Ajuda em campanha com a Espanha

Fale aew pessoal,sou o Chaos e novo usuário aqui da GSB me registrei a pouco tempo aqui no forum mas já o venho acompanhando faz um tempo.
Mas voltando ao assunto do tópico ainda sou um noob nos total wars (também consegui o M2TW a apenas 3 semanas)mas já entendi bastante da mecânica do jogo.
Mas começando uma campanha que eu numca joguei antes que no caso é a Espanha e estou a procura de dicas.
Vou dizer como ela anda,no começo investir em obras de infraestrutura nas minhas 2 cidades iniciais como estradas,fazendas e etc. Tambem recrutei algumas tropas em toledo para ajudar o general Vasco na conquista de Valencia.A batalha foi até facil esperei eles morrerem de fome como mostrava nuns videos do youtube.E já que as tropas estavam desgastadadas foi facil vencer.Depois fi uma aliança com a França e alguns tratos com portugal. Recentemente to construindo um quartel “melhorzinho” em toledo.
Alem de ta reforçando o exercito do Vasco cada vez mais que no momento está em marcha contra Córdova…

Qual é o problema, então?

Acho q vc qr dicas gerais, certo? Bem, invista na economia para manter um caixa enquanto faz construções para recrutar tropas melhores. Na parte econômica é mais ou menos isso, não recrute demais se sua economia não puder manter os exércitos.

No começo com a Espanha procure não entrar em guerra com Portugal e os Mouros ao mesmo tempo que vai ser fria. Eu não considero boas as tropas iniciais espanholas. Escolha alguém pra atacar e avance rápido contra essa facção, mas antes conquiste todas as cidades rebeldes que puder pra ter territórios e aumentar sua grana com taxas e construções (rodovias, mercados, portos, fazendas, coisas assim). Procure construir uma fortaleza o mais rápido possível pra ter logo os Dismounted Feudal Knights, que é uma unidade bem superior às suas iniciais, mas não tenha isso como objetivo primário logo no começo, foque em destruir as 2 facções da Ibéria (mas uma de cada vez).

Não confie na França por muito tempo também. A aliança deve durar o suficiente pra você destruir as outras facções da Ibéria, mas os aliados no Medieval 2 não prestam pra nada e são muito traíras.

:goodjob

bem galera a coisa já começou a feder pro meu lado :frowning: .Acabei recrutando demais tenho quase um full inteiro sitiando granada(já tomei e saquei Cordova).O problema e que a minha economia fico muito estável.E outro é que os portuga eram aliados dos mouros e minha relação com eles ta caindo.Não tenho economia para um segundo grande exercito para me defender de um possivel ataque português(alem de qui eles tem um bom prestigio com o Papa).
Olhando pelo lado bom os mouros estão prestes a serem chutados a ordem publica em cordova ta controlada e eu tenho 1 grande exercito.
Sinto que minha campanha vai bater as botas jaja :pirata

Calma, se tua economia está instável o melhor a fazer é usar o exército forte que você tem pra conquistar. Procure alguma posição estratégica (se houver) pra segurar ao mesmo tempo os mouros e os portugueses. O mais importante é escolher um pra atacar, embora não seja ideal você enfrentar os 2 ao mesmo tempo às vezes pode ser inevitável, mas não é o fim ainda. Foque os ataques em um e tente de todas as formas possíveis segurar o outro. Quando um for chutado vai ser mais fácil atacar o outro.

Cara jogando com a espanha eu lhe recomendo fazer uma boa aliança com a França e derrotar logo os Mouros, p tentar unificar lodo o estreito de Gibraltar antas dos Portugueses, e oq vc fez logo de início foi o mais correto crias fazendas e estradas, tb lhe recomendo n fazer muitos recrutamentos pq é lógico custa dinheiro !!!

Tava dando uma olhada no seu post e resolvi então comentar minha campanha com Espanha .Bem no Inicio fui ate os Escoceses isso msm kk atravessei oceano mas antes me tornei vassalo dos Mouros para me garantir e destrui completamente os escoceses depois perdi todas as cidades para Inglaterra eu não liguei muito pois não tinha interesse naquela região so queria destruir uma facção msm depois voltei e decidir me livra dos Mouros tomei todas as cidades deles logo veio frança e Portugal contra mim decide segura França enquanto tomava as cidades dos Portugueses e agr estou sufocando os franceses conquistando um territorio atras do outro !!

Bem eu ADORO jogar com a Espanha no M2TW…

Primeiramente conquiste o maximo de cidades Rebeldes o possivel,tente impedir que as outras Facções da Iberia as conquiste…
Foque em edificios Economicos (rodovias,mercados,fazendas e etc) tenha direitos comerciais com o maximo de facções possiveis e tente uma aliança com o Papado para lhe proteger de algumas facções da Europa em especial Milão e França mantenha boas relações com eles no periodo inicial…

Após ter uma economia saudavel para enfrentar uma Guerra parta para cima dos Mouros ou Portugual mas faça isso uma de cada vez “é bem facil tornar os Mouros seus Vassalos no inicio” se o fizer assim impessaos de creçer…

Bem dai em diante após conquistar a Ibéria eu procuro partir para a Africa e o oriente médio que sempre é alvo de Cruzadas que aumentara a felicidade do papa e lhe renderam dinheiro extra…Mas não forçe uma Cruzada se não da para ir paciencia…

Após estabelecer o controle na Iberia e na Africa se assim desejar (prefiro a Africa para não correr riscos de Excomunhão mas ai cada um tem suas taticas)…

Procure conseguir os Cavaleiros Feudais que são muito forte neste periodo e uma cavalaria razoavel…com Espanha eu não foco muito nas unidades a distancia qaunto as artilharias Balistas ja é de bom tamanho neste periodo se conseguir chegar até aonde ficava a antiga Carthago (não lembro o nome no M2TW) você pode começar a planejar uma invasão ao Egito ou a França se optar pelos Católicos é bom manter o Papa feliz com você…

A Espanha tem um inicio complicadinho mas em minha opinião é a Faction Católica mais divertida de se jogar…Sem falar que fica bem proxima do “novo mundo”…

Lembrando que esta Tatica é a que eu costumo uzar mas a estrategia varia de cada Player lembrando que coisas podem acontecer e lhe forçar a mudar os planos,mas tente sempre focar em um objetivo de cada vez… :wink:

A africa fica pra que lado e depois da região dos mouros ali ?

Sim saindo da Ibério em direção aos Mouros ja é território Africano…

Ai você vai conquistando lah por baixo e em direção ao Leste que você vai enfrentar só Muçulmanos ai vc não tem problema com o Papa e os católicos…

Se possivel chame Cruzadas para as cidades muçulmanas que vc pretende conquistar pode lhe render um dinheiro extra.

conquistei tudo ali devo ir agr contra egípcios mas se poder me responda uma pergunta tem como sabotar um exercito ? tipo estou atacando uma city rebelde mais tem mt maiss mt tropa queria saber se tem como envenena a comida deles tipo rome 2 total war

No Medieval 2 não tem não. Sabotar exércitos foi algo implementado a partir do Empire e foi sendo melhorado no Shogun 2 e no Rome 2.

poxa que pena

Só tentar assassinar o general com os espiões, mesmo.

isso que vou tentar fazer mais parece que não tem nenhum general na city rebelde mas to nem ai kkk vou com exercito full e destruo eles !!!

Vlw pessoal pelas dicas ae ate o TotaltotalWar esta aqui cara sou fã do seu canal continue com a campanha do Egito no Rome 2 total war ta demais !!

Se vc nao quiser ter mts perdas,citie a cidade até ela se render…ou no ultimo turno ela tenta lhe atacar mas como no M2TW o citiante n perde tropas só os citiados então eles vao reduzir mt sua força.

Posso fazer isso tbm vamos ver o que eles vão fazer !!

estou achando que vou ir em direção aos egípcios depois vou aos turcos !!

Vlw! E pode ter certeza que vou continuar, tô postando o episódio 17 agora mesmo, daqui a umas 2 horas o vídeo sai.