Os Campos de Marte é onde as legiões romanas se reúnem antes de saírem em campanha. Todo jovem que queira se juntar ao exército se dirige aos Campos de Marte. O local também serve de espaço para treinamento de manobras militares, assim como competições festivas. Qualquer senador que perambule pelo Campo de Marte consegue facilmente encontrar militares, assim como notícias sobre o exército. É impreterível a qualquer cidadão que deseje seguir carreira militar, tanto como soldado quanto como oficial, que se dirija aos Campos de Marte.
Dentro de sua barraca ao lado de seus principais capitães o cônsul finalmente apresenta o plano de ação contra os Etruscos. Seu movimento se baseia em uma ataque a cidade de Velatri que segundo informação de nossos espiões esta mau guarnecida, além do que a população esta descontente e ao passo de uma revolta, se movermos nossas tropas naquela região com certeza contaremos com o apoio maciço do povo contra o exercito local. Após a tomada daquele vilarejo teremos pouco tempo para reagrupar, a ideia é marchar o mais rápido possível para Arminium, capital da província Etrusca; lá talvez a resistência seja mais dura devido a um exercito bem fortificado e com unidades mais preparadas, contudo se pegarmos eles desprevenidos teremos mais chance. Ordenei a nossos espiões que patrulhem a área e que a qualquer movimento nos mantenham informados.
É de suma importância também iniciarmos um bloqueio a cidade litorânea de Alaia, evitando um possível desembarque de reforços em nossa costa. Contudo estamos trabalhando apenas com a hipótese de ser o atacante, não podemos descuidar de nossa retaguarda pois eles podem manobrar e dar a volta pegando Roma totalmente desprotegida, é necessário que a Legio II “Auditrix” regresse para a Itália e faça a proteção de Roma fortificando nossa fronteira.
Estou esperando o restante dos suprimentos serem carregados pra iniciar a marcha, vão e comuniquem a seus homens sobre meus planos, em breve estaremos de partida!
Após um atraso devido ao mau tempo a Legio I Italica por fim parte rumo a conquista do vilarejo de Velatri!
Todas as tropas estão concentradas, e o único som ouvido pelos homens é o de suas firmes passadas rumo a batalha, as marcas no chão lamacento vão ficando pra trás assim como Roma, a frente o que os aguarda é a Glória!
No acampamento montado em Velahtri, que para o povo romano se chamava Arretium, o cônsul recebe uma informação de seus espiões que o novo general fora designado para assumir a campanha contra a republica, e que o mesmo marchava em direção a Roma, saindo do vilarejo litorâneo de Arminum.
O mesmo começa a escrever uma carta, a qual deve ser enviada ao Senado em Roma requisitando a presença imediata das tropas da Legio II Auditrix fazendo a guarda na passagem e protegendo Roma das tropas inimigas. O mesmo protela também a inserção de mais uma unidade de hastati no exercito já mencionado e que está sob o comando do segundo cônsul.
O mais indicado seria a nomeação do Consul Vorenvs como Ditador Republicano haja visto os últimos acontecimentos o quais requerem uma autonomia maior por parte do general magistrado de roma, contudo o Vorenvs sabe que a ascensão a esse posto em tão pouco tempo causaria um descontentamento por parte das massas mais oprimidas e também de alguns Senadores. o mesmo espera que seus pedidos sejam atendidos de imediato, pois caso não sejam a republica estaria correndo um enorme perigo.
Ele entrega a mensagem a um batedor e ordena que ele cavalgue rumo a roma para dar a noticia aos senadores.
Ao chegar em velahtri o batedor entra rapidamente na barraca do Consul, o qual estava muito abatido… Vorenvs manda que lhe sirvam um pouco de pão e vinho para que ele recupere suas forças, além do que, solicita que seu cavalo seja alimentado e tratado afim de restabelece-lo de seu ferimentos ocasionados pela viagem abrupta.
Ao ler a carta, Vorenvs vê que a maioria dos que votaram estão de acordo com o reforço e o reposicionamento das tropas da Legio II - Auditrix, contudo mais informações dão conta que ao final da ultima estação o exercito inimigo mudou sua rota e agora ruma a cidade de Neapolis. Esse pequeno contingente vem causando recorrentes percalços aos planos de Vorenvs na campanha contra os Etruscos, o mesmo deve requisitar em breve a entrada do segundo Consul na campanha com o propósito de e findar as ações perniciosas dessas tropas.
Como disse o mais sabido seria minha nomeação como ditador, mas a maioria que intervil junto a meu pedido vetou tal resolução. Preparem meu cavalo! irei fazer uma viagem rápida…
Ao final do solstício de verão, ao cair dos primeiros flocos de neve do inverno, o Consul Vorenvs recolhe acampamento e marcha rumo a conquista de mais uma cidade Etrusca, dessa vez o alvo era Arminum.
Ainda em Arminium Vorenvs reagrupa suas tropas e envia um pedido ao Segundo Cônsul Lucius para que o mesmo dê cabo de uma pequena força etrusca que ruma a cidade de napoles, a mesma esta em marcha forçada e ser for atacada será pega de surpresa.
O mesmo solicita tmbm que o Senado aprove o embargo/bloqueio ao porto do ultimo reduto da liga Etrusca, a cidade de Alalia na província de Corsega e Sardenha.
Finalizando o restabelecimento de suas forças militares, o Consul Vorenvs envia uma carta solicitando a presença do Segundo cônsul Lucius Claudius Caesar em Arminivm; para juntos definirem os rumos do final da campanha contra os Etruscos.
Um dia após o envio da carta ao Segundo Consul o mesmo responde e envia de volta a Vorenus.
Recebo a msg de Lucius e de imediato resposto-o.
Nobre Consul, o intuito de sua presença em Arminum na se deva em suma somarmos força para acabar com os etruscos em Alalia, mas sim de manter o nosso folde protegido já que os mesmo possuem frotas patrulhando o mar báltico e podem assim tentar retomar Arminium e voltar a Italia. Não quero que leve isso como uma desconsideração a sua ajuda, contudo será mais útil se permanecer aqui. Estamos carregando nossos suprimentos e estaremos partindo para Velahtri de onde vamos até o litoral para embarcar junto com as forças de nosso Almirante. Teria ideia de quem pode ser nomeado com comandante da nossa frota Misseniensi? Enfim ratifico o convite de sua a presença em Amrminum.
Se tiver algum nome ao posto de comando de nossa força marítima o comunique e indique sua imediata nomeação no Senado, antes de minha partida e de sua chegada ao povoado.
Após analisar a economia, deixo apenas a quantidade de 1000 talentos para que o nosso cônsul recrute unidades como lhe aprouver. O que não for usado deve ser devolvido aos cofres romanos imediatamente.