O imperador romano Maximus Coriolanus era um homem muito ambicioso. Apesar de grande conquistador, ele tinha um hobby que considerava mais especial que as financias do império, o jogo Civilization. Sempre quando se cansava do mundo real, entrava na grande sala onde se localizava o Civilization para jogá-lo.
Mas a situação se tornou diferente, Maximus não tinha tempo para seu Hobby, os assuntos de estado se tornaram prioridade para o imperador. Vendo tal ameaça contra o Civilization, ele nomeou um escrivão e grande amigo, Gaius Lucius, para tomar de conta da sala magnífica do Civilization.
Gaius Lucius foi um homem que juntou bastante conhecimento, tanto filosófico quando militar. Viajou pelos quatro cantos do mundo conhecido se abastecendo da cultura estrangeira, cujo qual escreve seus textos, denominados Pax Romanorum.
Um dia Gaius Lucius foi chamado ao palácio com novas ordens.
“Gaius Lucius,” ordenou o imperador, “o grande império romano precisa de seus serviços. Venha comigo.” Seguiram até uma grande sala, que, nenhum idioma podia descrevê-la. “Está é a sala do Civilization. Muitos anos atrás, algumas pessoas de outro tempo deixou conosco, nesta sala, essas maravilhas. Ninguém além de mim, jamais,” Lucius entrou nesta sala e contemplou essas maravilhas, “Parabéns, você é o primeiro.”
Lucius ficou estagnado com a sala, no centro, ele viu uma grande mesa. “Majestade, peço que reconsidere. É uma tarefa para outro.” Mas Maximus já tinha decidido, “Minha mente está feita, e não há outra pessoa na minha corte adequada para este trabalho.”
“Sei que está alheio as dúvidas, mas por via de dúvidas, é melhor lhe explicar o cenário.”
"Neste jogo de Civilization, você assumirá o papel do Imperador César Augustos, líder do povo romano. Enquanto eu não consigo entender a estupidez dos desenvolvedores do jogo para não considerar-me como o chefe do grande império de Roma, devo admitir que César seja, contudo, um líder mais admirável que buscavam o status de Roma como potência mundial.”
“Majestade, em minhas viagens nunca cheguei a conhecer esse homem.”
“Só escute Lucius… Quero que nosso exército seja o mais poderoso de toda a face da terra. Quero que você conquiste todas as terras existentes em nome do Império Romano.”
“Sei que você será um bom regente de nosso império, e nada mais. Você estará em um mundo pequeno, dividido por continentes e com 70% de água e somente dois oponentes. Estes são “nossos vizinhos”, Grécia e Germânia.”
Lucius somente concordou e, Coriolanus complementou, “Nossos vizinhos podem ser fortes, espero que tenha em mente que os gregos vivem do comércio e os germânicos do militarismo.”
“Conseguirá você forma um poderoso império? Espero que você domine como maior império conhecido ou conquiste nossos inimigos e nada mais ou nada mesmo. Para aumentar o grau de dificuldade, você deverá, enquanto em paz, aceitar qualquer tratado de comércio com os gregos. Lembre-se, sobreviva com nosso império até a gloriosa vitória.”