[Arquivo] Projeto História Mundial

É o seguinte pessoal, a tempos atrás eu e o Stephano havíamos conversado sobre uma expansão da seção Militaria, para algo como História Militar. Isso foi antes da descentralização da antiga seção Mundo.

Qual era nossa intenção? Tornar o espaço ali do Militaria como uma área de debate histórico, bem haver com games de Grand Strategy, potencializar este debate específico que é recorrente no GSB e fonte de sucesso. Enfim, foi essa a nossa motivação ao descentralizar o Mundo e criar as seções de “A história por trás dos jogos”…

O fato é que não deu certo essa linkagem forçada dos assuntos históricos com os games, pois o pessoal posta mais sobre a história em se e não linka com os games.

Não sei se vcs perceberam, mas estamos tendo tópicos de debate histórico, em diferentes seções, com alto sucesso, são bem bacanas e são responsáveis por 30% do trafego total do GSB nestes últimos dias, além disso são responsáveis por 60% do novo tráfego de fora para dentro do GSB, tudo vide relatórios do Google Analytics.

Pensei então em transformar a seção Militaria em História Mundial e concentrar ali todo o debate histórico, dividido áreas centrais.

1 História Mundial

1.1 Pré-História (antes de 4000 a.C.)
1.2 Idade Antiga (4000 a.C. até 476 d.C.)
1.3 Idade Média (476 d.C. até 1453)
1.4 Idade Moderna (1453 até 1789)
1.5 Idade Contemporânea (após 1789)

Essa divisão é a clássica Periodização da História utilizada pela historiografia do ocidente.

Bom, esta divisão pode ser por [TAG] ou por sub-seção…

A intenção é: Tornar a seção bem organizada e potencializar isso de forma centralizada. Estamos tendo muitos acessos de pesquisa espontânea do google, em tópicos como “erros de Hitler” e “guerra do Paraguai”, pretendo aproveitar essa onde e surfar nela, quem sabe não se torna um carro chefe tb!
Muitos visitantes do google e facebook vem de fora para dentro do GSB visualizar estes tópicos e vejo que eles saem destes por alguns minutos e dão uma olhada na seção e fórum, apesar de grande a regeição, ou seja, muitos, vem olham e pulam fora, mas alguns ficam por mais tempo olhando o resto… é esta parcela que quero atingir, com uma seção única de História Mundial.

Que vcs acham? Como seria melhor fazer isso?
Vocês apoiam um teste?
Dúvidas?

Minha grande dúvida é se cria subseções para dividir os assuntos por época, ou usamos TAGs para fazer isso em uma única seção.

Com esta medida as seções “A história por trás dos jogos” serão descontinuadas e todos os tópicos históricos serão concentrados nesta única seção História Mundial que tb absorverá a seção militaria, com subs ou TAGs dos períodos.

Conto com a opinião de todos!

Melhor do que tomar uma decisão direta é experimentar a proposta, apoiado… Parece bem interessante também, hehehe…

E 1939 já não se passava na idade Moderna?

Por mim tudo bem… Na minha opinião acho que podemos dividir por sub-seções ai a gnt cria TAG’s especificas como já e padrão do GSB.

Grande ideia porque estará expandindo as vertentes do gsb e assim atraindo mais pessoas. exemplo um cara que quera ver sobre o periodo napoleonico mais é cascudão e não joga nenhum jogo ele poderá se cadastrar aki e ficar usando so pra publicar sua opinião sobre esse fato e qualquer outro que o atraia. para nós gamers viciados, "desafogará as sessões do games que pramim ta muito misturadão e dará um maior destaque nessas disculssões. e eu acho qua os periodos terão que ser subsessões se não dará no mesmo.

A proposta é muito boa, e foi colocada no papel de uma maneira melhor ainda, parabens philippus, eu apoio a idéia…
Apoio por divisão por sub-foruns os periodos históricos…
O problema que eu vejo é que a história em si não respeita esses periodos, exemplo disso é a própria história japonesa que a idade Média e contemporanea estão ligadas (se for analisar as datas do oriente), pois a epoca do Shogun inicia-se ainda no periodo medieval europeu e vem a terminar muito tempo depois… comparando a idade média japonesa seria antes do periodo kamakura, onde se iniciou o primeiro shogunato, e assim entrou na “idade contemporanea” pois o periodo dos shoguns foi acabar um bom tempo depois, então irá ter esse tipo de problema, onde postar oq…
Mas é melhor este problema do que termos um forum com N tópicos com tag´s, vai ser tanto tópico que vai ser chato procurar por algo especifico…
Idéia para a nova seção é elas terem um “indice” dos tópicos para uma facil localização…

o Roy detalhou muito bem. mais esse problema da historia japonesa pode ser ate separado em uma subsesseão sei lá. ou pode ser criado uma subsessão para qualquer coisa como essa que difere da visão ocidental de de dividir a historia.

Bom saber da opinião de vcs e que vcs topam o experimento.

Bom a periodização é sempre um problema, mas ela tem finalidades didáticas…
Por mais que o japão viveu parte do seu período medieval dentro da idade moderna ocidental, não há problema em relação a periodização.
Não haviam contatos e influencias do ocidente moderno no japão medieval? Pois então, são duas realidades, dois mundos, mas cronologicamente dentro de um mesmo período, esta é a questão.

A periodização histórica ocidental serve como marco cronológico e não um marco que defini em sí o período… infelizmente é necessário a periodização nesta seção, assim como é necessário no estudo da história. Não podemos criar muitas seções pois se não teremos uma seção para o japão, uma para a índia, povos ameríndios e etc. O que faremos é como o CK propôs, dentro da sub seção Idade Antiga, criamos TAG, para por exemplo, um tópico sobre [Roma], [China], [Egito]… e ai vamos definindo o restante conforme for surgindo…

E ai mais opiniões?
Mais concordâncias ou discordâncias?

concordo com a idéia das tag’s ^^…

Apoio a ideia.

Ok seção criada, agora nos da Staff passaremos a organizá-la!

Att
Administração GSB