Certo… Eu vou ser mais direto então… mesmo pq eu to sem tempo esse mês pra fazer aqueles tópicos gigantes ^^"
Os Mods que eu aconselho, que eu sei que estão atualizados e funcionam são esses:
Pra batalha
Deixar as batalhas mais longas
Longer Battle Time Mod - Diminui a chance dos golpes de corpo a corpo acertarem aumentando o tempo da batalha.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =198482822
Realistic Skirmisher Ammo + Siege Artillery Mod - Ajusta os valores de munição, dano e precisão das unidades de ataque a distância
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =197237117
Naval Battle Mod - Diminui velocidade dos barcos e ajusta massa e velocidade deles pra melhorar o comportamento deles na batalha
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =190978721
Sebidee’s Missile Knockdown - É bem interessante esse, ele faz as unidades que forem atingidas por projeteis como flechas, lanças e pedras “sentirem” o golpe, se afastando ou as vezes caindo (sem morrer)… Eu acho que da um efeito bem legal… apesar que eu acho que ele é ligeiramente exagerado ^^".
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =370208553
Pra administração
Slavery & ancient economy - Esse mod melhora o income referente aos escravos, gera mais escravo nas batalhas e faz um trabalho decente no balanceamento da economia e ordem públicaa com mudanças simples.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =375899183
Sell Your Slaves - Adiciona edito de venda de escravos.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =307591804
New Edicts Mod - Mais variedades de editos que o anterior (PS: Não funciona junto com o sell your slaves
, tem que escolher um dos dois)
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =214480216
Pra politica
Strategic Thinking - Ele da uma melhorada nos valores de skills, household, os bonus das esposas, etc.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … c+thinking
Mais unidades
Confesso que eu não conheço muitos mods desse tipo… Pq eu nunca achei necessário mais unidades do que ja tem… Mas os que eu acho que se destacam são esses:
champLoo’s Gold Unit Compilation - Provavelmente todo mundo deve conhecer ^^" Eu ja testei e gostei bastante… estou usando ele no momento.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =268682061
Radious Unit Pack 1 - O Radious tem vários pacotes de unidades, eu ja testei e gostei bastante tb… Vou colocar só o primeiro, mas da uma olhada na oficina dele que vocês acham os outros pacotes.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =186219736
PS: Eu ACHO que o pack do Radious e do Champloo funcionam juntos.
Sebidee’s Pontic Roster Expansion - Outro Modder com um pacote legal de unidades novas, mesmo esquema do anterior… postei só 1 deles, o resto vcs acham na oficina do kra.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =307572983
PS’: Tenho quase certeza que o do Sebidee é incompatível com os dois anteriores ^^"
Outros interessantes:
Campanha
Double Size Garrisons - Olha eu coloquei esse mod meio que aleatóriamente pq os outros que eu conheço que melhoram as unidades de garrison estão todos desatualizados… Mas eu aconselho MUITO vocês a procurarem um Mod desse tipo… Pq melhora bastante a jogabilidade do jogo… Mais unidades em garrison significa batalhas mais intensas e menor probabilidade da máquina expandir rápido no jogo… Ou seja é tudo de bom ^^… Eu nunca testei esse… mas se ele faz o que diz (duplica a quantidade de garrison original) ja deve melhorar bastante 
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =388967763
41 units in army + Custom banner - Muito interessante esse ^^. Ele aumenta a quantidade máximo de unidades num exercito de 20 pra 41 (ou outro valor que você quiser… Bom o problema é que vc precisa baixar um programa e manualmente editar o seu save pra isso funcionar… tem também a questão de que TODAS as facções terão a possibilidade de ter um exercito maior (e elas normalmente terão) isso faz o problema da expansão muito rápida na máquina piorar um pouco… Mas se você gosta de batalhas épicas, e não se importa com a fidelidade histórica do mapa do jogo é uma boa opção 
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =318420643
Guaranteed Major Faction Empires - Ele faz um trabalho decente pra garantir que as facções grandes sobrevivam
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =233589292
It’s a Small World After All - Esse mod faz uma mudança bem simples e funcional no jogo… Ele diminui a qtd máxima de exercitos pras facções pequenas e diminui as chances delas ficarem muito grandes.
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =201146272
Gráficos
Wonders of the World Depicted Standalone - Outro bem simples e funcional, ele mostra a posição das wonders no mapa da campanha principal, é bem util ^^
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =193592799
Special Effects Enhancement Mod v1.6 “Insane Edition” - Dos mods graficos eu acho que esse é o mais util… Pq além melhorar os efeitos de sangue, tb melhor efeitos de fumaça e explosões em geral
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =195575758
Pdguru’s Legal Weed Mod - Melhora bastante o gráfico do terreno, eu uso direto ^^" Mas eu acho que precisa colocar as opções gráficas de terreno do jogo no ultra pra funcionar ^^"
steamcommunity.com/sharedfiles/f … =316147397
Por ultimo deixa eu só falar uma dica que é o que mais faz diferença nos graficos do jogo pra mim… Ativem a opção gráfica do Ambient Occlusion. O grafico vai ficar MUITO mais realista… Bom isso pesa um pouco no jogo sim, mas compensa bastante…
Pra fazer isso eu uso o programa Nvidia Inspector… Não sei como faz isso nas placas da ATI ^^"… Mas se alguem quiser saber pra Nvidia eu posso fazer um mini tutorial… Apesar que é bem simples ^^" é só fazer uma busca simples no google que vocês provavelmente vão conseguir.