Muito bom cara. Gostei de seu post, opinião sensata e identificando o problema.
As vezes não consigo entender muito bem por que não há mais integração, mas tua opinião fez ficar mais claro. 
Então olha esta Ted;
Sabes porque o Reino Unido não aderiu ao euro? Porque libra é mais forte. Mas ultimamente estava a perder terreno. Esta crise veio retardar um pouco as coisas. Imagina se o Reino Unido entrasse para o Euro, a força que a moeda tinha. Um dia, eu debatia isso com um britânico residente em Portugal, e ele quase apostou comigo que se um dia o euro valesse mais que a libra, ainda assim o Reino Unido não aderia ao euro. E porquê? Ele respondeu: “orgulho”.
Como pode uma Europa se unida assim?
A Uniao Europeia foi dos maiores feitos da Historia do continente, mantem a paz, evoluiu muitos paises (caso Portugal, Irlanda, Grécia), enriqueceu outros (Alemanha, França, Itália, RU, Espanha), mas está longe da União, longe dos “Estados Unidos da Europa”.Quando eu pensava que as linguas e diferenças culturais seriam o maior obstaculo, estava enganado. Os interesses economicos, politicos e alguns excessos de nacionalismo condicionam e muito. E lá está, quantos mais países, pior. Mais dificil será.
Outro problema é a enorme diferença entre os países. O salario minimo na Roménia é equivalente a 140 euros, em Portugal 475 e no Luxemburgo entre 1000 a 1500. Os factores que levam a isso sao vários. O Luxemburgo foi o fundador da Benelux. A Romenia entrou bem recente. Mas ha regras dentro da UE. Regras essas que beneficiaram e muito o Luxemburgo, alem do facto de estarem entra a França e a Alemanha. Isto fez com que os países menos desenvolvidos se desenvolvessem, e que os ricos ficassem mais ricos.
Um exemplo pratico é: Portugal é o país da Europa com maior Zona de Mar territorial, e com grande zona economica exclusiva, mas tem uma frota pequena, pois a UE impos o limite de produção aos paises. A Espanha tem a maior frota pesqueira da europa, e tem uma area mais pequena. Mas tem direito a uma cota maior.
O Euro como moeda beneficiou essencialmente países ricos, principalmente a Alemanha, pois eles exportam sobretudo produtos com muito escoamento e valor, como carros, maquinaria, quimicos (principalmente medicamentos). Esses produtos vão ser sempre comprados, não importa as crises, e a concorrencia, embora grande, nao prejudica, pois a procura supera a oferta. Portugal por sua vez produz mais mobiliário, calçado, ceramica, e recentemente, software. Esses produtos na sua maioria sofrem de concorrencia da maior parte dos paises do mundo, mas os da Alemanha nao. Logo quem vai comprar, em Euros, calçado em portugal, podendo comprar no leste da europa, ásia ou américa do sul, bem mais barato? Portugal sofre assim de dificuldades de exportação em certos materiais, devido ao alto valor do euro. Por sua vez, compramos o petroleo e gaz, bem mais baratos.