[CIV4] A confusa administração colonial francesa

Essa é pra quem entende de Colonization CIVIV.

Estou eu jogando com Samuel de Champlain, criando minha bela colônia no novo mundo, entre Incas, Apaches e Tupis. Sou amigo dos indios, com missões em suas tribos e sempre comprei suas terras.

Com o crescimento das minhas colônias, minha administração ficou realmente confusa e emaranhada. Vou tentar explicar

Essas são as minhas colônias

Quebec: Produtora de Prata, Centro Educacional e Estaleiro

Montreal: Centro Educacional, Estaleiro, Manufatureiro (Ferramentas e Armas)

Guadeoloupe: Centro manufatureiro (Rum, Charutos, Tecidos, Casacos)

Cayenne: Produtor de Madeira, Minerio de Ferro e Algodão

St Louis: Produtor de Madeira.

O fato é que, nas maiores cidades, Quebec e Montreal, produzo pouca ou nenhuma madeira. Por serem centros manufatureiros e estaleiros, necessitam de muita madeira. Logo, construi Cayenne para abastecer Montreal e St Louis para abastecer Quebec. Ate aí tudo bem.

O ferro é largamente produzido em Montreal e tem abastecido a industria de armas ate então. Mas ka estou trazendo mais de Cayenne para lá.

Meu problema é Guadeolupe. Optei por transforma-la em centro de manufatura dos produtos coloniais, recebendo excessos de tabaco, algodão açucar e peles que produzo ou ganho dos meus amigos nativos. Mas ela fica em uma ilha no litoral.

Logo, produzi um complicado sistema de transporte dos produtos para chegarem em Guadeolupe.

Peles e Algodão de Cayenna -----via terrestre-----> Montreal

Açúcar de Quebec-------via marítima----------------> Guadeolupe

(Peles e Algodão) e Algodão de Montreal -----------> Guadeolupe

Tenho um Navio Mercante com 4 slots para esse transporte.

Mas esse sistema é muito inseguro, e transportando apenas restos de produção (produzidos pelo tile central da cidade) e presentes, não sei se vabiliza esse sistema todo. O que acham?

Se viabiliza, deveria unificar os transportes dos excedentes para uma unica cidade, e de lá levar par guadeolupe?

Os industrializados produzidos em Guadeolupe deveriam ser levados para Quebec (onde produz-se prata) para exportar de porto unico para a Europa?

Isso que ainda preciso organizar um transporte regular de Ferramentoas de Montreal para Quebec e Guadeolupe.

Isso é so uma demosntração o quão interessante, complicado, irritante e desafiador pode ser esse jogo.

Enjoy

Lapis falou bem…
Está bem complicado seu sistema, quando eu jogava, tentava simplificar ao máximo, com um ou no máximo dois portos para a Europa e simples linhas de transporte de produtos…
Está nos devendo uma aar do colonization, mandela…

Não jogo mais desde que mudei de pc, não instalei aqui =S
Um dia desses eu baixo para brincar, hehe
Eu nunca conseguia evitar que eles desembarcassem na minha colônia, por isso não investia em transportes de batalha… Eu sempre guerreava bastante com os outros povos, para dar experiência aos meus soldados para bater de frente com os soldados da Capital…
E a aar? =B

Ilhas é froid, a menos q realmente tenha algum produto mto bom em uma ilha (silver ou alguma fazenda) ñ vale a pena, vira um microgerenciamente enorme abastecer e transportar os produtos. Uma ilha só, como no seu caso, até q vai fácil. Por isso nunca jogo em arquipélago, é mta dor de cabeça. Mas tá interessante teu jogo, faz tempo q ñ jogo o CivIV-Col…

Perdi, os INgleses foram mais rápidos e fizeram a revolução!

Fica pra proxima…

Ah é, tive de fundar outra cidade, para abastecer Montreal com minerio de ferro. Minha produção estava de vento em popa, com muitas armas e ferramentas. As prestigiosas Universidades de Quebec e Montreal, com seu curso de Leis, formando vários Estadistas, pena que fomos lentos demais, acho que pq fui meio pobre grande parte do jogo.

O equilibrio entre ganhar dinheiro para financiar sua colônia, e faze-la não muito dependente do mercado externo creio ser a chave do Jogo.

Pior q os ingleses sempre são assim, quando tu v, independência…