Aprender o jogo mais a fundo

Então pessoal, tenho o jogo há algum tempo, já joguei 50 horas, mas nunca joguei ele de forma seria. Ainda estou em aprendizado, com a mecanica dele e não jogo ele há algum tempo. Creio que muitas coisas mudaram, ou seja, eu queria dicas de como compreender a mecânica (principalmente o comercio e as rotas comerciais, parecem muito nebulosas para mim), no jogo atual.

OBS; parece que lançou uma expansão, correto? O que ela mudou? Estou um tanto perdido, não jogo ele desde o ano do lançamento. eheh

O comercio é relativamente simples.
A produção de qualquer província, com a exceção do ouro, vira também valor comercial da região de comércio, AKA trade node.
O valor de um trade node é igual a soma da produção das províncias, mais o total que entra de outros trade nodes menos o total que sai para os próximos trade nodes.
Há um “caminho natural” que o comercio segue quando não há nenhuma interferência.
Importantíssimo: caso haja mercadores fazendo a tranferência, o valor de um que sai de um trade node é menor que o que entra no seguinte, ou seja se vc desviar 10 ducados de Alexandria para Constantinopla, Constantinopla receberá 10.5 ducados, por causa disso, se vc tiver uma linha muito grande, é possível um ducado na austral ia valer mais de 18 ducados no English Canal.
Por ultimo, na hora de coletar,vc ganha um bonus dependendo de sua eficiência de comércio.
Dessa forma, se vc se expandir levando em conta os trade nodes, vc ganha fácil dinheiro do comércio.

O comércio é basicamente isso que o Guilherme explicou, com o adendo q se vc tiver pouco Trade Power em um nome (em relação aos “competidores”) pode ser mais vantajoso recolher, mas depende do caso.
A última expansão em si, Rights of Man, introduziu os Leader Trais, que seus monarcas, herdeiros, rainhas (tbem introduzido agora), generais e almirantes ganham, concedendo bônus ou penalidades. Também tornou possível q um rei abdique em favor do herdeiro. Fora isso, adicionou mais possibilidades de interação com vassalos e o sistema de Great Powers, de certa forma similar ao existente no Vic2 e que concede bônus de Power Projection e novas possibilidades diplomáticas, como influenciar outra nação ou intervir em guerras.