[AJE] Ágora

A Ágora

Ágora é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas.
Normalmente era um espaço livre com edificações, onde os cidadãos costumavam ir, configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística greco-romana, sendo o espaço público por excelência, da cultura e a política da vida social.

Soldados adentram o Agora e protegem o consul e o novo Rector Provicinciae da regiao de Magna Grecia, formando um circulo em volta deles, a maioria das pessoas ficam assustadas mais sabem que e apenas uma cerimonia de nomeação:

-Eu Lucius Consul de Roma proclamo que a partir de hoje o senador Gnaeus Magnus sera responsavel pela provincia de Magna Grecia e qualquer eventualidade sera sua responsabilidade, e lhe desejo sorte, com as graças dos deuses voce ja pode assumir seu posto.

Lucius se aproxima do senador Gnaeus Magnus e o presenteia com uma coroa de louro feita de bronze, que significa que agora ele sera vitorioso em sua empreitada como Rector provinciae, apos a cerimonia Lucius entra em uma pequena sala e pede bebidas para ele e para o senador Gnaeus Magnus, para que possam celebrar sua conquista.

Tiberius Claudius Julius adentra atrasado na cerimônia, e antes que os presentes fossem se dispersar disse:

-Com os poderes de Aedile investidos a mim, e diante das leis de nossa República, considero e proclamo o senador Gnaeus Magnus como Rector Provinciae da Magna Graecia, e que seja com a graça de Júpiter que nosso Rector levará a sua província rumo ao desenvolvimento!

Assim, Tiberius entrega para Gnaeus Magnus um pergaminho alegando sua nomeação diante do Duodecim Tabulae.

Gnaeus Maximius Magno adentra a Àgora atrasado, com de costume. E anuncia com seu vozeirão: Agradeço à todos que confiaram seus respectivos votos à mim como Rector Provincae da região de Magna Grecia, me sinto honrado de tal cargo. Farei meu melhor possivel, ajudando a população da mesma e seguindo os conselhos do Senado e de seus honoráveis senadores.

Após a pronuncia, Gnaeus Magno sai da àgora, depois de ser congragulado por muitos de seus companheiros senadores. E se dirige em direção às Termas para descansar e regozijar de seu feito.

O senador Gnaeus Ingenuus entra na Ágora atendento ao convite do Cônsul Vorenvs curioso para saber sobre o que se trata a reunião

Tiberius Claudius Julius adentra com curiosidade na Ágora, e vendo o senador Gnaes Ingenuus, se dirige até ele e começa a conversar sobre o porque daquele convite feito por Vorenus.

Vervs adentra a Ágora, saudando os presentes:

• Ah meus cartos amigos, como estão? Como estão? Sabem do que se trata o convite de nosso Cônsul?

Victor chega a Ágora e vê alguns senadores já espera e os cumprimenta:

• Boa noite meus caros amigos e colegas senadores, o Consul Vorenvs já chegou ou deixou alguém de sua confiança para explicar do que se trata esta reunião antes de sua chegada?

Lucius chega no Ágora e se senta esperando para saber o motivo da reuniao.

[i]Vorenvs caminha em direção a Ágora ao lado de alguns guarda-costas, nunca se sabe o que espreita as vielas e estreitas ruas de roma.

Ao chegar lá ele vê todos os convidados e tambem alguns outros conhecidos que estavam presentes no local para saber do que se trata. Ele cumprimenta todos e começa a falar…[/i]

[font=Palatino Linotype]- Senhores só motivo pelo qual convoquei essa reunião se deve ao que falei no Senado… vejo a cúria praticamente vazia nos últimos tempos, não pude acompanhar essa situação de perto pois estava em campanha, contudo ao chegar constatei a situação temerária o qual nossa maquina administrativa passa nesse momento. Expressei minha posição quanto a isso enquanto estava a frente do exercito e Gnaeus Calpurniuus até propôs algo para que esse problema fosse sanado; Todavia não houve contrapartida, e a proposta ainda não foi aprovada… sendo assim e com o conhecimento de todos, proponho aqui ante vós que tal resolução seja mais uma vez levada a pauta e que junto a isso seja feito um recenseamento de todos os senadores; o responsável por isso será nosso Aedile, o qual anda também afastado dos assuntos da republica, mesmo assim peço que o mesmo comunique a todos os senadores inscritos no quadro Senatorial e em seguida crie um tabulae, e o fixe no forum para que todos os senadores que se interessarem o assinem. Bem vc’s devem estar se perguntando o por que dessa medida? é necessário para nossa administração material humano, a medida que nossa republica cresce precisaremos de pessoas capacitadas para seguir em frente. Sendo assim aquele que não se apresentar terá seus direitos políticos cassados e será dado como foragido por crime de “lesa pátria”, cabendo recurso passível de julgamento pelo magistrado em questão (Aedile). Então meu nobre Tiberius deixo com você essa missão de fazer um levantamento e nos trazer nos próximos dias a lista com os senadores inscritos está bem? Qualquer duvida que venha ater não hesite em me procurar

Sobre o modus operantes da Cúria, proponho que seja levado ao senado em uma próxima seção duas propostas: 1ª a eleição de um novo Princep’s Senatus para que esse possa reger, administrar os assuntos discutidos na mesma. Ficando responsavel também por dirigir as seções no Senado. Já que o nosso atual se encontra muito velho e em vias de deixar o cargo por tempo de serviço A 2ª é a ampliação de 1 para 2 seções semanais na Cúria, contudo será crucial para o sucesso dessa segunda termos um certo apelo ao recenseamento. Sugiro isso pois a media que a republica venha a crescer, mais assuntos que requisitem nossa atenção venham a surgir e afim de não tornarmos nossas seções muito longas e cansativas proponho essa resolução.

Senhores em síntese é isso, saibam que de forma alguma quero com isso tentar um meio de aparecer, já que as eleições já estão próximas; busco com isso melhorar a forma de administramos roma. Como todos sabem eu busco sempre o melhor para nossa republica.

Lucius quero conversar em particular como vc, seria possível me vistar em minha vila na parte alta da cidade?

Enfim agradeço a presença de todos e espero em breve ver essas propostas apresentadas e aprovadas no Senado.

Salvete![/font]

Lucius da um aceno para o Consul confirmando sua ida a vila, e assim sai do Ágora.

Concordo com o dito pelo nosso cônsul Vorenvs. Já venho me preocupando a muito tempo com essa estagnação senatorial, ainda bem que eu não tenho o que temer quanto a isso. Estamos no aguardo no relatório de nosso Aedile.

Estou de acordo com o dito por nosso Consul Vorenvs, cassemos os mandatos dos que estão no Senado somente para ganhar dinheiro. Ficarei também no aguardo do relatório de nosso Aedile.