Cartilha de moderação

Cartilha de moderação

Bom pessoal, pretendo aqui expor minhas ideias e forma de trabalho para a moderação, afim de construir um debate que forme uma metodologia de moderação para o GSB. Antes de mais nada quero deixar claro que esta cartilha não é definitiva e os conceitos e métodos aqui descritos podem ser alterados com o passar do tempo, com base em nossas deliberações. Por isso e tendo em vista que esta Cartilha deverá ser fruto de um debate, conto com a participação de todos da Administração, Direção e Moderação.

Mas após definirmos tais conceitos e métodos, espero, sendo que irei cobrar de todos, o cumprimento uniforme do que aqui ficar acordado. Sendo assim, esta cartilha será um guia para moderação, onde o Moderador deverá se apoiar para o cumprimento de suas funções.

Vamos fazer a distinção dos pontos centrais da cartilha, para simplificarmos e passar diretamente ao tema.

Conceitos: serão as linhas gerais de moderação onde um “norte” pode ser encontrado mas onde não estará especificada nenhuma ação concreta.

Métodos: serão as ações que deverão ser adotadas em casos específicos. Caso alguma ação que a moderação deva adotar, em um caso específico, não esteja aqui descrita, o Moderador deverá procurar nos conceitos gerais para tomar sua atitude.

Vale lembrar que a qualquer momento, persistindo ou não qualquer dúvida, os Moderadores podem procurar a direção.

Conceitos

O Moderador deve atuar em sua seção, acima de tudo, como um organizador e não como um mero controlador de conteúdo ou replicador de conteúdos. Ele deverá organizar a seção, dando a ela o formato ideal para que o ambiente de debate em torno do tema da seção seja desenvolvido. No entanto o Moderador não deve esquecer do restante, ou seja, ele tem sim que controlar o conteúdo e deve sim fornecer e fomentar o conteúdo da seção.

O sucesso de uma seção se faz em primeiro lugar pela organização da mesma, pela facilidade de encontrar o conteúdo desejado, pela utilidade do conteúdo oferecido e pela estética geral de como a seção se apresenta e de como o conteúdo é oferecido.

Uma comunidade on-line deve procurar insistentemente o equilíbrio entre liberdade de expressão e controle de conteúdo. O Moderador é peça chave neste importante elemento, pois é a ele que é delegada a gestão deste equilíbrio. Por isso o Moderador deve controlar as postagens, editar textos e títulos, deletar certos posts e etc, tudo isso buscando sempre: organização, acessibilidade, utilidade e o equilíbrio entre a liberdade e o controle.

Todo e qualquer post que não foge do tema do tópico, adicionado de conceito e opinião, não considera-se flood.

BOM SENSO, todos devem ter bom senso em suas ações e saibam que a melhor ação é aquela que não causa impacto nem conflito. Levem em consideração o tempo do GSB, a história, as características dos membros e da comunidade de maneira geral e não façam nada que tenham dúvida. Entrem em contato pelo Departamento de Moderação para orientarmos e tirarmos qualquer dúvida.

Métodos

Edição de títulos – Em 90% ou mais dos casos você irá necessitar editar os títulos dos tópicos dos membros. Isso não é uma censura, mas sim uma questão de organização importantíssima para o GSB. Cada indexação feita por mecanismos de busca, como o Google, linkam o título do tópico com seu conteúdo e uma das piores coisas para uma comunidade é possuir títulos de tópicos genéricos como “ajuda ae”, “dúvida de instalação” ou títulos onde o assunto do tópico não tem nada haver com o título. Cabe ao Moderador editar o título e em grande medida o primeiro post, para que o assunto fique claro e bem indexado pelo mecanismo de busca. Criem um padrão para os títulos na seção e sigam ele. Isso é muito importante para o GSB e eu vou insistir muito nisso, vou cobrar isso de cada Moderador de todas as seções, menos Boteco.

Tópicos que devem ter tags obrigatórias:

[TUTORIAL] Título do tópico
Tutoriais realizados por membros e etc. Ex: [TUTORIAL] Saiba como funciona o Steam

[SP] Título do tópico
Relatos de campanha que não são AAR. Ex: [SP] Relato de Campanha-Adam-01

[MP] Título do tópico
Tópico onde um MP esta sendo desenvolvido. Ex: [MP] Emergindo das Trevas: A Luta pela Modernização

De maneira geral quero que todas as seções tenham um padrão definido, que pode variar de seção para seção, mas que tenham tal padrão e sigam ele nos títulos de seus tópicos importantes.

Mescla de tópicos – Segue o mesmo padrão e motivos de organização dos títulos. É muito ruim para uma comunidade possuir dentro de uma mesma seção, que trata sobre mesmo assunto, por exemplo, Civilization, dois tópicos sobre instalação do game. Prejudica as buscas internas e externas, pelos membros e publico geral, bem como a indexação pelos mecanismos, além que dividir e espalhar pela seção assunto idêntico. Uma seção com 2 anos acaba tendo inúmeros tópicos sobre o mesmo tema, e aquilo que você responde em um, acaba sem saco para responder em outro. Isso é um exemplo super negativo, possuir tópicos de dúvidas e etc respondidos de forma simplória, ou pouco respondidos.

É muito difícil que os membros busquem tópicos antigos para sanar uma dúvida, geralmente ele vai lá e posta novo tópico. Para não ficar brigando e se desgastando, mas mantendo a organização, o Moderador deverá mesclar o novo tópico com o tópico mais antigo sobre o tema.

Cada seção deve possuir somente um “Tópico principal” sobre cada assunto recorrente e específico. Como por exemplo Instalação do RTW, no subtítulo coloquem Tópico principal. Façam isso com o tópico mais antigo e mesclem todos os mais recentes ao primeiro. Não é a quantidade que faz a diferença, mas sim a qualidade! Vou cobrar isso de todos.

Cabe ao Moderador concentrar o principal de todo o tópico no primeiro post, tornando assim o primeiro posts destes importantes tópicos principais como a central de solução ou informação sobre o assunto.

É de extrema importância que o moderador faça um tópico fixo com listas destes tópicos principais., Ex: Guia Oficial de Tutoriais - RTW Modder

Double post – Posts duplos ou posts que foram duplos e o membro foi la e editou para, “desculpe post duplo, deleta ae” e etc e todo o resto, volto a repetir e frisar bem, qualquer coisa neste sentido deve ser deletada. O Moderador deverá deletar o post ou tópico “duplo”.

Também é considerado Double post uma postagem sobre o mesmo assunto, de um mesmo membro, logo abaixo de um post anterior do mesmo. Neste caso o Moderador deverá mesclar o post.


Segue exemplo de Double post que deve ser mesclado!
Se o Moderador achar conveniente envie MP para o membro orientando!

Não é permitido a permanência de Double post nas seções mundo e games!

Floodar - O Flood é proibido nas seções de games e mundo, onde os assuntos são direcionados e específicos. Mas quero muita calma nessa hora, não quero que posts sejam deletados de primeira, mas sim quero que o Moderador oriente o membro a não floodar.

Certos tópicos podem ter certa dose de flood mascarado, como um tópico mais descontraído sobre promoções de games.

Mas um tópico como este, [Dúvida] Como Aumentar o Prestígio e as Indústrias Rapidamente, é inadmissível flood de qualquer gênero. Tópicos como estes são acessados por muita gente, são indexados no Google e dão a cara de utilidade do GSB.

Qual ação da Moderação que eu quero nestes casos? Quero que o Moderador edite o post do camarada e peça a ele, dentro de um prazo, que edite seu post acrescentando algo de texto coerente sobre o tema do tópico pois o post dele foi enquadrado como Flood. Se o camarada for la no prazo e editar o post, tudo esta resolvido e o Moderador deve retirar o aviso do post do membro. Caso o membro não faça o que lhe foi pedido o Moderador deve mover o post para um tópico de moderação e por fim mover este para o Departamento de Moderação. Manteremos um histórico de membros floodadores para avaliação.

Lição n° 1 (flood descarado):

Um certo sujeito cria um tópico falando sobre Socialismo, chega um cidadão e posta essa belezura:

Isso é um flood descarado, é inútil, vago, escasso de informações e foge em disparado do tema do tópico.

Lição n° 2 (flood mascarado):

Um membro chega e cria um tópico sobre a história por trás dos games, aparece um camarada e me solta uma dessas:

Isso é um flood mascarado, apesar de revelar adjeção e simples conceito, é muito curto para se considerar um post normal. Esse membro só não leva alerta pelo bom senso dos moderadores, apenas pelo bom senso, mas é um flood. Com um pouco de esforço, o membro poderia tornar esse post muito mais válido e considerável com a adição de algumas palavras, veja como ficaria modificando-o e fazendo com que o post deixe de ser um flood:

Como podemos notar, com a introdução de algumas palavras, esse post deixa de ser um flood, passando a demonstrar adjeção de forma clara e exposição de conceito e opinião. Não sendo completamente à toa para o tópico. Portanto, tudo aquilo que não acrescenta conteúdo/conceito ao tópico, é considerado flood. Desse modo, para ficar longe de receber um alerta por flood, o membro pode prolongar o conteúdo do seu post expressando-se melhor.

Neste 2° caso deixo para o discernimento do moderador solicitar que o membro edite seu post. Percebam se isso é recorrente! É importante para a comunidade GSB que tenhamos tópicos construtivos, uteis e informativos… isso atrai membros e etc.

Lição n° 3 (o post que definitivamente não é flood):

É aquele post construtivo e que passa informações úteis e inteligentes para o leitor, algo do tipo:

A riqueza e credibilidade das informações fazem da mensagem transmitida, um post de ótima qualidade e aproveitamento. Além de beneficiar os outros membros do fórum com conhecimento e cultura, trás uma discussão saudável, informativa e construtiva para o fórum.

Não é permitido a permanência de flood nas seções de jogos e mundo! Preciso do discernimento dos Moderadores aqui! Vejam o que é importante ou não e onde podem ou não soltar um pouco mais a corda. Flood em tópicos de instalação de games, por exemplo, é um tiro no pé do GSB!

Controle de conteúdo – O Moderador deve controlar o conteúdo da seção e isso inclui controlar o conteúdo das postagens e seu teor. Isso diz respeito a moderar os ânimos em um debate por exemplo e ao mesmo tempo moderar aquilo que é útil ou não a seção. Todos tem liberdade para utilizar a seção, mas dentro destas premissas, organização, facilidade, utilidade e controle de conteúdo. Quem vai moderar isso? O Moderador. É ele que vai definir, com base nesta cartilha e demais regras do GSB o que pode e o que não pode dentro da seção. Para isso caros Moderadores, editem, mesclem, deletem, enviem MP, e-mail, msn, reportem aos seus superiores e etc. Mas não deixem a seção livre, leve e solta. Mantenham controle.

O desvio de assunto deve ser combatido a exaustão. Piadas, posts fora de foco ou com desvio de assunto em diferentes variações devem ser deletados (quando se tornarem demasiados) e mandado MP para o membro caso seja recorrente a situação. A única seção onde é permitida total liberdade, porém sem ofensas, discriminação e etc é o Boteco.

Os Moderadores não devem tomar qualquer iniciativa punitiva contra os membros, fora o descrito aqui. Qualquer punição a nível de GSB deve ser discutida antes no Departamento de Moderação.

Tópico de apresentação da série ou jogo – Cada seção deverá ter obrigatoriamente um tópico fixo sobre a serie ou jogo onde fique exposto a história dos games da série, links para download e etc. Ex: Total War Séries - TW

Observações finais

Percebi em várias seções a ocorrência de diversos problemas apontados aqui nesta cartilha.

  • Títulos desconexos do assuntos e ou generalistas sem especificar o assunto do tópico.
  • Tópicos múltiplos sobre o mesmo assunto, alguns sem resposta alguma.
  • Posts duplicados, “double post”, em suas diferentes variações, perdidos a mais de ano pelas seções, poluindo tudo.
  • Desvio de assunto com post sem sentido, piadistas e recorrentes, sendo que por vezes o desvio do assunto se da por mais de 1 página!
  • Existe muito flood pelo GSB, poluindo tópicos importantes para a utilidade de uma comunidade sobre games.

Toda orientação aos membros deve ser feita por MP ou no post do próprio membro, não devendo ser postado novo post pelo moderador para orientar ou dar aviso e etc.

Att;
Philippus
Diretoria de Moderação

Espero várias opiniões, de todos, por favor, concorda com isso, discorda daquilo, duvida nisso e etc para que possamos refinar esta Cartilha e obter um consenso e uniformidade na Moderação.

Excelente… realmente um otima iniciativa! E como a seçao TW ja trabalha dentro desses parametros só preciso continuar a manutenção dessas linhas de pensamento… se os “moderas” das outras seçoes do forum seguirem esse padrão o GSB vai dar um grande salto no que diz respeito a organização, comunicaçao e conteudos.

bomtrabalho*

Outra coisa que quero deixar claro para todos é que no meu cargo agora, quero dar apoio a isso ai que estou propondo.

Ou seja, não quero so cobrar, mas ajudar no atingimento disso tb, por isso, necessitando de ajuda em algo, o moderador pode pedir para mim.

Philippus, me ajuda a fazer o tópico da lista, ou cara me ajuda a mesclar os tópicos tal e tal, me ajuda num tuto e etc, etc, etc…

Tenho e conheço praticamente todos os jogos do GSB e por isso podem me pedir ajuda… Aquilo que eu não puder no momento, aviso e combinamos, mas claro que a iniciativa e responsabilidade tem que ser do moderador.

Caso seja necessário novas sub-seções, novas imagens e etc, podem pedir também. Dou o devido destino ao pedido ou faço aquilo que puder.

De acordo, e phillippus vc pode me colocar tb como modereador da subseção mods do Hoi por favor?

Bom, como pedido pela Philipus…
Esta iniciativa é bastante sábia e está bem formulada… Sinto pena é que a capacidade para a executa-la é diminuta por falta de tempo. Aos poucos vou tentando coordenar e fazer as coisas para que a Secção Hoi fique mais organizada. Com a ajuda do Jonathan já é muito boa…
Mas até chegarmos ao ponto de tudo estar organizado, ainda vamos ter muito trabalho pela frente. Pegamos numa secção a meio de umas confusões desgraçadas e secções paradas. Perante a recente alteração na estutura do HOI, as coisas parecem aos poucos mais organizadas e sem secções paradas…Está tudo distribuído similarmente e se o trabalho dos indices continuar a avançar vai fikar impecável…Agora é preciso tempo e toda a ajuda é bem vinda…
Não sei se o Philipus consegue, mas seria bom alterar o nome da Sub-secção “jogos Multiplayer” para “Jogos Single&Multiplayer” ou coisa do género. Porque esta secção é destina aos relatos de campanha e jogos multiplayer, todo os posts relativos a jogos.

Boa Iniciativa…

Divirtam-se

MavGaz

Bem, li a cartilha, e algo que queria frisar, para todos os moderadores, que considero, deveria estar em negrito na cartilha é o BOM SENSO, todos sabemos que nossa comunidade é pequena é “maniática” as vezes, como já aconteceu, más decisões ou melhor dito, seguir cegamente as regras podem trazer malefícios ao fórum como um todo, mas nós, e inclusive eu, tenho que me reeducar em base nesta cartilha e assumir que esse tipo de coisa possa vir a acontecer.
Como devem saber, a mudança gera conflito, então, na fase inicial da implementação destas novas diretrizes, temos que levar em conta os 3 anos de GSB, e de “cultura libertária” então vamos aos poucos, acredito que mudanças graduais geram muito mais benefícios, do que se revolucionarmos o fórum de uma hora pra outra.

Não estou desencorajando ninguém, estou simplesmente frisando o bom senso, e o cuidado a ser tomado com a comunidade, isto é, autoritarismos.

Outra coisa que me chamou a atenção, da seção HoI, lembremos que quando um jogador quer jogar um MP, ele vai numa seção que tenha só MP’s, partidas Single Player, acho que deveriam ser tratadas na área comum da seção, até porque, se existe uma seção MP é pra dar importância a estas partidas e diferenciá-las das SP, se for para juntá-las, não é necessaria a sub-seção em questão.

Stephano
Admin. Fundador

Gostei da cartilha, na seção CK eu já comecei a juntar os tópicos sobre duvidas em um único tópico.

Não Philippus, no que refere a seções de jogos, o ponto de conflito praticamente não existe, a questão seria se quiséssemos implementar isso no Boteco, o que creio eu, não acontecerá.
Onde podem ocorrer problemas é na seção Mundo, talvez na AAR, mas isso analisaremos com a experiencia da implementação da cartilha, mas quanto aos pontos, eu ia dizer concordo com quase tudo, mas na verdade concordo realmente com tudo. Só quis ser mais enfático na questão do bom senso, e se fosse momentos atras, eu diria pra enfatizar mais naquela velha questão de que “Moderador do GSB é mais um animador do que um gendarme” mas isso deixara em grande parte de ser uma obrigação, isto é, o moderador não será obrigado a animar a seção, pois se tivermos ranks, campeonatos e demais incentivos, isso se dará naturalmente.
Pra finalizar, acredito que devemos criar uma filosofía administrativa de moderação, e é ai que o Philippus entra, nossa nova estrutura nos permitiu isso, acho que antes as coisas eram olhadas de cima para baixo, com o depto. e a cartilha da moderação, estamos vendo isto mudar.
E ninguém melhor pra colocar adendos a cartilha do que os proprios moderadores, então, estarei atendo ao tópico, e opinando.

Muito bom por enquanto, Philippus.

Quanto a questão das TAGs, não creio que necessariamente deveria seguir o modelo, referindo-me à tag [MP]. Há locais, como as sub-seções de Multiplayer, onde ficaria redundante, pois todos os tópicos ali teriam a mesma tag.

Necessitamos de um formato, de um modelo e tem que ser algo geral.
Não posso me basear so no EU, TW ou HoI e etc, precisamos unificar a ação de moderação e uma padronização estética do fórum é importante.

Tem
Não tem
Tem algo diferente

Vamos definir, aguardo outras manifestações.

Muito bom, gostei mesmo.

Tentarei me basear ao máximo nesta cartilha durante meu “mandato”.