Pela minha ansiosidade em jogar, adquiri o CIV BE na pré-compra, o que dá o direito a jogar 100 turnos. Então se quiserem tirar alguma dúvida que seja possível ser esclarecida nesses poucos turnos, estou a disposição.
Vejo muita gente reclamando que o jogo é muito parecido com o CIV 5 e que deveria ser lançado como expansão do mesmo (particularmente acho absurdo). A mecânica é a mesma, porém com diferenças que tornam a jogabilidade única e na minha opinião o jogo é incrível.
Difícil achar material BR falando sobre o jogo, então quem procurar cai direto aqui no fórum (talvez)!!! Essa parte do site anda meio vazia, espero não ficar no alone.
Bom, é a mesma coisa q dizer q o Alpha Centauri é igual ao Civ 3 (sendo q inclusive saiu antes), mas, deixando isso de lado, mandaí qual tua opinião de semelhanças/diferenças entre o Beyond Earth e o já citado Alpha Centauri.
A única comparação que eu posso fazer é com CIV5!!! Nunca me aprofundei em jogos de estratégia anteriormente além do Age of Empires.
A pouco que comecei a me interessar neste estilo de jogo e parti para jogar Victoria 2, Europa Universalis 4, X-Com Enemy Unknown, GPS 3 e o primeiro deles foi exatamente o Civilization 5!!!
Algo que posso afirmar é que muitos acham que a Supremacia tem grande vantagem em batalha sobre outras, o que parece que não ser verdade pelo que eu vi no jogo, apesar de 100 turnos ser muito pouco para adotar uma “Afinidade” (que é o mesmo que ideologia no civ 5)!!!
Harmonia é minha afinidade favorita!! Usar o planeta contra os demais adversários!!
Pelos comentários dos vídeos, o pessoal segue na linha de comparar os dois jogos!!! Mas pelo que eu vi, só parece ser baseado em gameplays iniciais do Solargamer e da própria firaxis. Só quem jogou os dois pode dizer. Eu particularmente estou agraciado com este tipo de colonização alienígena, já que é minha primeira vez.
Para o pessoal que não tem informação sobre o jogo, algumas diferenças básicas:
As evoluções das unidades militares se dão para todas as unidades do mesmo tipo no jogo aonde quer que elas estejam no mapa. Estas evoluções independem de pesquisa. Acontecem apenas ganhando experiência.
As virtudes foram resumidas em ciência, produção, militar e “alimento”. Cada uma delas tem 3 níveis de bônus. Elas estão “interligadas” entre si. Pegando várias de um grupo em específico e depois uma de outra, dá um bônus não tão bom quanto o de completar um nível.
Árvore tecnológica foi transformada numa “Web tech”. Tornando maior ainda a liberdade de seguir um caminho independente do outro através da tecnologia!
Existem 5 tipos de vitória: Dominação (Auto-explicativo), Transcendência (Meu preferido onde se tem que integrar totalmente com o planeta), Contato (Conseguir fazer contato com uma antiga civ do planeta), Emancipação (Voltar para a terra com força militar e subjugar os humanos que ainda residem lá!), Terra prometida (Trazer os humanos da Terra para o novo lar!). Resumindo grosseiramente seria isto. Envolve construções e guerras!!
Como eu havia dito, as ideologias são Afinidades agora. São elas: Pureza (Manter a raça humana intacta, apenas tornando-a mais forte sem adaptações!), Supremacia (Usar da tecnologia para o ser humano evoluir se integrando com a máquina!!!), Harmonia (Se adaptar ao novo habitat, integrando-se com o meio ambiente e os seus habitantes, novo dna… rsrsrs).
Pergunta: vc pode projetar suas próprias unidades? Tipo, pesquisei uma arma nova, o jogo me dá uma unidade “padrão”, mas se eu quiser posso criar outra combinando a armadura x com a arma y, por exemplo? era uma das coisas q eu mais gostava no Alpha Centauri…