[CIV5] Dúvidas

1- Bem, consigo ver quão “bem” eu vou indo, mas consigo ver como as outras facções estão se saindo em relação à vitória?

2- Alguém me explique direito aquela Vitória Cultural que ainda não captei bem…

3- Tem como eu ver minhas missões com as city-states em algum lugar? É meio difícil se lembrar de tudo…

Sou iniciante na série Civ, então terão que me aguentar por um tempo. :t+

1 - Pode-se ver o “avanço relativo” no menu de Victory Progression.
2 - Vitória Cultural: Depende. No vanilla e no Gods & Kings basta completar 5 grupos de Social Policies e completar o projeto Utopia; no Brave New World tem q usar o Turismo pra influenciar as outras nações, ou seja, seu Turismo tem q ser maior q a Cultura dos outros países, de forma a aumentar sua Influência até que a mesma seja dominante.
3 - É só abrir a aba de Diplomacia, na parte das City States tem ícones ao lado do nome das mesmas relativos às missões em curso.

Como crio uma boa relação com outras nações, e como escolho a monarquia eletiva ou primogênita [Igual aquela AAR do G1K].
Sou iniciante em Civilization também, então é mais um pra aguentarem xD

1 - Sendo “diplomático” com eles, fazendo comércio, dando presentes, etc…
2 - Isso na realidade foi uma… digamos… “liberdade literária”… não há uma “forma de governo”, já que, efetivamente, o líder é “imortal”. O que há são, digamos, ideologias que sua civilização pode seguir, ideologias essas que lhe dão bônus em certos aspectos, sejam culturais, de produção, etc…

Eu jogo no BNW, e o que não peguei é essa parte da “defensiva” na vitória cultural: essa cultura é a mesma utilizada para liberar as Social Policies, certo? Então se uma nação gasta sua culture em Policies meu progresso para a vitória aumenta com aquela facção?

Basicamente, Culture e Tourism são a mesma coisa, a diferença é q um é a “defesa” e o outro o “ataque”. Na verdade, ñ conta o total acumulado, q é o q tu gasta pra comprar policies, mas sim o “input”, ou seja, quanto de Cultura a Civ ganha por turno, “versus” o “output” de turismo da outra Civ. Por isso, é importante se aliar com city-states culturais, já q vc tanto vai ganhar mais cultura (ou seja, aumentando sua “defesa” contra o turismo de outras civs) quando vai impedir que outras civs ganhem esse “boost cultural” (ou seja, evitando q aumentem sua própria “defesa”).

Hiryuu falou e disse :wink:

Para melhorar as relações, vc também pode tentar revelar “plots” pra eles e criar propostas favoráveis a eles no congresso mundial.

Sobre o meu AAR, o Hiryuu tá certo: eu decidi adicionar “algo mais” á história 8)
Se bem que “Monarquia” é uma Social Policy, embora seus efeitos sejam meramente técnicos.

Também há certos “modificadores”, como open borders, que facilita o turismo, e a Ideologia, se não me engano. E, no pior dos casos, vc sempre pode aniquilar aquela civ que começa a ser influente demais…

Isso isso isso
:hihi

Eu fiz isso com a Assyria :hihi

Nesse momento, eu sou a Assyria e fiz isso com os egipcios… Só de pensar naquela capital cheia de wonders… :hihi

Nem me fale em wonders, no meu jogo os EUA fazem todas as que eu quero. :stuck_out_tongue: Infelizmente eles tem a Great Wall, mas quando eu conseguir dinamite talvez a maré mude… ¬¬|

Você pode roubar a Great Wall pra você! Eu acho… ¬¬|

Hm… G1K, como é que roubo a Great Wall pra mim? No meu jogo a Etiópia conseguiu ela na minha frente (Faltando um turno para concluir :choro )…

EDIT: Vou aproveitar e fixar esse tópico de dúvidas pra facilitar o acesso a ele.

OI? Roubar Wonders? Nunca ouvi falar disso não… ¬¬|

O G1K disse isso aqui e eu fiquei nestes dias pensando em como fazê-lo…

Eu simplesmente conquistei a cidade inimiga que continha a wonder :stuck_out_tongue:

Quem possuir a wonder, recebe os seus bônus… Mas não, vc não pode carregar elas pra sua capital :hihi

Ah bom!!! Assim sim… do jeito q vcs tavam falando parecia q dava pra fazer q nem com as techs kkk
Ou q nem o bug q tinha no Civ3 q às vezes mesmo q outra civ tivesse feito uma Wonder tu podia construir ela do mesmo jeito daí ela passava pra ti…

Eu ia fazer essa pergunta aqui há uns dias, mas esqueci xD
Como que eu faço para criar uma religião?

Você tem que ganhar determinado numero daquela pomba com uma planta na boca, acho que é piety se passar o mouse sobre ela, e ajuda com construções e os proprios governantes :wink: so ver construções que dão mais piety, e ideias religiosas ajudam bastante tambem. Então aparecera um evento e você escolhe das muitas que tem, eu pessoalmente gosto da Orthodox por causa daquela cruz.

Boa resposta mas acho que ele quis perguntar sobre criar uma nova religião e não sobre adotar uma religião.