Ajuda sobre os vassalos e leis.

Bom, eu estou aprendendo a jogar este game, assisti muito conteúdo no YT mas quando estou jogando o jogo simplesmente vira uma bagunça, não consigo aumentar a opinião dos vassalos para cmg, fiquei com metade da irlanda dominada por uns 20 anos (sem guerras, focado nos caras) e a opnião dos caras sempre -30 pra mais, até que uma rebelião tomou conta do meu pequeno ducado, e no fim fiquei como conde. Tem alguma coisa que melhore isso? Ah, lembrando que dei uns lugares no conselho para eles, e tipo mais me prejudicou isso pq eram muito ruins para estar lá. Preciso de dicas, pf.

E sobre as leis, não entendi como controlar elas direito, como funciona a de eleição? Como faço meu herdeiro ter um bom relacionamento com os caras também?

Aconselho veementemente a dar uma lida na enciclopédia online do jogo. A respeito de vassalos, eles têm este ótimo artigo. Sobre eleições, confira este.

A leitura pode ser mais entediante que os vídeos, mas torna as engrenagens e táticas do jogo bastante claras.

Agora, falando do meu ponto de vista concreto: não se importe muito com opinião de vassalo. Principalmente quando seu personagem ainda está no início do reinado -é natural que os vassalos não gostem de vc.

Basta, em todo caso, mantê-los fracos o suficiente. Isto é, evitar a concentração de condados em famílias específicas ou nas mãos de vassalos específicos. Em relação a eventuais conspirações: tranquilize-se com um bom spymaster, habilitando a função de parar automaticamente os plots. Também pode ser útil colocá-lo para investigar no condado-capital.

Sobre conselhos: evite nomear energúmenos apenas com o fim de agradá-los. Isso gera um spam de outras pessoas querendo assumir a posição do conselheiro inepto, com as quais você inevitavelmente perderá opinião.

Lerei sim.

Sobre o conselho, sei lá é muito bugado, ou tu agrada os caras, ou eles se rebelam, aquela função de tirar os caras de facção até agora não notei nenhum funcionamento.