Já joguei… É bem legal. Só que quando vai chegando no final, as exigências de vitória são muito difíceis. Ai depois de muito tentar, o jogo começa a perder a graça.
Olhando sua cidade, tenho algumas considerações. Não faça os edifícios paralelos ou do lado das moradias. Isso faz com que elas continuem em um nível baixo, pois não há interesse de moradia por novos imigrantes. Aproveite as fontes de modo que acha casas de um lado e de outro dela. Isso reduz gastos com o emprego de trabalhadores para o setor de água.
Tente fazer as casas em fileiras. Algo como o proposto abaixo:
Casa Jardim Casa
Casa Jardim Casa
Casa Fonte Casa
Casa Jardim Casa
Casa Jardim Casa
Casa Jardim Casa
Casa Jardim Casa
Casa Fonte Casa
Casa Jardim Casa
Casa Jardim Casa
Ficara algo como isso.
|CCJCC|
|CCJCC|
|CCFCC|
|CCJCC|
C: Casa / J: Jardim / F: Fonte
Traços: Rua
Assim você usa duas fontes apenas para um grande número de residências. Faça ruas no entorno desse perímetro residêncial. Mercados em cada asa da cidade, dependendo do tamanho do “conjunto residêncial”. Eu coloco dois mercados em cada ponta da asa norte e dois em cada ponta da asa sul. Dependendo do tamanho da fileira de casas coloco dois mercados em cada lado na altura do meio.
Do lado de cada mercado você constrói uma prefeitura e um posto de engenharia. Faça ruas do lado desses formando um “retângulo” em volta do mercado da prefeitura e engenharia. Ai faça templos, escolas, bibliotecas e teatros do lado do perímetro residêncial.
Essas construções acima são no em torno da rua que cerca o perímetro residêncial.
Hospitais, anfiteatros, academias, colônia de atores, casa de leões, escola de gladiadores, casa de bigas, você não faça do lado da rua que cerca o conjunto residêncial. Faça atrás dos prédios de escola, templo, teatro… blablabla.
Esses prédios que são maiores acabam com a atratividade do terreno residêncial. Então precisam ser próximos das casas, mas afastados um pouco.
Estruturas maiores como um coliseu, podem ser mais afastadas ainda, só o que ideal é que ela fique entre esses conjuntos residênciais. Lembre-se que o que dará acesso ao coliseu são os gladiadores ou os domadores de leões [das casas de gladio ou de leões respectivamente]. Enquanto eles passeiam até chegar no coliseu, as casas vão ganhando acesso, e este precisa ser renovado continuamente. O mesmo ocorre com os teatros/anfiteatros, onde são os atores [das colônias de atores] que enquanto passeiam pelas ruas darão acesso ao entretenimento.
Fortes militares devem ser afastados o máximo possível da cidade e residências, mas devem ter acesso a todos os cantos do mapa.
Quartel só dá para se fazer um. Só que se você reduzir a velocidade do jogo ao máximo, pode fazer mais quarteis. Isso é bom, porque pode suprir os fortes muuuito mais rapidamente. E há mapas para o final da campanha que os inimigos atacam ininterruptamente, então você precisa rapidamente de tropas.
Aí você vai construindo novos conjuntos residênciais, para cumprir o objetivo do mapa e para suprir as necessidades de produção de alimentos ou das indústrias. Enfim. É um joguim legal…