Caransebes - O sonho e o Pesadelo de José II

Aconteceu em Caransebes, cidade no sul da Romênia, um dos maiores fracassos da história militar. O autor do vexame foi José II, imperador da Áustria. Aos 47 anos, decidiu livrar a Europa dos turcos. Partiu de Viena com 245 mil homens, 37 mil cavalos, 900 peças de artilharia, 176 mil balas de canhão e mil toneladas de pólvora. Os homens do imperador permaneceram acampados nos Bálcãs esperando a ordem para atacar os turcos. Com a hesitação, 172 mil homens morreram de malária e disenteria.

[center]Soldados austríacos da época[/align]

Só em setembro de 1788 é que José II marchou para as margens do rio Timis com outros 100 mil soldados. Lá, não encontrou nenhum turco. Alguns cavaleiros de José II atravessaram o rio e deram de cara com ciganos, que receberam os soldados com aguardente. Quando já ia alta a bebedeira, companhias de infantaria chegaram, e começou uma briga. Não havia outra razão para o exército de José II não acreditar que uma batalha contra os turcos estava em curso. Canhões começaram a disparar contra seus próprios soldados. Morreram 10 mil austríacos. Dois dias depois, chegaram os turcos e não havia ninguém. Cerca de 10 mil soldados voltaram a Belgrado para contar o vexame.

1 curtida

Parece até piada, qual será que se torno o apelido dele? José o Tolo?

essa é uma parte da história do império austríaco que pouco é lembrada, e com razão kkkkkkk

Caraca… quero ver o Mazoca comentar sobre isso.

Ixi, ele vai ter pesadelos por uma semana xD

Tem algum desastre militar maior que esse? Porque, meu deus… esse é génio

não é atoa que mesmo em decadência os Otomanos conseguiram sobreviver até o século XX, olha o nível dos inimigos deles.

Todos comentem erros: :angry:

• Invadem a Rússia em pleno inverno;
  • Deixam suas fronteiras despreparadas frente a um inimigo que já declarou que quer destruir o seu País;
  • O líder que morre em uma travessia de Rio;

Errar é humano. u-u Mas que dor de cabeça uma bela cagada pode trazer hein. hsauhsuasahashsauhsa

Sei que faz tempo desde a última postagem mas, encontrei essa “batalha” na wikipedia(apesar de num ser lá um fonte muito confiável): en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Kar%C3%A1nsebes