer um backup completo do perfil.

fonte: tecmundo.com.br/orkut/58411- … um=baixaki

Tecnicamente falando, “abandonei” o Orkut há uns 3-4 anos. Google+ nunca me atraiu. Basicamente, uso somente Gmail e GDrive. O Wave q era algo promissor zoaram até ñ poder mais…

Muito triste. Gostava muito do Orkut, prefiro 1.000 vezes o Orkut que o Facebook, só parei de usar porque não tinha mais ninguém.

Confesso q quando entraram os joguinhos no Face eu viciei naquelas m*rda :stuck_out_tongue:
Fora isso, 99% do meu uso lá é pra conversar via bate-papo, já q Skype pra mim nunca vai chegar aos pés do MSN.

hehe orkut? o que e isso? hehe xD
Tipo eu parei de usar em 2010 hehe o skype me conquistou :stuck_out_tongue: mas agora só uso o facebook mesmo xD

Bons tempos de Orkut… Também gosto bem mais dele que do Facebook e também só parei de usar por que ninguém mais entrava/usava… Parei de frequentar ele entre 2010 e 2011…
Hiryuu, concordo contigo, Skype nunca chegará aos pés do MSN.

Serio o Orkut ownava o face, foi uma das minhas primeiras redes sociais… só que acabei perdendo meu perfil em 2009 e não me animei mais a criar outro. :choro

Edit. Tmbm adorava o MSN, pra mim hj nenhum dos novos sistemas de envio de mensagem e bate papo chega nem perto do que ele foi :frowning:

lol, tem gente aqui que abandonou o Orkut muito cedo. Eu usava até o meio de 2012, muito por causa da boa e velha comunidade do Rome Total War.

Tou me sentindo velho… :choro

Eu gostava do orkut, e realmente parei de usar porque as pessoas pararam… Acho que se todo mundo que parou devido a esse motivo tivesse continuado, o Orkut continuaria…

E sobre o msn… Era loko aquele botão de chamar atenção! :hehe Você colocava umas 15 pessoas numa mesma janela e clicava… Pronto! Seu lugar no Inferno já estaria reservado… hue hue hue