[CG3]Tratado de Vienna


[font=Times New Roman]7 de Outubro de 1399, Vienna, Ducado da Áustria,

Em nome de Vossa Majestade Erik VII, da casa de Gryf, formalizo aqui o recém-firmado Tratado de Vienna, entre a monarquia de Dinamarca e o ducado de Austria.

O Tratado acerta as relações entre as duas casas, reconhecimento de soberanias, bem como as pendências dinásticas do monarca dinamarquês em territórios germânicos.

As Cláusulas do Tratado são:

I - Reconhecimento da soberania dinamarquesa sobre todo território escandinavo.
II - Reconhecimento da hegemonia austríaca sobre todo território germânico; exceto onde notado nas cláusulas abaixo; e dos Habsburgos como únicos Imperadores Romanos por direito.
III - Não-intervenção da Dinamarca em território do Sacro Império Romano Germânico
IV - Apoio militar dinamarquês ao ducado de Áustria contra quaisquer intervenções exteriores no Sacro Império Romano Germânico
V - Concessão das terras da Pomerânia, que são por direito de Erik VII, ao Reino da Dinamarca.*
VI - Aliança militar para defesa mútua.

*Quanto à cláusula V: O Ducado da Pomerânia, terra de origem do monarca dinamarquês, devia ter passado ao seu domínio com a morte de seu pai, Wartislaw VII, Duque da Pomerânia. Entretanto, quando deixou a terra natal para assumir o trono escandinavo, Erik teve seu título traiçoeiramente usurpado por seu tio, Bogislaw VIII. Agora, busca reivindicar o que é seu por direito.

O Tratado já foi devidamente acordado por mim em conversa direta com o monarca Austríaco, em visita ao Palácio de Vienna, bastando apenas que ratifique-o aqui.

Gud velsigne jer alle,

Leif Magnusson, conselheiro-mór e tutor de Erik VII[/font]

[font=Palatino Linotype][size=100]A casa d’Áustria ratifica o acordo entre ambas as casas reais. Que o usurpador seja destituído do ducado da Pomerânia. Deste modo, meu senhor apenas se faz entender;

• Reconhecera a soberania do Rei Erik VII e da casa Gryf sobre toda a Escandinavia.

• Compromete-se em auxiliar a casa Gryf na hegemonia dinamarquesa nos territórios escandinavos.

Que se faça entender a vontade austríaca.

[/size][/font]
[size=85]Leopodo IV
Conde de Tirol.[/size]