[CIV5] Artigo - Destruindo uma marca

Civilization 5: Destruindo uma marca
Data 21/10/2010 00:00:00 | Tóopico: RPG Virtual

Por Fabiano Silva
Equipe REDERPG
Civilization é uma das marcas mais poderosas no mercado de games. Mesmo quem nunca jogou um CIV, conhece o jogo e sabe seu objetivo. Durante duas décadas, CIV foi o grande simulador da evolução humana. Levar sua civilização da era da pedra até as viagens espaciais, lutar guerras contra civilizações inimigas, dominar o mundo com sua cultura; Civilization é uma aula dos grandes passos evolutivos da humanidade. Até agora.

Civilization 5 tem como principal objetivo uma nova roupagem para a marca, um jogo mais simples para atrair novos jogadores. O jogo foi desenvolvido através das experiências com CIV Revolutions, a versão para consoles de CIV. Primeiro passo: mudar completamente a interface. A interface de CIV 5 é muito limpa, com pouquíssimas opções a vista do jogador. Parece bonita e simples, mas é uma zona completa.
É impossível controlar um império sem os dados sobre o império. CIV 5 diminui imensamente a quantidade de informação, mas não exclui totalmente os gráficos. Eles só estão escondidos e precisam de 3-5 clicks para serem encontrados. Muito confuso.

CIV 5 usa hexágonos e não quadrados e a maior inovação dele é o 1UP (uma unidade por hex). É o fim do SoD (Stack of Doom), quando o jogador ou computador juntava centenas de unidades em um quadrado e destruía o mundo. Com isso, o jogo fica mais tático. Cada espaço do mapa deve ser disputado e conquistado. Uma unidade pode defender uma posição até que o reforço possa fortalecê-la. Na teoria…

Na prática, você tem um congestionamento de unidades em suas fronteiras. Como os mapas são pequenos e as cidades ficam distantes poucos hex, você terá unidades esperando no final da fila sua chance de atacar. É estranho e tedioso. Mesmo com unidades atacando à distância, a guerra não é tão interessante como um boardgame (jogo de tabuleiro) que usa hex, nem tão imponente como as batalhas de CIV IV. É comum dominar uma civilização inteira com 4 unidades.

Outras grandes mudanças são: cultural e felicidade. Agora cada cidade gera cultura até uma meta. Ao atingir essa meta, o jogador pode escolher um bônus entre 10 tipos de pensamentos como: Liberdade, Tradição, Comércio. Cada linha terá bônus especiais e ao completar 5 pensamentos ele pode completar o projeto UTOPIA e ganhar o jogo.

A felicidade agora é por império e não por cidade. Cada jogador tem um marcador de felicidade global. Cada ponto positivo de felicidade garante pontos para GOLDEN AGE. Ao chegar na meta para GOLDEN AGE começa idade mágica da civilização. A idéia é interessante, mas um estádio construído em Porto Alegre aumentar a felicidade na Bahia é estranho… Cidades dominadas serão fieis ao seu império, não há qualquer tipo de guerra cultural ou lealdade.

Outra mudança é a inclusão de Cidades-Estado. Essas cidades não jogam para ganhar e estão no jogo apenas como personagens. Elas podem se aliar a um jogador com bônus para cultura, comida ou unidades. Na pratica é apenas uma disputa quem é mais rico. Se você tem ouro, pague e a cidade será sua aliada. Ainda será necessário muito desenvolvimento para que as cidades sejam realmente interessantes.

Assim como as cidades, a diplomacia mudou completamente. Não existem mais números, tudo é subjetivo. Quer saber como Alexandre se comportara com você? Preste atenção na maneira que ele conversa com você: raiva ou amizade. Quer saber se Alexandre gosta ou não de outra civilização? Imagine. A idéia é interessante, mas a maneira que foi desenvolvida é ruim. O jogador nunca sabe exatamente o que está acontecendo no mundo

A inteligência artificial de CIV 5 é um desastre. As civilizações se comportam de maneira completamente absurda. Você pode libertar Napoleão e em dois turnos ele está com raiva de você. Seu aliado ataca a Rússia e você vai ajudá-lo, para que seu aliado reclame que você é um conquistar sem coração. As Civilizações estão jogando para ganhar, segundo a Firaxis, mas podem ficar paradas enquanto você vence por cultura, ou podem todas declarar guerra contra você, até seus aliados que você ajudou há menos de 5 rodadas. Elas vão colocar as unidades de ataque à distância na frente para serem dizimadas e não defendem a capital. A AI (inteligência artificial) do jogo não tem a menor idéia de como se comportar com as mudanças que fizeram. A AI não sabe como jogar com uma unidade por terreno.

Todo esse conjunto de mudanças faz de CIV 5 um jogo sem graça. Tudo é simples demais. O jogador não sabe exatamente o que acontece em seu império e não pode controlá-lo. Está em guerra? O que fazer? Nada… Não há como mudar as políticas culturais, você fica preso até o final do jogo. Você não pode destruir prédios antigos e comprar unidades. Você nem sabe quanto suas unidades gastam de manutenção a cada rodada. O jogador precisa escolher uma maneira de ganhar o jogo logo nos primeiros turnos e seguir, não há como mudar.

Os gráficos de CIV 5 são bonitos e feios. Algumas unidades têm detalhes e animações bem interessantes, outras são horrorosas, como os TRADING POST ou rios. Mas o pior é a dificuldade para avançar com o jogo. Mesmo com gráficos medianos e mapas pequenos, ao chegar nas eras futuras, cada turno do computador leva de 30 a 2 minutos. É muito tempo olhando o computador mexer uma unidade de um lado para o outro.

Infelizmente ainda sou obrigado a dizer: Não compre CIV 5 agora, de maneira alguma. O jogo foi rushado. CIV 5 não está pronto. Existem dezenas de bugs: saves são corrompidos e você tem que começar do zero. Crash de todas as situações, AI que não existe, tratados que nunca terminam, unidades que não funcionam. Está obvio que o jogo não foi testado: existem conteúdos que nem estão no CIVILOPEDIA (o glossário do jogo).

Civilization 5 não é uma evolução de CIV 4: é uma nova idéia para a marca. Esqueça tudo que você já viu em Civilization, CIV 5 é algo completamente novo. Para quem nunca jogou um CIV, o 5 será divertido por algumas horas, mas depois será jogado de lado como qualquer outro game. Para quem acompanha a série há anos, a vontade de gostar é grande, mas é impossível. O jogo é muito fraco e vazio. Apesar de boas idéias ele é apenas mais um jogo que não traz a menor vontade de jogar mais um turno sequer.

Civilization 5
Gráficos:
3
Jogabilidade: 1
História: 3
Nota Final: 2

Um civ ganhar 1 em jogabilidade é o fim da picada, seriosamente.

Bah.

Para mim, a série terminou no Civilization III: Conquests…

Só erro daí em diante.

Eu achei a parte de nao ter mais stack uma solução extremamente estúpida, como em panzer general. Poderiam fazer algo como o EU2 fez, com limites de numero de unidades dependendo do consumo de cada uma…

Pra mim a série acabou no Civ2 gold… não há duvidas que em 1996, o que eles alcançaram com o civ2 foi incrível… as partes modaveis e simples… sem falar com o esquema dos eventos que tinha no 2 e que foi capado do 3 realmente deixou o jogo no 3 bem ruim de ser moldado

Sem contar que o Civ2 era fastplay… o 3 já achei muito lerdo… infelizmente todas as grandes séries de games estão indo para o saco…

O Call to Power 2 utiliza 12 unidades por stack e funciona muito bem.

Também, para mim, terminou no CIV III: Conquest.

Não é bem essa a opinião do pessoal do CBR que estão jogando o Civ5.

Eu ainda não vi, mas pelos comentários desse tópico, acho que poderiam fazer um avanço na jogabilidade aumentando as opções e funções…

O complicado é ver sites de avaliação como o gamespot dando nota 9/10. Destruiu totalmente a credibilidade do site. O jogo merecia um 2/10 chorando.

Não sabia queo CivV teve repercussão tao ruim. É muito suspeito usarem o release para consoles como inspiração para o novo jogo de pc, publicos e dinâmicas realmente são bem diferentes…

Vou ficando no IV e no Colonization por enquanto…O II é legal, mas os graficos muito primitivos e a diplomacia meio limitada me enervam…

CIV II é realmente muito bom. Não gostei do que vi no Civ IV e parei de jogar com 15 minutos de gameplay.

PEssoal, eu sinceramente ñ achei TÃO ruim assim o Civ V. Ñ é tão bom como o 3, isso é claro, q na minha opinião é imbatível, mas ñ chega a ser uma desgraça completa. O novo sistema de 1 unit per hex traz um lance mais tático ao jogo. O q ñ gostei mesmo foram a abolição das religiões e o fato da felicidade ser no país todo invés d em cada cidade. Mas fora isso, e o fato de ser pesado pra ca**te (embora os gráficos sejam exuberantes) o jogo ñ é tão ruim assim. Ainda prefiro o IV (em especial o Colonization) mas gosto de matar o tempo jogando uma partida do V às vezes, principalmente pela mudança de estratégias.

Fiquei decepcionado com CIV V. Não tem o mesmo encanto que outros da série. Até visualmente. Esperava bem mais, mas acho que realmente o que houve foi uma mudança conceitual. Voltei a jogar CIV IV, jogo que considero o melhor, mas não tão revolucionário quanto o II (quando se lembra de coisas lá de trás, sempre parecem melhores do que eram…). :)*

Civ 5 é o mesmo que pegar o flight simulator da microsoft e transformar num joguinho arcade de avião qualquer.

Maior problema de Civ sempre foram as “stack of doom”. Parte tática de Civ sempre se resumiu a “cospe o tanto de unidade que conseguir, coloca tudo no mesmo tile, win”. Civ5 tenta corrigir isso, é um passo na direção certa.

Esse review inteiro dá para ler como “mimimi eu gostava do outro e não quero mudar, mas prefiro ficar falando mal do novo ao invés de só continuar jogando o que eu gosto, mimimi”. Confirmado nas "pontuações"no final, que não fazem o menor sentido.

Já eu concordo com o artigo… sempre fui grande fã de civilization e fui apaixonado por todas as edições…

Quando a edição 5 saiu, comprei na pré-venda!!

Resultado? Decepção…

Mas veja pelo lado bom… depois que me decepcionei com o Civilization, tive a oportunidade de conhecer os jogos da Paradox! :wink: