[Civ5-BNW]Ajuda sobre algumas civs

Sou novo aqui, se possivel alguem poderia me ajudar com Civ 5, eu gostaria de saber qual civ pode ser melhor em economia e militar ao mesmo tempo, e se der uma pequena introduçao sobre algumas estrategias a se tomar no jogo. :help
Perdão o português. :sorry

Economia E militar? Humm… aí já complica um pouco, pq depende bastante quais techs e ideologias vc dá prioridade… além que cada especialidade (unidades ou construções) de cada civ são mais “efetivas” em determinado período de tempo… MAS, os bônus de floresta com o Brasil, o “Founding Fathers” dos EUA, os bônus do “Meiji Restoration” do Japão e o “All Roads Lead to Rome” de Roma são bem vantajosos. “People of Steppe”, da Scythia, também é mto bom, sendo talvez o mais equilibrado entre ser tanto bônus militar quanto econômico (vc treina uma unidade de cavalaria e ganha duas), ao menos no early-game.
Sobre estratégia… varia… o básico é achar bons locais para colonizar, tentar eliminar os bárbaros o quanto antes e escolher com cuidado as cidades-estado que se amigar - as do tipo Trade t dão + ouro, Religiosas + Fé, Científicas + Pesquisa, etc…

Valeu, no inicio minha techs variam dependo do terrenoo para um obter logo de inicio vantagens de recursos, mas normalmente eu consigo facilmente vitoria diplomatica, ideologia eu vou pela ordem ja que me da bons bonus de felicidade e produçao laem de tech.
Assim no inicio gosot e ter cidades com boa produçao pra construir rapido construçoes e unidades.
obrigado pelas dicas.

Tranquilo. Qualquer coisa, prende o grito :wink: