[CK2] Contos da Saxônia

A Crusader Kings 2 AAR

central.png

Contos da Saxônia

- MODS USADOS -

  1. A More Navigable Rivers HIP

  2. AI Assistant

  3. BLG/CC for HIP

  4. Better Looking Garbs

  5. BoSB Patrum Scuta + for HIP

  6. Caesar’s Books

  7. Colored Buttons

  8. Crimson Tooltip

  9. Decisive Battles

  10. Elegant Warfare v1.0 (edited to suit my playstyle)

  11. Elitism_graphics

  12. Even Bigger Text Boxes

  13. Exclave Independence (A must have for everyone)

  14. Family Heirlooms

  15. Great Works Models - HIP

  16. HIP - Historical Immersion Project

  17. HIP - Passive Finno-Ugric Pagans

  18. HIP - Very Rare Female Peasant Leaders

  19. Historical Events Pack HIP

  20. Sound Effects: Alternatio

  21. Thick and Thin Borders

  22. [LMM] Councillor XP

- ÍNDICE -

Capítulo I

4 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo I

Dos filhos de Heinrich, o irmão mais novo Otto foi feito de herdeiro primário, isso desde uma idade mais nova fez Thankmar redirecionar sua raiva cada vez maior para seu irmão. Após a morte de Heinrich, o novo Rei Otto desdenhou ainda mais de seu irmão, presenteando títulos que deveriam ser de Thankmar para outros. Foi então que a situação culminou em uma guerra civil, de um lado Otto e os leais a coroa e do outro Thankmar, os lordes da Franconia e da East Frisia.

1

Após uma longa guerra civil, Thankmar e seus aliados obtiveram a vitória no campo de batalha mesmo em menor número, com Otto sendo trazido a Thankmar em correntes. Agora os lordes vem a Thankmar procurando orientação do novo rei dos Alemães. Por outro lado Thankmar tinha outro pensamento, talvez seja necessário colocar um fim ao governo dos saxões sobre terras estrangeiras. Talvez retornar para um tempo antigo antes dos Carolíngios e Merovíngios que juntaram todos os alemães sobre um único líder. Após muita deliberação, Thankmar e os outros lordes decidiram quebrar o Reino dos Alemães, dessa forma os grandes duques se tornariam independentes, criando 4 grandes ducados, Saxony, Franconia, Swabia e Bavaria, enquanto outros lordes menores ficando a mercê de um futuro independente ou uma incorporação dentro dos 4 grandes ducados.

2


4 curtidas

Interessante… a fratura do reino dá mais possiblidade de expandir?

A ideia é começar como um dos pedaços? Ou com um personagem ainda menor?

Acompanhando

4 curtidas

É por questão de fazer uma campanha diferente mesmo, o De Jure do Reino da Alemanha se transforma no De Jure dos 3 ducados(kingdom tier title) de Saxony, Franconia e Swabia. A ideia era começar com um dos pedaços, Thankmar que se torna lider de Saxony. A decisão de formar o HRE some também, é impossível formar o HRE agora, o de Jure some.

4 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo II

Thankmar nos anos seguintes parte para o leste com o exército da Saxônia e subjuga o Margrave de Saxon Ostmark. Com esta vitória Thankmar volta para sua residência em Lippe, e coloca Humfried no comando de seu exército na invasão para o norte. O então respeitado comandante batalha em Rendsburg no inverno 944 contra a pequena força do Margrave de Billungs. O que parecia uma vitória fácil, quase acaba em desastre quando Humfried decide caçar por entre a floresta o líder do exército inimigo, em sua investida ele falha e sai ferido da batalha, mas ainda assim leva a vitória no campo de batalha.

1

O Conde Wichmann de Stade em 944 requisita a Thankmar que em troca de uma antigo favor, declare guerra contra o Duque Reginar de Brabant para tomar Hamaland para o Conde Wichmann. Thankmar aceita o pedido, pois o conselho e os outros lordes tenderiam a ver com maus olhos Thankmar caso rejeitasse o pedido de seu vassalo.

Hamaland é tomada no ano seguinte, um contra-ataque do Duque Reginar acontece algumas semanas depois, mas suas tropas são derrotadas na Batalha de Arnhem, aonde 2500 do exército de Brabant pereceriam naquele dia, e o controle de Hamaland seria agora oficialmente passado para o Conde Wichmann.

No ano 951, Thankmar decide invadir a Bohemia, com o intuito de subjugar o Duque Boleslav II, a campanha seria um sucesso absoluto, pois Thankmar pessoalmente comandaria suas tropas na Batalha de Weida, que levaria o massacre de todo o exército inimigo e a própria captura do Duque Boleslav, que alguns dias depois se ajoelharia perante Thankmar como um vassalo, e poderia retornar a suas terras em derrota.

2

Com a ajuda de metade do conselho, Thankmar da início a invasão a Holland, do Conde Wambold para forçar uma vassalagem. A invasão terminaria no ano seguinte com a vitória de Thankmar na Batalha de Tholen e a tomada de Stavoren, Haarlem e Franeker.

Ao oeste, o Reino da França sob a liderança do Rei Gotzelo Wigeriche começa a rivalizar em poder econômico e militar com o Reino da Itália governado por Lothaire II, terceiro governante da dinastia de Provence.


4 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo III

As tropas da Saxônia se encontravam em terras pagãs no ano de 963. Na região da tribo de Lubeck, o Conde de Stade libertaria o Cardeal Bernolt de Mainz das masmorras do Alto Chefe Urjasz.

No mesmo ano, o Duque Thankmar morre aos 55 anos de causas naturais, seu irmão Bruno, se torna o novo Duque aos 38 anos. Enquanto que 5 condados são passados a seu sobrinho, Wilhelm Liudolfinger.

2

Em 965, o Duque Bruno comparece a duas coroações feitas pessoalmente pelo Papa Ioannes XII, no Ducado de Swabia para a coroação de Gebhard Udoing Konradiner e no Reino da Inglaterra para a coroação de Eadmund Eadwearding of Westseax.

Alguns anos depois, Bruno prepara uma invasão a terras pagãs ao leste, uma força de 5 mil soldados tomam importantes regiões como Rostock, e derrotam um grande exército na Batalha de Rerik, mas a guerra chegaria ao fim com a Batalha de Rostock, aonde Bruno pessoalmente derrotaria o exército inimigo liderado pelo Rei Olafr da Suécia.

4

4 curtidas

Bom!

Estou só sentindo um pouco de falta de Screenshots do jogo com o mapa, para poder localizar onde a ação está acontecendo!

4 curtidas

HEhehe acho que não tem nenhuma screenshot direta do jogo em si, ja que possuo 17 capítulos escritos e com imagens editadas e mapas, mas para frente tem mapas que especificam exatamente pelo menos aonde está o personagem.

4 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo IV

Em 975, o Duque Bruno de Saxony completa 50 anos.

A vida do Duque Bruno vai chegando ao fim em 982, aos 57 anos, por conta de sua saúde complicada ele fica incapaz, o Margrave Siegfried passa a governar Saxony como regente. Algum tempo deles ele morre, seu filho Rudigar, sobe ao trono aos 15 anos, enquanto seu irmão mais novom, Cyprian, se torna o Duque da Bohemia aos 6 anos de idade.

Os primeiros anos do governo de Bruno são anos de paz e prosperidade, até que certo ponto vários exércitos de saqueadores do norte conseguem saquear vários lugares importantes em Saxony, eles são eventualmente derrotados, com isso Rudigar aproveita e manda seu exército para a conquista de Mittelmark das mãos do Rei da Polônia e Znojmo ao sul. Rudigar herda o Ducado de Zahringen após a morte de sua mãe, Bildrut, esse território estava nas mãos do Reino da França, agora passa para o Ducado de Saxony.

Com o inegável poder de seu reino e o florescimento de seu povo como justificativa, Rudigar se nomeou Imperador da Saxônia. Ninguém ousa questionar seu poder no domínio terreno. Mas mesmo agora muitos estão sussurrando sobre a ousadia, e talvez até a presunção, de se nomear como tal. Você merece esse título? Isso não é para Deus decidir? O que diz o Santo Padre? Sem a bênção papal, pode ser difícil convencer até mesmo seus próprios súditos leais de seu direito de se chamar Imperador. Tenho certeza de que a aprovação papal é uma mera formalidade pensou Rudigar.

No ano de 998, o Imperador Rudigar inicia uma guerra de vassalagem contra o Duque Falko da Carinthia. A guerra se estenderia por dois anos, a força militar do Império se mostrou demais para as forças da Carinthia que não apresentaram uma defesa adequada, enquanto as forças da Saxônia apenas tomaram o que viam pela frente.

Em 1013, o Imperador Rudigar aproveita que o Rei Gotzelo III estava em guerra na Catalunha contra os mouros para declarar uma Grande Conquista contra a França, todos os membros do conselho apoiam a ideia e rapidamente o preparo do exército começa.

O que parecia uma invasão razoavelmente tranquila mudou completamente após derrotas na Batalha de Provins e Melun, mais importante em Melun, aonde 6.700 soldados imperiais foram derrotados por 5300 soldados franceses que conseguiriam recuperar o controle de Paris e Besançon nos meses seguintes.

A situação interna apenas pioraria, parte dos lordes do Império forçaram Rudigar a dar parte de suas terras a alguns lordes da facção em específico enquanto contratava mercenários e esperava por reforços para uma segunda investida em 1017, cinco anos após o início da guerra.

Mas a vitória viria no final do ano, pois a alguns meses o Rei Gotzelo III havia morrido em cárcere, e seu filho de apenas 6 anos começaria a reinar. Aproveitando esse enfraquecimento, as tropas imperiais retomaram Paris, e rapidamente tomaram a capital aonde residia o pequeno rei, o aprisionando, conseguindo então a vitória na guerra, mesmo perdendo no campo de batalha.

Após a conquista, o Império pode agora ser dividido em três importantes partes, o coração do Império, composto pela maioria dos lordes originários da Saxônia, os reinos do sul, composto por alguns reinos vassalados e alguns criados sobre a liderança mista de lordes locais e de saxões colonizadores, e por ultimo, o recém conquistado território dos duques franceses, com senhores propensos a rebeliões.

(Imagem em 4K)


4 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo V

O Imperador Rudigar acaba falecendo aos 67 anos no ano de 1034, após 36 anos de reinado. Infelizmente seu filho Frederik morreu antes de Rudigar, então seu segundo neto, o jovem Abo se torna Imperador.

Os 4 primeiro anos de reinado de Abo servem para pacificar as ambições de vários lordes, mais importante os mais distantes da capital imperial. Por vários anos Abo solicitou ao Papa a sua presença para uma coroação, mas o mesmo continuava a declinar, pois tentava persuadir Abo a mandar o exército imperial ao sul guerrear contra o Rei da Itália, para reaver antigos territórios papais.

Após anos, Abo, cansado das exigências do Papa, decide apontar a lei de Investidura Gratuita no Império, contrariando o Papa, que não tem outra escolha, a não ser coroar Abo em troca de fazer a Investidura do Império voltar a ser controlada por Roma.

O parente dinástico do Imperador Abo, o Conde Gelder de Mark, já foi um descendente da Casa Liudolfinger sem nada a herdar. Desde então, ele forjou seu próprio caminho como governante. Então ele estabeleceu um ramo cadete dos Liudolfingers. De agora em diante, ele e toda sua prole serão conhecidos como integrantes da Casa Liudolfinger-Mark.

Em 1048, o Imperador Abo inicia uma invasão a Poitou, a favor do Conde Ugues de Blois. 14.000 soldados chegam as terras francesas, mas Abo os comanda para tomar a capital do Reino da Borgonha em Rougermont. Após um assalto, a capital é tomada, os soldados imperiais encontram a pequena Rainha Hemma e sua prima, a filha do Rei Liutpolt de Navarra. Os senhores da Borgonha não tem o que fazer a não ser entregar Poitou em troca de livrar sua rainha do encarceramento.

Após a guerra, o Imperador passa a trocar a guarda imperial, composta em sua maioria por uma cavalaria leve, e uma minoria de cavalaria pesada, por uma guarda de piqueiros e arqueiros treinados.

No ano de 1053, missionários vindos do Império conseguem o feito de fazer batismos em massa em Tiundaland. Mesmo que os padres escrevem que eles não se sentem inteiramente convencidos da sinceridade dos bárbaros, a cerimônia acaba indo bem e a Suécia se torna oficialmente católica. O Rei Gudrodr inicia uma grande cerimônia em sua capital, no resto da Europa cristã ele ficaria agora conhecido como ‘o Confessor’.

4 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo VI

Umayya al-‘Umawí, um sunita pagão, declarou-se o chamado Califa da Espanha. Mesmo que ele zombe do próprio título, seu poder é inegável. Todos os cristãos fariam bem em ser cautelosos a evitar subestimar esse novo rival.

Em 1058, o Imperador Abo e o exército imperial se encontravam em território inimigo, mais especificamente em Auvergne, com o intuito de tomar a região, mas logo ele foi obrigado a partir mais para o sul derrotar o exército inimigo. O encontro dos dois exércitos ficaria marcado como a Batalha de Nîmes, aonde em meio à batalha, Abo presenciara suas tropas lutar com excelência, enquanto os comandantes continuam dando ordens para continuarem indo em frente. Em certo ponto o Imperador ouve um soldado clamando por ajuda por perto, ele vai até o soldado, quando de repente é acertado na perna, enquanto o inimigo cerrando os dentes grita: “Fique abaixado, seu leitor ávido de mente estreita!”. Quando Abo olha para cima ele vê o comandante inimigo na sua frente, era a própria Rainha Hemma de Burgundy, ele então decide enfrentar ele mesmo a rainha.

“É um ótimo dia para um duelo!” insinua Abo, enquanto levanta sua espada, a Dragonseeker. “Chega de falar”, rosna a rainha. O duelo continua, mesmo com uma proficiência menor com a espada, Abo consegue com um equipamento mais completo colocar sua oponente com a face ao chão, enquanto ela é severamente ferida, sem conseguir se levantar, a rainha é aprisionada pelos soldados imperiais. Ao final da batalha a guerra estava ganha.

2

3

No ano de 1069, o Imperador Abo decide ir para um esconderijo, após vários relatos de esquemas na corte para tentar assassina-lo. Algum tempo depois, o regente do império, o Rei Jacob da Grande Moravia, decide liderar o conselho e diminuir a lei de Autoridade da Coroa. A noticia chega ao esconderijo de Abo, que com raiva tenta voltar para a capital, mas sua guarda não o deixa, o Imperador então percebe que caiu em uma armadilha de Jacob, que é regente e mestre dos espiões do Império, que agora controla suas terras, enquanto seu imperador permanece em cárcere.


3 curtidas

É, eu tenho q tirar um tempinho pra aparecer mais aqui… e ler com prazer essa AAR, com calma…

3 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo VII

O Imperador Abo acaba falecendo em 1079, após 45 anos de reinado, ele deixa uma filha e 2 flhos. A Princesa Reginlint se casaria com o Príncipe Murchad e partiria para a Escócia. Enquanto Hans se tornaria Imperador da Saxônia, o mais novo dos três foi o Príncipe Johann, que herdaria de seu pai as terras imperiais de Wendland, onde na região de Altmark, no Castelo e Salzwedel ele seria coroado Rei de toda a Wendland, mesmo assim abaixo de seu irmão, o imperador.

Os 5 anos seguintes, o agora Imperador Hans se comprometeria a passar a maior parte do tempo acalmando as pretensões dos vários lordes imperiais e suas altas ambições, ao mesmo tempo que esporadicamente invadia terras pagãs ao norte, e guerrearia com os reis da Aquitania e Burgundy ao sul da França. Quando Hans se tornou imperador, prontamente ele arranjou casamentos para seus filhos nas famílias mais poderosas dentro do império.

Johann Abossunu Liudolfiger, Rei de Wendland, passaria esse tempo guerreando contra o rei da Polônia ao leste, já que mesmo criando facções dentro do império com pretensões quase traiçoeiras foram perdendo poder com tempo e o esforço dos partidários de seu irmão, o imperador.

No ano de 1084, o Imperador Hans acabaria falecendo aos 39 anos, após um período doente, seu filho Reinmar de apenas 19 anos herdaria o império. Seria nesse tempo tumultuoso que Abo, avô de Reinmar se tornaria um Santo para o catolicismo após 5 anos de sua morte.

1

A coroação de Reinmar aconteceu em 1085, deveria ser o Papa que completaria a cerimônia, mas o mesmo pretendia fazer com que Reinmar invadisse o reino da Itália para reaver terras ao Papa. Cansado das pretensões terrenas do Papa, a lei de investidura gratuita seria apontada novamente, e a coroação do imperador seria finalizada nas mãos do Príncipe-Bispo Reinmar de Utrecht.

2

Em 1085, o Kralj Zvonimir da Croácia invade as terras imperiais, seus dois exércitos tomam Szatmár e Sanneck. No ano seguinte 14,000 soldados imperiais liderados pelo Duque de Limousin retoma Szatmár das forças croatas, e parte para o sul de encontro com o exército croata e consegue a primeira vitória da guerra na Batalha de Zemplen, infligindo 5,200 baixas aos croatas. Até 1087 o exército imperial consegue mais três vitórias em batalha, consequentemente os croatas perdem os castelos tomados e não conseguem mais juntar tropas suficientes para tentar novamente, dessa forma a guerra termina em uma vitória completa da Saxônia. O kralj da Croácia é obrigado a pagar 6 vezes o valor de todo o tesouro do reino como compensação.


3 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo VIII

O Rei Johann de Wendland, denunciou seu irmão e imperador duramente a reunião da facção de prosperidade em Altmark, mas apenas conseguiu tornar a fação ainda mais leal ao imperador após pesadas discussões entre os lordes integrantes.

1

No ano de 1091, o Imperador decide conceder toda a região da Dinamarca para a República Mercantil de Holstein, agora República da Dinamarca, governada pelo Líder Cissa von Holstein com a principal cidade sendo Hetheby.

A primeira Cruzada termina em vitória no ano de 1101, o Imperador Reinmar da Saxônia derrota o Califa Aslam da Espanha e toma os territórios ao redor da cordilheira dos Pireneus, território oficial da Aquitânia. Alguns lordes de outras regiões da Europa foram agraciados com terras na região, mas se tornariam vassalos do Imperador Reinmar.

3

Após a vitória na Cruzada, o Imperador na capital anuncia um Grande Torneio, ele manda convites por toda a Saxônia atrás dos melhores guerreiros, os chamado para se reunirem em Lippe em dois meses. O evento prometia ser um espetáculo de enorme magnitude, enquanto os prêmios seriam os maiores já premiados além de ganhar o respeito de toda a Saxônia.

Mesmo perdendo várias de suas lutas, o Príncipe Henneke Liudolfinger ainda assim conseguiu lutar o suficiente para conseguir o terceiro lugar no grande torneio. Tendo perdido apenas na sua luta final corpo a corpo, o Conde Humfrit de Liernais mostrou sua bravura e alcançou o segundo lugar no torneio. Por fim, tendo lutado por todo o torneio, Bashsar al-Zahirí foi coroado o vencedor do Grande Torneio do Imperador Reinmar e consagrado com honras em uma cerimônia elaborada.

Reinmar sempre teve um quadro de guarda pessoal para o proteger, mas recentemente o Príncipe Eggerd de Wendland provou sua lealdade e determinação em ser o melhor deles. De fato, um certo dia ele impediu um pretenso assassino de entrar nos jardins do palácio, claramente Eggerd tem sua total lealdade com o Imperador Reinmar, seu tio.

5


4 curtidas

Sendo CK, quando fala em lealdade eu já penso em quando será a traição de um dos dois.

3 curtidas

Lendo aos poucos, mas gostando bastante até agora :slight_smile:

3 curtidas

Comecei a acompanhar.

Pior que se não houver, o jogo corre o risco de ficar monótono… Depender da AI para movimentações é meio chato.

3 curtidas

the AI is very subtle, sometimes I find myself seeing interesting stories when I see former leaders of nations for example, these are things that we don’t directly perceive playing.

2 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo IX

A invasão de 1105 contra o Reino da Itália termina em absoluto sucesso após as tropas do Príncipe Eggerd conquistarem Lomello e tomarem como prisioneiros a rainha Mãe Floriana e o Rei Severo II da Itália, ainda uma criança.

Com a vitória na guerra, Delinda de’Conti, consorte do Rei Hans de Wendland é coroada Rainha da Itália.

Uma crise sucessória irrompeu no ano de 1112 e terminou em 1113, começando com a morte do Rei Hans de Wendland. Seu filho, Eggerd herdaria o Reino de Wendland, tirando o governo de uma das regiões mais importantes do Império da Saxônia das mãos do Imperador Reinmar. Por um ano, o Império foi enfraquecido, até a morte do Rei Eggerd em 1113 de forma suspeita aos 41 anos. Uma nova divisão ocorreria, Engelhard se tornaria Rei da Itália aos 13 anos, enquanto seu irmão Thankmar herdaria as terras de Wendland. Com esse enfraquecimento, o Imperador prontamente invadiu Wendland e a colocou de volta dentro do Império.

No ano de 1110, as tropas imperiais efetivamente tomam a região de Castela após uma invasão de mais de 20.000 soldados, conquistando os assentamentos e derrotando no campo de batalha as forças do Califa Aslam.

Em Abril de 1115, o Imperador Reinmar morreria em uma viagem por suas terras, alguns desconfiavam que tenha sido assassinado, mas não foi encontrado provas de um mandante.

4

Hermann, um primo distante se tornaria o novo Imperador da Saxônia, era famoso por ter bastante conhecimento sobre as escrituras sagradas, foco de seus estudos filosóficos conhecidos pelos padres da Saxônia.

3 curtidas

image


Contos da Saxônia - Capítulo X

Vários lordes do Império liderados pela Rainha Diedke da Grande Moravia demandam ao Imperador que o Condado de Tecklenburg seja garantido ao Conde Weybrecht, um dos lordes do grupo. O Imperador prontamente rejeita, alguns dos lordes do grupo decidem se rebelar e o forçar, eclode então uma guerra civil no Império.

Após 5 meses, o Imperador Hermann decide se render, a superioridade do exército rebelde o surpreendeu, enquanto o resto dos lordes do império decidem ficar neutros na guerra. Com a derrota na guerra civil, Hermann é deposto, e seu primo Bertram se torna o novo Imperador da Saxônia.

2

No ano de 1123, Carmine usurpou o título de Rei da Itália de um membro da família Liudolfinger, isso deu a Bertram um motivo para invadir a Itália, e foi o que ele fez. Em uma invasão que durou 2 anos, o exército de Carmine não seria pariu para o grande exército imperial de mais de 20.000 soldados que atravessaria os Alpes, com metade disposto como o Exército do Imperador Bertram e a outra metade como Exército do Duque Gilles. Com a vitória, Bertram garantiu novamente a coroa da Itália para Engelhard Liudolfinger, o Duque de Milão, mas dessa vez o reino da Itália estaria dentro do Império da Saxônia.

Em 1126 se inicia a maior guerra civil na Saxônia até o momento, com a maior parte dos acontecimentos acontecendo no coração da Saxônia e nos reinos ao sudeste. Uma das tragédias aconteceria na Batalha de Lippe, aonde o Imperador Bertram seria severamente ferido no campo de batalha.

4

O exército imperial havia conseguido alguns sucessos no campo de batalha e tomado assentamentos importantes, mas em 1127 nos rebeldes obtiveram uma vitória considerável na Batalha de Leuchtenberg, onde 18.000 lealistas foram derrotados por 14.000 rebeldes. Ambos os lados sofreram pesadas baixas, os lealistas saíram derrotados mas ainda assim com uma vantagem numérica.

Um mês após a Batalha de Leuchtenberg, o Imperador Bertram acaba falecendo após 40 anos, em sua cama por conta dos ferimentos sofridos há um ano. Hermann, um parente herda o Império, enquanto o filho do Imperador Bertram, Ghert, herda o as terras do Reino da França.

6

Do outro lado do Império, na borda com os muçulmanos, locais liderados por Rosendo, um castelhano convertido ao islã se rebela juntamente com outros 5.000 rebeldes, colocando mais uma pressão sobre o começo do reinado de Hermann.

Com a guerra civil ficando cada vez mais inconclusiva, e outros fatores importantes que deviam ser liados, como rebeldes muçulmanos ao oeste e outros lordes descontentes, é então organizado um encontro entre Hermann e Waltard von Babenberg, líder dos rebeldes, na qual acabam negociando uma paz branca entre as partes, na qual a revolta acabaria em troca de que os integrantes continuaram livres e não seriam tratados como traidores.


4 curtidas