[CK2] Tales of St. George's Channel

[center]Crusader Kings II:
Tales of St. George’s Channel
[/align] [center]Contos do Canal de São Jorge[/align]

[center]Apresentação:[/align]
[justify][tab=30]Jogo: Crusader Kings II + expansões Sword of Islam, Legacy of Rome, Sunset Invasion, The Republic, The Old Gods e Sons of Abraham[/align]

[justify][tab=30]Configurações do Jogo:
[tab=30]StartDate: 867dC
[tab=30]Monarca: Conde Rhodri de Dyfed
[tab=30]Extras: Modo Ironman (ou seja, sem reload…)
[tab=30]Objetivos: Me divertir e tentar apresentar um pouco das mecânicas do jogo
[tab=30]Estilo da AAR: Narrativa/Gameplay
[/align]

[justify][tab=30]O Jogo:A Europa está em tumulto. As terras estão fragmentadas em pequenos feudos, ao norte e ao sul pagãos planejam a invasão aos reinos católicos, e o Santo Padre declara que todos aqueles que se dispuserem a libertar a Terra Santa serão libertados de seus pecados. Agora é o momento para a grandeza.
[tab=30]Iniciando, agora, em 867dC e indo até 1453dC, há muito para conquistar, mas manter-se no poder, ah, isso é outra história…
[tab=30]Crusader Kings II explora um dos períodos decisivos na história do mundo em uma experiência trabalhada pela Paradox Development Studio, os mestres de estratégia. A Europa medieval ganha vida neste jogo de cavaleiros, esquemas e tronos.
[/align]

[center]Índice:
Capítulo 01: Era uma vez…:
Capítulo 02: O Mundo Recompensa os Bravos…:
Capítulo 03: Administrando a Corte…:
Capítulo 04: E a Roda do Destino Continua a Girar…:
Capítulo 05: E Tudo Vai Bem Quando…:
Capítulo 06: Crescendo Sem (Muitos) Problemas…:
Capítulo 07: Maioridade Tumultuada…:
Interlúdio I:
Capítulo 08: Jornada de Resultados…:
Capítulo 09: Coroa de Louros…:
Capítulo 10: Um Reino Tumultuado…:
Capítulo 11: Uma Vitória Fácil…:
Capítulo 12: Preparando o Terreno…:
Capítulo 13: Espera e Preparações…:
Capítulo 14: Começando a Expansão…:
Capítulo 15: Rumo à Ilha Esmeralda…:
Capítulo 16: One Dynasty To Rule Them All…:
Capítulo 17: Rainha Coroada…:
Capítulo 18: A Espada e a Pena…:
Capítulo 19: A Adaga e a Espada…:
Capítulo 20: Guerra e Alianças…:
Capítulo 21: Revoltas e Alianças…:
Capítulo 22: Perdas e Ganhos…:
Capítulo 23: Enfim, Um Pouco de Paz…:
Capítulo 24: Paz, E Um Pouco de Administração…:
[/align]

[center]Capítulo 01: Era uma vez…:[/align]

[center]Negociador Carismático, Moderado, Ambicioso, Luxurioso e Justo – bons traits[/align]
[justify][tab=30]… um grande e poderoso Conde, amado por todos e invejado por muitos. Ok, ok, menos, menos…
[tab=30]Sou o Conde Rhodri de Dyfed, 16 anos, galês, católico. Filho de Hyfaidd ap Bledrig (meu Espião), meio-irmão de Llywarch ap Hyfaidd (meu Marechal), vassalo do Rei Hywel Morgannwog de Deheubarth. Estes Contos do Canal de São Jorge estão sendo escritos para que minha descendência saiba suas origens, e aprenda com meus erros e acertos.
[/align]

[justify][tab=30]Contemplem meu grande reino, que se estende… er… Certo, nem tão grande assim… o Condado de Dyfed me pertence, contando com o Baronato de Dinefwr (sob meu domínio), o Bispado de Tyddewi e a Cidade de Carmarthen. Um começo humilde, mas que apenas servirá para engrandecer ainda mais o nome dos Dyfed![/align]

[justify][tab=30]Antes de mais nada, preciso me casar. Sem me casar, não terei filhos. Sem filhos, quem herdará minhas terras será ou meu velho pai ou meu ignorante meio-irmão, e não quero nada disso! Portanto, minha Ambição é Me Casar.[/align]

[justify][tab=30]Ah, princesas, condessas e filhas de altos membros da nobreza de toda a Europa, fazendo fila para terem a honra de casarem comigo! Qualquer um escolheria Ermentrude, Princesa de West Francia, ou Gisele, Princesa da Itália, ou Ximena, Princesa de Navarra, como esposa. Mas não eu![/align]

[justify][tab=30]Minha escolhida é Nest, Princesa de Gwynned, filha do Rei Rhodri, o Grande. Apesar de seus apenas 13 aos, o que significa que ficaremos noivos por algum tempo, a proximidade (e a aliança) com seu pai podem significar ajuda caso eu necessite, e, quem sabe, uma futura expansão – sou Ambicioso, afinal de contas! E não tem nada a ver o fato de que ele tem o mesmo nome que eu - ou eu que tenho o mesmo nome dele? Ah, não importa.[/align]

[justify][tab=30]Com o pedido de noivado enviado, me volto para meus vassalos – Cynwallon, Bispo de Tyddewi, e Arthwr, Prefeito de Carmarthen. Como meu Demesne comporta 4 possessões, decido revogar os títulos dos dois – isso significará impostos diretos para mim e, portanto, maiores.[/align]

[justify][tab=30]Enquanto aguardo as respostas, coloco meu Conselho para trabalhar. Anarawd ap Tegid, meu Chanceler, vai Criar um Clamor em Glamorgan. Llywarch ap Hyfaidd, meu meio-irmão e Marechal, Treinar Tropas em Dyfed. Pedr, meu Administrador, Recolher Impostos em Dyfed. Hyfaidd ap Bledrig, meu pai e Espião, Construir Rede de Espionagem em Dyfed. E Gruffydd ap Elisedd, meu Capelão, Converter quaisquer hereges em Dyfed.[/align]

[justify][tab=30]A resposta de Cynwallon chega no dia 05, aceitando minha revogação.[/align]

[justify][tab=30]Dia 09, meu Chanceler me envia a notícia de que conseguiu Criar um Clamor sobre o Condado de Glamorgan. Um trabalho muito rápido e, embora me custe Ouro e Prestígio, são coisas que poderei recuperar depois.[/align]

[center]Não sei o porquê, mas se um Duque diz que sou Heróico, quem sou eu pra discordar?[/align]
[justify][tab=30]Dia 14, duas notícias: o Rei Rhodri aceitou o noivado entre mim e Nest; e meu pai deseja casar-se. Encontro a jovem Ermessenda de Barcelona, e envio a proposta de casamento.[/align]

[justify][tab=30]Arthwr aceita a revogação de Carmarthen no dia 16.[/align]

[center] [/align]
[justify][tab=30]Com isso minha renda aumenta de 1.30 moedas de ouro para 2.11 moedas de ouro ao mês.[/align]

[justify][tab=30]Em 09 de Fevereiro meu Rei se oferece para ajudar o Rei Edmund de East Anglia na Invasão de East Anglia pelos Filhos de Lodbrok. Isso pode ser muito interessante… para mim, é claro![/align]

[justify][tab=30]Infelizmente ainda tenho muito o que treinar para que meu exército fique com força total…[/align]

[center]E continuo sendo chamado de Heróico, sem nem ter feito nada ainda![/align]
[justify][tab=30]E dia 24 meu pai se casa com Ermessenda. E resolvo que Prestígio é melhor que Ouro, ao menos por enquanto.[/align]

[justify][tab=30]E dia 15 de Maio que decide que quer se casar também é meu meio-irmão… O cara é tão inútil que até nisso precisa de ajuda… Proponho um noivado com uma filha do Duque de Provença.[/align]

[center]De Heróico para Glorioso, todos reconhecem minha magnanimidade.[/align]
[justify][tab=30]Dia 29 o Duque responde positivamente sobre o noivado.[/align]

[justify][tab=30]Em 05 de Novembro eu me lembro de aumentar os Impostos sobre os Feudos de Nenhum para Mínimo. Como não tenho nenhum vassalo para discordar, é aprovado automaticamente.[/align]

[justify][tab=30]Em 05 de Janeiro de 868 Richeut atinge a maioridade, e o pedido de oficialização do Casamento dela com meu meio-irmão é enviado ao Duque.[/align]

[center]Eu digo, se continuarem me chamando de Glorioso, vou acabar acreditando.[/align]
[justify][tab=30]Que aceita o casamento no dia 09.[/align]

[justify][tab=30]No dia 20 de Março, chegam notícias de que os exércitos de Glamorgan e Deheubarth, juntamente com o restante da aliança, é derrotado pelos exércitos de Jorvik. A aniquilação de meus vizinhos é uma ótima notícia![/align]

[justify][tab=30]A notícia da vitória viking me lembra q meu Chanceler está sem fazer nada, então mando ele Criar um Clamor em Gwent.[/align]

[justify][tab=30]A 03 de Dezembro, meu pai, e Espião, morre repentinamente aos 58 anos. A princípio achei que fosse pelo recente casamento com uma mulher 38 anos mais jovem, mas depois fico sabendo que foi um “acidente”. Sendo ele meu herdeiro direto, o próximo na fila é meu meio-irmão… Isso não está me cheirando bem…[/align]

[justify][tab=30]Com a morte de meu pai, Elisedd ap Tewdwr é promovido a Espião, e colocado para Descobrir Conspirações em Dyfed. Como eu disse, há algo de podre no Reino da Dinam… digo, em Dyfed. E eu quero saber o que é![/align]

[justify][tab=30]E Elisedd logo mostra serviço, embora não da forma que eu esperava… Em 28 de Janeiro de 869 ele descobre um Complô em que Gruffydd, meu Capelão, quer Matar meu meio-irmão. Hum… isso pode bem vir a meu favor, então decido deixá-lo livre para seguir seus planos.[/align]

[justify][tab=30]A 04 de Junho de 869 a Invasão de East Anglia pelos Filhos de Lodbrok termina, e o Rei Edmund de East Anglia foi derrotado![/align]

[justify][tab=30]Mesmo sem meus exércitos estarem com força total, esta é uma oportunidade que não posso perder.[/align]

[justify][tab=30]Antes que o Conde Arthfael de Glamorgan possa se recuperar da guerra, declaro guerra Clamando Glamorgan.[/align]

haha, CK2!! Vamos ver se eu aprendo alguma coisa com o mestre hehe

Muito bom,acompanhado!!
Quando sai o próximo!

Tá muito bom, como sempre :wink:

Só uma coisa, você colocou o “created a Claim” como criou um clamor, quando o correto seria criou uma reivindicação. :goodpost

E o q tu acha q significa Clamor? :stuck_out_tongue:

Significado de Clamar
v.t. Proferir em altas vozes; gritar, bradar.
Implorar, suplicar, exorar.
Reclamar, exigir.
V.i. Soltar altas vozes; gritar.
Vociferar, bradar.

Significado de Reclamação
s.f. Ato ou efeito de reclamar, de reivindicar, de protestar.

:wink:

Terceira definição do dicionário?? Não sei não, hein xD

Usa reivindicação que fica melhor de ler… :stuck_out_tongue:

Concordo com o Henry, o uso da palavra clamor no lugar de reivindicação traz um certo desconforto para mim, mas tirando isso foi otima :wink:

CK2! Nice! E você ainda deixou o Sunset Invasion on! Corajoso, hein… Britannia é normalmente o primeiro alvo deles…

Mesmo com o susnset on é muito dificíl sobrerviver a invasão eu mesmo não consigo!

[center]Capítulo 002: O Mundo Recompensa os Bravos…:[/align]

[justify][tab=30]Em 10 de Junho, 796 bravos dyfedenses iniciam a marcha para Glamorgan, onde 392 soldados preparam-se para defender o Condado.[/align]

[center]E eu fiz a burrada de deixar Cynwallon liderar as tropas, com 0 em Marcial…[/align]
[justify][tab=30]Além de nossa vantagem numérica, os inimigos estão em apenas duas colunas, deixando o flanco direito exposto à nossa coluna da esquerda.[/align]

[justify][tab=30]E em 1º de Julho a vitória é nossa, 51 perdas contra 280 do inimigo, e 53% de warscore por esta vitória! O Castelo de Cardiff é então cercado.[/align]

[justify][tab=30]Em 15 de Dezembro meu Chanceler consegue Criar um Clamor pelo Condado de Gwent.[/align]

[center]Acho que alguém está com medinho…[/align]
[justify][tab=30]Em 13 de Janeiro de 870, meu suserano decide me dar o título de Mestre dos cavalos. Terá isso algo a ver com o recente Clamor criado pelo meu Chanceler?[/align]

[justify][tab=30]Em 16 de Janeiro minha noiva atinge a maioridade, e o pedido oficial de casamento é enviado.[/align]

[justify][tab=30]O pedido é aceito, alcanço minha Ambição de Me Casar, e decido recolher algum ouro para pagar os custos do casamento – e financiar a guerra atual.[/align]

[center]7 irmãos? Sério? Pelo menos isso deverá causar muuuuuuitas brigas internas…[/align]
[justify][tab=30]Ah, minha jovem esposa Nest. Uma Soldado Durona, Diligente, Moderada, Honesta e Ambiciosa. E com Clamores pelo Reino de Gwynned e pelo Ducado das Ilhas.[/align]

[justify][tab=30]Tendo me casado, minha próxima Ambição é, sem dúvida, Ter um Filho que dará continuidade à minha dinastia e ao meu grandioso nome.[/align]

[justify][tab=30]Em 22 de Fevereiro Cardiff cai.[/align]

[justify][tab=30]E o próximo alvo é o Bispado de Llandaff…[/align]

[justify][tab=30]… que cai em 09 de Maio.[/align]

[justify][tab=30]Já tendo alcançado 100% de warscore, por que continuar a guerra? Envio um pedido de paz ao Conde Arthfael.[/align]

[justify][tab=30]Que obviamente aceita os termos, e o Condado de Glamorgan passa a ser meu domínio.[/align]

[justify][tab=30]Um Condado padrão: um Baronato, Cardiff; um Bispado, Llandaff; e uma Cidade, Swansea.[/align]

[justify][tab=30]Com a conquista, um bom aumento na quantidade máxima de soldados de meu exército.[/align]

[justify][tab=30]O melhor é atacar quando o inimigo menos esperar. E como provavelmente ele não iria esperar que eu atacasse logo após sair de uma conquista, ainda dia 09 de Maio, após debandar o exército, declaro guerra ao Rei Hywel Morgannwog Clamando Gwent.[/align]

[justify][tab=30]Como agora as coisas não seriam tão fáceis, já que o Rei possui mais de 500 homens contra os poucos mais de 750 que eu, contrato os mercenários do Bando Lombardo do Condottiere Cesare para me auxiliar. 1294 soldados ao custo de 75 moedas de ouro e mais 8.10 moedas ao mês.[/align]

[justify][tab=30]E em 28 de Maio os exércitos se chocam. Desta vez lembrei de colocar meus melhores homens no comando, eu mesmo inclusive decidi comandar a coluna da esquerda – a mais numerosa, é claro.[/align]

[center]Mercenários: caros, mas efetivos[/align]
[justify][tab=30]A grande superioridade numérica, aliada ao fato da coluna inimiga ser flanqueada por ambos os lados, levaram ao óbvio: nossa vitória, com apenas 36 baixas, e a aniquilação total das forças defensoras.[/align]

[justify][tab=30]Após a vitória, agradeço ao Condottiere Cesare pela ajuda, e o libero de meus serviços. Minhas forças são agora suficientes para o cerco ao Castelo de Caerwent.[/align]

[justify][tab=30]Em 28 de Julho, uma notícia que poderia ser preocupante: o Rei Áed de Tara aceitou o Chamado às Armas do Rei Hywel. Talvez eu não devesse ter liberado os mercenários tão cedo – embora eu logo ficaria sem dinheiro para pagá-los, de qualquer maneira.[/align]

[justify][tab=30]Em 30 de Agosto descubro que tenho Sífilis. Isso não é bom, não é bom mesmo…[/align]

[justify][tab=30]Em 23 de Fevereiro de 871, o exército do Rei Áed chega a Dyfed. Não é nenhuma “grande força defensora”, então nem vou me preocupar.[/align]

[justify][tab=30]27 de Abril, e o Castelo de Caerwent cai.[/align]

[justify][tab=30]Logo a Cidade de Newport é cercada.[/align]

[justify][tab=30]Mas, prevendo a derrota, mesmo com apenas 84% de warscore o Rei Hywel pede paz, rendendo-se.[/align]

[justify][tab=30]Conquisto o Condado de Gwent e, com ele, minha liberdade![/align]

[justify][tab=30]O Baronato de Caerwent, a Cidade de Newport e o Bispado de Monmouth, meus novos domínios.[/align]

[justify][tab=30]Infelizmente me falta o ouro necessário para criar o Ducado de Deheubarth, mas isso logo será remediado.[/align]

[justify][tab=30]Como com a conquista de Gwent meu Demesne ficou acima do limite, procuro nas proximidades alguém digno para receber um de meus domínios. Encontro Dub-dá-Crich mac Feidlimid, de Ormond.[/align]

[justify][tab=30]Que aceita, obviamente. Quem não aceitaria um convite para fazer parte da gloriosa história dos Dyfed?[/align]

[justify][tab=30]Cedo o Bispado de Tyddewi para ele, é o menos rentável de todos – e um dos causadores do “Wrong Holding Type”, o que quer que isso queira dizer, mas me disseram que é algo ruim.[/align]

[center]Chega de férias, vai trabalhar![/align]
[justify][tab=30]E só agora, aos 24 dias do mês de Maio de 871, me lembro que não coloquei meu Chanceler trabalhar… O envio para Criar um Clamor no Condado de Desmond.[/align]

[center]Mas 2 desses Bispos vão ter que tomar um rumo…[/align]
[justify][tab=30]E agora tenho 5 vassalos pra me encher o… digo, 5 adorados vassalos pelos quais farei todo o possível para torná-los felizes. Dub-dá-Crich Eóganacht-Chaisil (será que ele vai ficar bravo se eu começar a chamá-lo de Dub?), Bispo de Tyddewi, veio de Ormond com um Clamor naquele Condado. Mas, antes de “ajudá-lo” nisso, preciso conseguir meu Ducado, afinal, não quero ajudá-lo e perder um vassalo – e terras.[/align]

[justify][tab=30]E mais um pequeno aumento na minha renda, 2.71 moedas de ouro ao mês agora. Se eu ao menos conseguisse fazer meus Bispos gostarem mais de mim que do Papa…[/align]

[justify][tab=30]Meu exército também aumenta mais um pouco.[/align]

[justify][tab=30]E estes são meus (agora um pouco mais) grandiosos domínios! Lembrem-se, meus descendentes e quem mais vir a ler estes Contos do Canal de São Jorge, que o mundo recompensa os bravos![/align]

ta mt bacana haha

Good ! acompanhando :smiley:

Muito legal!

Parabéns, Hiryuu. Ótimo começo de AAR

Bela AAR! Assim talvez eu possa aprender mais a como jogar o CK2! :wink: E não poderia ter achado um monarca mais feio? xD

Mas ele nem tem o Trait “Ugly”…

AAR esta ótima.

Parece que as aventuras sexuais com a Nest não renderam coisas boas :haha

Rumo ao Reino de Gales!

Ah, e outra que coisa que percebi no 1º capítulo…

Hamlet?

Digo do retrato dele! Mas os padrões de beleza mudaram bastante…