1450 d.C - 1460 d.C
[i]Sabe-se pouco sobre nossas origens. Tenho muitos escritos em minha residência, mas nenhum que nos mostre muito que pequenos textos sobre nossa nação. Tornei-me um grande amigo do décimo oitavo Daimyo, Shimazu Yoshihisa, um homem com sede de poder. Logo, ele designou-me como general do exército.
Em alguns meses, conseguimos erguer um pequeno grupo de 100 lanceiros (Ashigaru) para explorar a região. Seguimos rumo nordeste, para explorara as montanhas que ali enfeitavam a paisagem. Conseguimos localizar um pequeno clã de Ronin, logo o mesmo nos atacou. Setembro de 1451 quando nossas forças foram atacadas por um grupo de Ronin. Era noite, estávamos acampados quando ouvi os gritos de nossos homens, sai de minha tenda o mais rápido que pude, quando vi aquelas tochas ao longo da montanha. Um guerreiro chegou e falou:
- Senhor Takehisa, um bando de guerreiros Ashigaru Ronin estão descendo a montanha em nossa direção.
A única coisa que veio em minha mente foi preparar para a defesa. Não podíamos fugir para nenhum lugar, ou estaríamos em terreno baixo. Dei a ordem para preparar as defesas e também envie um mensageiro para Kagoshima. A batalha durou a noite e toda a manhã do outro dia. Mas no final, resultou em uma vitória. Com nossas forças reduzidas pela metade, continuamos acampados naquele local e explorando a região.

Dois anos se passaram e recebemos cem homens. Estávamos prontos para atacar o clã Ronin da região. Enviei uma carta ao Daimyo sobre meus avanços:
DAIMYO SHIMAZU YOSHIHISA, QUE VENHO RELATAR SOBRE A CAMPANHA NOS MONTES DE KAGOSHIMA. NOSSA OFENSIVA CONTRA A HORDA RONIN RESULTOU EM UMA GRANDE VITÓRIA PARA AS FORÇAS DE NOSSO CLÃ.
AS RIQUEZAS OBTIDA NA GUERRA AGORA ESTÃO SENDO ENVIADAS. PARA KAGOSHIMA. ESPERAMOS UM BOM USO DE TODOS O OURO OBTIDO.
NOSSA FORÇA FOI DIVIDIDA EM DUAS PARTES, UMA RECEBEU O COMANDO DE UM LIDER DE HONRA, ICHIYO, CUJO QUAL FORA ENVIADA PARA O NORTE COM O OBJETIVO DE BUSCA POR OUTROS CLÃS. NOSSAS FORÇAS AGORA RUMAM EM DIREÇÃO SUL DE KAGOSHIMA.
Logo, alguns meses depois, recebemos novos equipamentos e uma carta do Daimyo no qual falava que obtivemos contato com um clã, os Otomo, e o mesmo nos ensinará o trabalho com metal em troca de nosso alfabeto.[/i]