[CG1] Cachorro Grande I

MP EUIII HTTT 4.1f

O jogo busca a hegemonia politica, econômica e militar entre os séculos XV e XIX. Briga de Cachorro Grande.

Este jogo foi nomeado como o jogo de Aniversário GSB, devido ao seu apelo popular. O jogo para as comemorações de aniversário terminará no ano de XXXX, embora continue com os players após essa data. Quem possuir mais pontos será declarado o vencedor.

Critérios: Renda Anual, Provincias, Cores, CoTs, Regimentos e Frotas Navais, Tecnologias, Unidade Religiosa(Menos Infieis), Prestígio, Infâmia(Menor)

Dentre os 6 jogadores, tais quantidades serão colocadas em ordem. Cada posição em cada critério dará seguintes pontos

1º 10 pontos
2º 8 pontos
3º 6 pontos
4º 4 pontos
5º 2 ponto
6° 1 ponto

Participantes

dudu - França

Mandela - Castela

Lucas Lue - Polônia

Pontius Pilatus - Milão

Dhanun/Lacto - Otomanos

Jogos as Segundas e Terças as 20h

Aberto a novos jogadores

Regras:

• Proibido unir o Sacro Império a nao ser que haja 2 ou mais players dentro do mesmo
  • Proibido “guerrilha de perdedor”. Se alguém perder uma guerra, tenha peito e honradez de aceitar a derrota e seguir em frente ao invés de estragar tudo
  • Vitória com Honra. Não faça propostas descabíveis de paz, o objetivo do jogo é a diversão, nao a destruição d oponente
  • A qualquer momento um player poderá declarar rendição total e deverá aceitar a proposta de paz do oponente de até no maximo 75% de warscore, sendo as hostilidades imediatamente cessadas. Caso a luta persista até um player obter entre 90 e 100% de warscore, o oponente deverá aceitar uma paz de ate 100%
  • Pilhas de Navios máxima de 150 unidades
  • Um player nao pode perder mais de 100% de warscore em uma mesma guerra. Ex: Nao pode ceder 100% para um oponente e mais outros 100% para seu aliado em negociações separadas. Os aliados deverão decidir entre si quanto cada um ira pedir num total de 100%.
  • Proibido vender uma província a um país do qual você não conhece a capital
  • Proibido declarar guerra a um vassalo de um player, a nao ser que as 2 condições sejam verdadeiras: o player suserano não é aliado do vassalo; o atacante não está em truce com o player suserano.
  • Pedir no máximo 4 províncias para países com menos de 50 províncias. A partir de 50 províncias, o vencedor poderá exigir equivalente a 10% do territorio

Sugestões de regras serão bem vindas

• O valor da paz entre players tem que ser de no máximo 100.
  • No caso de rendição total, conta como se tivesse com 100 de warscore, ou não?
  • Proibido declarar guerra a um vassalo de um player, a nao ser que as 2 condições sejam verdadeiras: o player susserano não é aliado do vassalo; o atacante não está em truce com o player susserano.
  • Eu ainda colocaria que é proibido o sow discontent
  • Proibido dar warsubsidies

Vocês ja tentaram jogar com o mod magna mundi? Será que fica muito ruim? Estou tentando arrumar amigos aqui na minha cidade para jogarmos, mas tenho que trocar de pc antes.

Não entendi algumas regras aqui:
1- O que é guerrilha do perdedor?
2 - Por que não se pode vender províncias para estados que você não conhece a capital? No que isso influência?
3 - Por que está proibido o war subsídies?

Fala galerinha!!!

Eu gostaria de jogar com a Polônia! Ok?

[Queria o Marrocos! buaaaa… Mas o Mandela já acabou com ele!]

A questão da venda de províncias tem um importante fator também. Uma província na Índia por exemplo te da direito de ter a Companhia das Indias Orientais, com bons beneficios.

Eu acrescentaria que além de ver a capital da outra nação, tens que ver a província que vc vai comprar.

Boa partida de hoje

descrevendo os monarcas presentes com alcunhas:

dudu “O Anglófobo” Rei da França

Pilatus “O Infame” Rei de Milão

Lucas Lue “O Isolado” Rei da Polônia

Mandela “O Católico” Rei de Castela

Pessoal,
Uma questão surgiu ao longo do MP Cachorro Grande e gostaria da opinião de vocês.

Apesar dos conselhos dos meus nobres amigos, resolvi criar um “Cachorro Grande” e escolhi Milan para formar a Itália.
Tudo estava indo bem, até a Áustria me declarar guerra.

Eu com land tech 5 e duas divisões totalizando 16 Infantaria e 8 cavalaria, conseguiram repelir o ataque de Áustria e Aquileia.
Mesmo com a Áustria com land tech 7, meu militar drill e a moral do meu rei-general repeliram por um bom tempo a invasão austro-aquiliana (sei lá se o gentílico está correto).

Com o tempo, os 14 de infantaria austríaco, auxiliados por pequenas divisões da Aquileia, se tornaram um osso duro de roer. Como estava sempre vencendo, fui pra cima da Áustria. Para um White Peace, precisava pontuar… Entretanto, perdi a primeira batalha em Trent e a moral do meu exército foi lá pra baixo. A guerra mudou de forma.

Dessa forma, fui perdendo minhas províncias do norte (como estou sem o save aqui, acredito que Verona, Brescia e Mantua). Tive que pedir acesso militar para Suíça (vassalo) e contornar o front para pegar a Áustria pelas costas e tentar um white peace.

Pois bem, Áustria ainda possuía pequenas divisões que dariam trabalho para meu exército com moral baixa (por conta das batalhas) e com significativas baixas de tropas. Além disso, por conta da deflagração de uma guerra de libertação de Napoli (ex-vassalo), tinha uma divisão presa em Messina (4 infantaria e 3 cavalaria) que seria de fundamental importância na região. (Fazer o que, não tinha navios e nem marinha decente)…

Acabei aceitando uma proposta de paz da Áustria e perdi Brescia. Depois dessa guerra fiquei num grande dilema e gostaria da opinião de vocês.

Minha inflação, que antes era controlada e igual a de outros playes cerca de 3,5, passou para exorbitantes 6,2! Com essa inflação alta, tive que reduzir o número de minhas tropas e a taxa de manutenção para diminuir meus gastos.

O problema é: Manter o slide Treasury não diminui minha infação. Perco dinheiro mas prossigo desenvolvendo techs. O que fazer?

1. Desenvolvo production tech para gerar mais renda?
  2. Desenvolvo land tech para melhorar meu exército e ir a luta contra Áustria (reconquistar Brescia) e Napoli (Revassalizar esses malditos que me geravam renda)?
  3. Desistir de querer criar um Cachorro Grande e procurar outro estado.
  4. Outra opção?

Sinceramente acredito que entrei num ciclo vicioso e não tenho ideia de como sair disso…

Eu também estou com a inflação super alta. Ela atingiu 9pts. Agora estou tendo que apertar o cinto. E esperar…

Ah Pilatus porque não muda seu “ideal” para o que reduz a inflação?

Caso opte por continuar com Milan, meus conselhos seriam:

• Evitar mintar o máximo (dentro de suas possibilidades).
  • Usar todos os seus magistrados pra conseguir culture tradition. Quando tiver em 60%, devido a grande necessidade, fazer um master of mint (deve sair com 3 ou 4 estrelas). Ter pelo menos 2 Masters of Mint.
  • Em matéria de tecnologia, focar em Governo para poder pegar a segunda idéia nacional (Governo 9). Quando ela vier, pegar National Bank. A não ser que você esteja disposto a mudar a idéia atual.
  • Esquecer a áustria por algum tempo.
  • Se aliar a alguma nação média/forte (o monarca francês aproveita para oferecer aliança ao seu caro vizinho).

Qualquer coisa é só falar!

E se precisar daqui um tempinho tb posso te ajudar!

Muito obrigado pela rápida resposta.

O ciclo vicioso que me referi foi:

Se evito a inflação, estagno.
Ou seja, quanto mais deixo o Treasury no mínimo, mais gasto dinheiro e mais invisto em techs. Entretanto, enfraqueço meu exército e não crio uma solução rápida para aumentar minhas divisas.
Treasury (↓) - Gastos (↑) - Manutenção de Exército (↓) - Investimentos (↑) - Não crio novos mecanismos para aumentar o meu rendimento.

No final do nosso encontro de ontem, lembrei-me do que ocorreu com o Império Romano. Não que Milan seja tão grandioso como Roma, mas vale a pena pegar o exemplo.

Um dos aspectos da crise do Império Romano se deu por conta do escravismo. O trabalho escravo era um dos pilares da riqueza de Roma, a maioria deles eram prisioneiros de guerra. Com tudo conquistado, o escravo ficou escasso. Logo, o preço do escravo aumentou, a produção de gêneros destinados à exportação foi afetada e Roma passou a gastar as riquezas, acumuladas nas guerras de conquista, pagando os produtos que importava. Assim, gastava mais do que produzia e não criou mecanismos para superar esse déficit econômico.

O que estou querendo dizer é: Fiquei bastante preocupado com esse quadro que se estabeleceu pós-guerra na corte milanesa.
Não sei se estou superestimando o fato, mas acho que isso daqui é um espaço para discutirmos e melhorarmos enquanto players.

Mais uma vez esse nobre romano agradece a atenção de seus não menos nobres colegas Duduventania e Lucas Lue.

Um salto significativo para voce sem dúvida seria possuir um CoT. Suas taxas aumentariam bastante, e, dependendo dos seus slides, seria um monopólio garantido.

Eu recomendo voce a apertar os cintos, controlar a inflação e investir em tech no geral, reduzir seu exército, se a crise for grande, nao tenha cavalarias, somente infantarias,não entre em guerras pra abaixar a infâmia e posteriormente conquiste Gênova ou crie um CoT (numa cidade costeira para lhe gerar 0.10 colonos)

Direcione seus investimentos em Land e Production (governo vc ja tem 6 universidades nao precisa)

-Land para nao ficar muito atras da austria

-Production pra voce pode construir workshops, com eles e um CoT vc acaba com a crise na sua economia

E também fortaleça suas relações com a austria: ofereça casamentos, acesso militar, tudo que lhe tire estabilidade se ela declarar guerra.

Advisors eu lhe recomendo Minter e os que investem em Tech (Production e Land)

Ideas eu recomendo o Banco

Como faz para construir um CoT? Eu agora tenho províncias litorâneas, mas ainda sem core. Posso construir?