Capítulo III
Em 2035, o Lorde Pirata Donato morreria misteriosamente aos 31 anos, seu irmão, o Lorde Pirata das Ilhas Nacary herdaria suas terras, enquanto a maioria dos capitães que serviam a Donato pacificamente aceitam servirem ao Lorde Pirata Berto II, já que é nas Ilhas Siren aonde estão seus empreendimentos, riquezas, famílias e tesouros escondidos…
A região de Miragliano, no norte de Tilea se encontra em um estado bem enfraquecido, essa é uma oportunidade perfeita para qualquer pirata. O Príncipe Pirata Berto recebe noticias de saques constantes nessa região por outros piratas, mas ele decide fazer diferente, decide conquistar as terras que puder e controlar os assentamentos em vez de apenas saqueá-los. Os piratas sob seu comando inicialmente eram contra isso, mas ao ouvirem que eles poderiam dividir as terras entre eles, rapidamente eles concordam com o plano do Príncipe Pirata.
Miragliano cai rapidamente, a cidade já estava exausta de constantes guerras na região, agora por todos os becos os piratas fazem o que querem, enquanto a população local ou foge para o interior ou se esconde o máximo que conseguem. Logo depois, o Príncipe Pirata Berto inicia outra invasão, dessa vez em Estalia, contra o Reino de Cantonia, que recentemente se encontrava em estado de guerra contra o High Tribune de Magritta.
Enquanto o Príncipe Pirata passa a controlar Cordobra, o seu filho conquista Aquilas, que inclusive Lorenzo Calafina se torna o Capitão da tripulação que controla a região, ele é o filho da famosa Capitã Fortunata Calafina que morreu recentemente aos 48 anos, a pirata que havia perdido suas terras nas Ilhas Siren para o Príncipe Pirata Berto muitos anos atrás.
Em Pirate’s Current, a frota Berto encontra a frota do Príncipe Fabio II de Miragliano, comandada pessoalmente pelo Príncipe. Berto se prepara para o impacto quando a nau capitânia do Príncipe Fabio II de Miragliano se chocou contra o casco da capitânia de Berto, ouvindo gritos quando a força jogou os piratas contra os trilhos. Vendo suas correntes já voando em direção ao convés, Berto saca sua arma e grita para seus homens fazerem o mesmo, prontos para repelir os convidados indesejados. Sangue respinga no convés e velas quando eles subiram a bordo, direto para os sabres piratas.
O Príncipe Fabio II de Miragliano participa da batalha no mar, e reconhece a derrota que estava na sua frente, e por conta de sua arrogância, ao tentar voltar para o seu navio, acidentalmente cai no mar e morre afogado entre os destroços dos dois navios, enquanto o resto de sua armada decide bater em retirada quando no horizonte conseguem ver mais 90 navios piratas em sua direção.
Após a batalha no mar, a armada pirata segue para Ebino, que é tomada nos meses seguintes por 11,000 piratas, o Capitão do Mar Luca Zucaro é feito Lorde Pirata de Miragliano após a tomada de Ebino.
Aos 59 anos, o Príncipe Pirata Berto I morre naturalmente, o pirata mais famoso e temido de sua geração por todo o Velho Mundo e costa de Araby. O seu filho, Berto II se torna por pura autoridade o Príncipe Pirata de Sartosa aos 41 anos, já bastante conhecido como um Capitão do Mar, além de ser um bêbado bastante reconhecido, na qual costuma com sua tripulação enfrentar todas as tempestades que encontram enquanto se embebedem e cantam as mais variadas canções enquanto tentam não morrer; obviamente que muitos falham nessa curiosa atitude, talvez Stromfels realmente aprecie essa pratica de Berto II.
Para mostrar sua autoridade sobre os outros Lordes Piratas de Sartosa, Berto II decide declarar uma invasão a Tobaro, pessoalmente ele lidera uma armada de 120 navios e 8,000 piratas na investida, que se mostra um sucesso após a tomada de Tobaro, e a expulsão da classe nobre desta importante cidade.
Diferentemente de seu pai, o Príncipe Pirata Berto II seguia uma politica de controle pirata, em vez de apenas saquear a costa de assentamentos por todo o mar entre o Old World e Araby, ele decidiu organizar varias conquistas da costa dos mais variados estados e lugares, obviamente a riqueza de Sartosa diminuiria, mas a riqueza das “colônias piratas” fora delas aumentou comparada aos anos de seu pai, quem diria que piratas são mais eficientes saqueando do que coletando impostos…
Até 2047, os piratas sob o comando do Príncipe Pirata Berto II conquista Lambruso, uma cidade seguindo o rio que desagua em Ebino. A capital do Reino de Cantônia, Cordobra e a região de Fierra caem para os piratas, a Rainha Alameda vê o seu reino se desintegrar e foge para o Ducado de Las Marcas no norte de Estalia. Na Costa de Black Gulf, os pirata pela primeira vez em anos combatem Orcs, conquistando Tirzor e CHayuk, milhares de corsários, a força pessoal de Berto II, demora anos para extinguir todos os Orcs da região para não causarem problemas aos colonos na costa.
Na terra distante de Kislev, hordas de Night Goblins conquistam várias cidades e fortificações, e após anos de guerra contra o Alto Reino de Kislev, Rodislav não possuía mais autoridade para fora dos muros de Kislev que chegaria a ser saqueada varias vezes pelos Nights Goblins, o grande reino finalmente caiu perante uma das ameaças ao mundo dos homens.