[Arquivo] Vamos salvar o GSB!

E ai gente bonita, como vão vc’s? bem galera estou abrindo esse topico com o intuito de debater com os poucos que restaram por aqui uma forma de voltarmos a ter um GSB movimentado e com uma comunidade particpativa, como fôra em outras épocas… sei que é uma missão complicada mas se mais alguns como eu comprarem essa ideia poderemos sim obter algum resultado! Na vida todos nós temos nossas tarefas e atribuiçoes sejam elas trabalho, estudo, familia enfim coisas que as vezes nos tomam tempo, e de que não podemos abrir mão; contudo podemos sim tirar uma pequena parcela desse tempo para dedicarmos aqui, seja abrindo topicos nas areas destinadas a discussão e debates ou nas seções de jogos fomentando opiniões trazendo infos e realizando MP’s e coisas do tipo. tendo uma comunidade particpativa e movimentada estaremos mais uma vez trazendo encanto aos velhos usuarios que por um longo periodo dedicaram sua atenção a esse forum o enchendo de conteudo e atividades, e de lambuja ainda estariamos abrindo novas tangentes para a vinda de novos user’s que ajudariam a manter pulsante nosso forum trazendo conteudo e debates junto a velha malta hehehehe.

Entao e ai? dicas, sugestões, criticas(contrutivas xD)

bora galera vamo deixar a Comu morrer não!.. alem de ser a maior comunidade de jogos GS do Brasil e uma comunidade de amigos hehehehehehe

:brasil

O problema é que o Imperador tá estudando, o Mandêlê tá estudando, o Dudu virou funcionário público, o Phillipus já é um e eu sustento esse povo. O Tedesco tá na Alemanha, o Odin não sabe o que quer, a Juh tá revoltada com a vida de proletaria e vc, bem, vc é vc…

Ufa, escapei dos comentários do LostArk… xD

Mas pior q ultimamente a coisa anda meio parada por aqui mesmo…

É isso todo mundo agora ta atolado; contudo da sim pra conciliar, eu mesmo vivo na correria trabalho familia e esse ano quero voltar a estudar e talz… e não deixo o forum de lado, o que eu acho é que falta um pouco mais de comprometimento com o GSB, não precisa passar 24 hrs. on… basta dar uma passada rapida dar um bisu nos post’s e interagir da forma que for conveniente… hj em dia o forum esta morto por causa disso; alem de serem poucos os que vem aqui ainda ficam sem participar ai é foda mesmo :frowning:

De ativo mesmo so tem eu, vc e o Lost e um ou dois gatos pingados postando infos, fazendo replys e postando bobagens pq ninguem é de ferro… uma coisa que poderia dar um up legal seria o projeto micro-nacional contudo ainda estamos sem mapa e outras coisas, se tivessemos ao menos esse bendito mapa poderiamos ate montar algum joguim com base no projeto imagintion do GSB!

Bora cadê as sugestoes? :angry:

Bom, antes, nos aureos tempos do GSB a receita era facil.
Baixou o movimento? vamos no Orkut entramos nas comunidades dos jogos, convidamos a galera pra vir, ou se não chamavamos o pessoal do BFC.
Com isso o movimento do fórum aumentava e consolidamos um pequeno grupo ativo, mas depois com alguns dos pilares abalados, com isso me refiro a tedesco’s, odin’s, juh’s, grom’s, otto’s, entre outros não menos importantes, perdemos aquele fluxo constante, aquele fluxo permanente.
O lance do Imperio Gesebiano foi mais ou menos no intuito de fazer os membros novos (liberais) se imporem como uma parcela de membros crescente, de importância e que pudesse colocar sua opinião dentro do forum, em detrimento de uma possível, “panela” que era a velha guarda, e esse grupo talvez negligenciasse os membros novos, e com a queda da velha guarda, a ideia era fazer ela se impor novamente.

Acho que estava indo tudo mt bem, até o momento em que a “cúpula conservadora” abandonou o projeto do nada. Esse foi meu ultimo fôlego pro GSB antes de eu perder todo o tepo que me restava, hoje estou de folga, até segunda estarei de folga, mas minha vida é acordar as 6 da matina e dormir a 1 da manhã, com 2h de tempo livre ao meio dia, nas quais não tenho acesso a internet, então ja viu.

Pobre é uma merda mesmo… compra um 3G qquer, mala…

E pq acorda 6? e vais dormir a 1 por vadiagem que eu sei que tu sai da facu e vai pro boteco com as ‘gurias’.

Eu também estou atolado…
Entro de vez em quando, principalmente na seção TW, tirar dúvidas, comentar AAR’s (seção que mais amo no fórum, a das AAR’s, hehe), comentar em alguns assuntos no Mundo…
Mas estou sem tempo para puxar eu mesmo um projeto, ou me engajar num campeonato, por exemplo, e acabar travando tudo =(

Bem se era assim podiamos então a partir de agora tentar nos concentrar na divulgação do forum nas redes sociais como FB e Twitter e pq nõa em outros foruns?.. acho que não teria pessoa melhor pra isso do que o Lost (tt & FB), mas não sei como esta a sua questão de tempo hábil.; já que os velhos estão ausentes façamos o GSB uma comunidade nova e radiante. Ou seja por agora tinhamos de encontrar um diretor de “Marketing e Propraganda”.

Bem realmente isso foi uma pena… contudo como já falei acima se elaborassémos um Mapa e um sitema economico, acho que dariamos um imenso passo pra mantermos o forum mais movimentado, pois tenho em mente algumas coisas que estão atrelados a isso; O fato é que precisamos reavivar o micro-nacionalismo! para comerçamos coma re-erguer o forum…

Pois é mestre eu até cheguei a mandar uma PM falando a sobre um assunto para movimentar a seção TW… vc chegou a ver?

Uma outra coisa que matou o gsb foi o fato dele ter ficado aquela vez vira e mexe saindo fora do ar.

Eu embora esteja quase “direto” por aqui não tenho tempo pra me empenhar a sério… mal to arrumando tempo pra jogar minha AAR uma vez por semana… mas (espero) que as coisas melhorem do mês q vem em diante…

Trabalha? pede demissão… se for por causa da esposa se divorcia, estudos joga tudo pra cima e vem pro GSB hehehehe zua! :stuck_out_tongue:
Bora gnt… muitos estão apontando os problemas, só que precisamos é de soluçoes deêm ideias aew!

Eu tentei movimentar várias vezes a seção victoria com MP’s mas sem manpower é difícil fazer qualquer coisa.

Problema de MP é q o pessoal ñ tem tempo, principalmente durante a semana q a maioria estuda d noite e, mesmo q ñ estude, chega moído em casa do trabalho (q nem eu) e mtas vezes ñ tem animação pra jogar…

1 - Já pedi, trabalho por conta própria;
2 - Já me separei, em novembro;
3 - Eu até qria fazer uma campanha, mas só achei o link divulgacional, tem algum banner de divulgação já feito? Senão eu improviso um aqui com o logo do fórum…
4 - Um problema q eu vejo é q muitos gesebianos novos vêm, pedem alguma orientação e tal e às vezes demoooooooora até alguém responder… quando eu sei eu até ajudo, mas tem seções (como os TW, Vic e CK) q ñ são o meu forte e eu me meter e falar besteira tbém ñ ia ser d mta valia… embora esse não seja um problema só do GSB…

Todos que estão comentando aqui, estão postando AAR e postando nas seções de jogos estão ativos, mesmo que seja vez que outra dentro de suas possibilidades.

Fato é que o GSB é uma comunidade on-line que depende de users e da atividade destes, então o GSB sempre esta a merce disso.

Mas o problema mais grave é que o GSB é uma comunidade de uma formato antigo, ou seja, fórum. Este modelo de comunidade teve seu ápice de 2002 a 2004, de 2004 para cá é a derrocada. De 2004 para cá houve uma popularização em massa da internet no Brasil e tb das redes sociais, com o orkut em primeiro lugar. Isso matou as comunidades de fóruns. Eu vivi todo este episódio e sei do que falo… semana passada estava debatendo isso com o ADM do BFC e a conclusão é a mesma. Houve um esvaziamento deste tipo de comunidade.

Tenho verificado em algumas comunidades como a nossa, tanto no Brasil, como em Portugal e Espanha, a mesma dificuldade… inclusive sendo difícil de fechar uma staff por falta de material humano capaz.

Eu queria, claro, o GSB mais ativo e com mais users, mas como fazer? Tb estou ai tentando achar caminhos…

Outro problema é que não estamos procurando meros users, mas users que sejam gamers e ai ja complica, quem joga estes jogos que temos? Começa por ai, ou seja, afunila mais ainda.

Quem sabe, estruturando novas seções, de jogos mais populares, atrairia um novo público?

Divulgação, onde, em redes sociais? Bom, não tem como ter nada especial nisso, basta cada um que tem conta nestas redes sair divulgando, eu to sempre fazendo isso…

Acho que este misto de divulgação geral + novas seções populares traria resultados efetivos.

[mod=“Philippus”]OUTRA COISA

DETECTEI UM GRAVE PROBLEMA

DURANTE A MIGRAÇÃO, TODOS OS TÓPICOS ANTIGOS FICARAM SEM TÍTULOS, O TÍTULO APARECE, MAS NA REALIDADE ELE ESTA EM BRANCO. DESTA FORMA OS MECANISMOS DE BUSCA DA INTERNET, OS INDEXADORES, NÃO VÃO CONSEGUIR TRABALHAR DIREITO.

PRECISAMOS EDITAR CADA TÓPICO E RECOLOCAR O TÍTULO

QUEM FOR EDITAR TÓPICO OU MENSAGEM ANTIGA CUIDADO PQ SE TIVER IMAGEM VAI APAGAR, POR ISSO COPIE O CODIGO DA IMAGEM ANTES.[/mod]

De fato, eu conheço muito poucas pessoas que jogam jogos de Grand Strategy (pessoalmente, fora eu, só mais um…) então acho q se se começar a agregar jogos de estratégia “tradicional” como Command & Conquer e Starcraft 2 pode ajudar e muito a comunidade. Eu mesmo comecei com esse tipo de jogos, Civilization 2, Transport Tycoon, Command & Conquer, e só beeeeem depois que comecei a jogar GS. Acho que seria uma forma de aumentar a visualização do GSB e, também, fazer mais gamers conhecerem e se interessarem pelos GS.
Claro, criar um fórum específico pra cada já complica, acho q como já está sendo feito, com subfóruns dentro do fórum Outros Games já é um início, pelo menos por enquanto.

Isso realmente é um problema! estamos atrelados fatalmente a esses jogos, contudo se esturdamos essa questão de divulgação e ver o que acontece em sequencia podemos abrir novas possibilidades… realmente um campo de abrangência de games GS é muito resumido. Só que com a chegada de novos user’s podiamos diversificar nossas seções criando novas areas de games. Enfim temos de traçar um plano para dai sim vermos o que podemos fazer a partir daí.

Foi o q eu disse xD

Mas um problema q vai continuar vai ser ter algum staff pra essas seções novas, pq o pessoal quase ñ tem tempo… Eu, se realmente minha “agenda” ajudar a partir do mês q vem to disposto a colocar mais “a mão na massa” e assumir algo…

A História do GSB está ou cumprindo mais uma etapa ou sua etapa derradeira. Como o Philippus falou, essa questão dos fóruns em declínio é algo que envolve de modo geral. É uma confluência de fatores mesmo. O Orkut caiu de sua posição de destaque dando lugar ao Facebook, no Brasil. Então o caminho de divulgação é no FB mesmo…

Mas eu vejo uma questão dos jogos em si. Saindo um pouco da parte da Paradox, que não é conhecida em larga escala, e olhando para os casos do Civilization e Age of Empires, gêneros consolidados e conhecidos mundialmente, você vê que os players desses jogos entraram em crise. Os novos lançamentos ou não agradaram, fazendo com que os players não aderissem a tais lançamentos, ou, no caso brasileiro, simplesmente não alcançaram uma grande parcela que não conseguiu ou não consegue adquirir máquinas capazes de rodar tais jogos satisfatoriamente. Isso acaba por reduzir muito o número de jogadores. E mais… Muitos desses jogadores eram jovens e, hoje, já não são mais… Assumiram obrigações e afins (ou não…).
Acho que é um problema do gênero de Grand Strategy em si. Ele não parece ser atrativo aos jovens de hoje quanto foi aos que se interessaram antigamente.

Então essa questão de jogos está ligada à situação da internet ou da portabilidade dela. Antes, para acessar a Internet, você tinha um micro, geralmente somente na sua casa, pois os notebooks ainda não eram tão comuns assim. Tendo um micro, você podia rodar os jogos. Jogava e podia acessar a internet. Hoje em dia, a Internet tornou-se extremamente portável. São aparelhos celulares, iPads, smartphones, enfins… Você não precisa ficar sentado para acessar um conteúdo. Você pode se movimentar, ir onde for e ainda assim ter acesso aos conteúdos. No entanto, para jogar os jogos do Grand Strategy, é necessário que você tenha um computador, que você fique horas parado… Então, os jogos não tiveram como acompanhar essa portabilidade.
Em resumo, os mais novos, que tão crescendo com toda essa facilidade, na verdade estão se distanciando dos jogos porque eles ficaram restritos aos pcs… E não tiveram como acompanharam as inovações. Logo, será cada vez mais difícil achar novos jogadores…

Vejo como um caminho sem volta…

Bem Biller vc disse palavras bem sensatas, contudo é dessa possivel derradeira etapa que estamos tentando fugir… e ai? o que podemos fazer para darmos uma sobrevida ao forum? mantelo ativo e com mais particpação, atrelar ele 100% ao FB? que façamaos então, tracemos um plano para salva-lo de fora pra dentro se for o caso! se cada um desses 10 que ainda frequentão por aqui fizer um minimo de divulgação já dará algum fruto mesmo que pequeno. Sei que o tempo passa e nossos caminhos começam a trilhar para lados os quais não sabemos bem onde vão dar. O que não impede de virmos aqui e dar uma pequena pacela de contribuição como ja foi antes.

Como falei acima temos de encontrar alguem que faça um trabalho de divulgação do forum em outros veiculos e midias digitais como: FB, Tt, outros foruns… enfim, não vai ser do dia para a noite que iremos povoar de novo o GSB, contudo precisamos começar! se for o caso mudemos nossa proposta principal… ou então nos acomodemos e vejamos o forum engalfinhar e acabar de um vez!

Oq o Biller falou é muito certo.

Inclusive tem toda uma análise da Sega e CA sobre isso, seu diretores dando a linha sobre essa questão e próximos passos.

Esta análise foi postada aqui memso no GSB, a sega vai reduzir tremendamente a produção de games, inclusive de séries consagradas e se concentrará naquilo que é rentável, como a série TW e o resto vai investir nos games on-line e portáveis.

A própria série TW ja lançou seu primeiro título portável… o “mercado” é esse, neste momento.

Ou seja, os fóruns hj sofrem uma gama de fatores que os colocam num conceito ultrapassado, pouco atrativo e etc…

Estamos tirando suco de bagaço galera, bem na moral. Não sei como evitar isso…
De qualquer forma, mesmo com tudo isso, o GSB ja esteve menos ativo e até mais vazio que hj.