Batalha de Azincourt (1415)

[justify][size=150][font=Garamond Bold][tab=30]A Batalha de Azincourt, ocorrida no dia 25 de Outubro de 1415, tornou-se uma das maiores vitórias inglesas na Guerra dos Cem Anos, sendo imprescindível para a posterior tomada de Paris (ainda em 1415) e da costa da Normandia (1419), que acabaram levando ao Tratado de Troyes (1420), que garantiu à Inglaterra todo o norte francês. Embora nos anos seguintes diversos acontecimentos tenham enfraquecido a posição inglesa no continente, Azincourt marcou o início do (curto) período de maior extensão da ocupação inglesa na França.

[tab=30]Como é normal em relatos de batalhas antigas, os números variam muito. Alguns historiadores falam em 7 mil ingleses contra 30 mil franceses, outros em 5 mil contra 15 mil, enquanto alguns dizem que na realidade o exército inglês superava o francês por uma margem de 20 mil contra 10 mil. No entanto, considera-se como “consenso” de que as forças eram de cerca de 9 mil ingleses e 20 mil franceses.

[tab=30]A seguir, duas matérias interessantes que achei sobre essa batalha. O primeiro sobre a batalha em si, e o segundo sobre o livro Azincourt, de Bernard Cornwell (autor dAs Crônicas Saxônicas, de Arthur e dA Busca do Graal, entre outros. Boa leitura :slight_smile:[/font][/size][/align]

[web 100%,700]http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/azincourt_a_grande_derrota_francesa.html[/web]

[web 100%,700]http://jovemnerd.com.br/colunas/cabeceira/azincourt-ingleses-esta-noite-jantaremos-no-inferno/[/web]

Essa batalha é envolta em mitos…