Como ganhar o jogo com o comércio

Deixem-me dizer algo que não deve ser novidade para todos vós: quem dominar o comércio ganha o jogo, tão simples quanto isso. Num jogo com Portugal, dificuldade normal, lucky nations histórico. Decidi colonizar em direção a África e Índia, esquecendo a América numa primeira fase (aí só tive duas colónias pequenas). Apostar em Ideas de comércio, para ter bonús, construí muitos portos navais para ter o meu naval limit sempre maior possível. Construir também infraestruturas que aumentassem o trade power. Apostei também em policies que dessem trade power, e optei por conquistar as provincias que eram centros de comércio. Sempre que possível, enviar navios piratear os tradenodes dos inimigos, principalmente aqueles que eram endnodes. Assim sendo, no fim do jogo dominei quase todos os tradenodes, daí a diferença de rendimentos do comércio ser tão grande em comparação com os outros países.
Na diplomacia, ser hábil. Amizade com Castela e França principalmente. Fui oportuno e depois da França e Aragão ganharem uma guerra a Castela, foi a minha vez e capturei várias provincias. Repeti isto mais duas vezes. Sempre que conquistasse terras, primeito eliminar o everextension, só depois avançar de novo. Em todas as guerras era obrigatório destruir todos os navios inimigos para afetar o seu comércio.

Este foi o resultado:

Income

Aqui ordenado pelo tesouro

Score

Vesse bem a diferença entre as marinhas, e só quem domina o mar é que consegue dominar o comércio

Aqui os tipos de income. Vejama diferença entre o comércio e as outras

Estes eram os tradenodes mais valiosos. Somente os que têm escudo não eram dominados por mim.

Era o maior comerciante da maioria dos produtos

Comparação do comércio com os outros países. A diferença é abismal.

Conslusão: light ships com força.

Sim sim, conclusão lógica, hehe…
Mas varia do estilo de jogo de cada um… eu por exemplo nunca pego Trade, Maritime ou Naval, o q já dá uma boa diferença… prefiro focar mais no solo mesmo, rsrs… mas, claro, é óbvio q o comércio é a “galinha de ovos de outro” do jogo :wink:

Eu fiquei com muito manpower porque conquitei a Espanha quase toda e com este dinheiro todo construí muitos daqueles edifícios que dão manpower. Porque senão era complicado. Para vencer a França no início tinha de ser em número, porque com o Elan elas ganham quase tudo.
Outra coisa muito importante são as companhias de comércio, que dão um bónus de tradepower.
Mas neste jogo eu quase ignorei a américa, porque se tinha apostado lá também, o income seria ainda mais. O income dos outros reinos é baixo porque eu asfixiei o comércio todo deles.

Gosto bastante de focar no comércio, me dá muito dinheiro e com alguns minors é a unica coisa que realmente da dinheiro,na maioria dos meus jogos é isso que financia a minha nação

Ironman? Se sim tem alguns recordes ai.

Criei a Alemanha com a Liga Hanseática graças ao comércio.

Não era Ironman.

Que recordes?

Que eu vi: Comércio e frota.

Eu não sei vencer um jogo no comércio na moral…

Você não ganhou o jogo por causa do comércio, ganhou por causa da conquista da Espanha.
Adianta de nada dominar todo o comércio do mundo se na primeira guerra com a França você tem 60k de manpower, nenhum bonus militar terrestre e 15 províncias completamente insuficientes pra contratar mercenários(saudades sistema de merc do CK2)

Os mercs demoram bem pouco pra ser recrutados, e o comércio pode fazer ele sustentar um exército gigantesco de mercs

Sem bonus militar, perde a primeira batalha por provável menor número de exército e uns líderes horríveis, a França persegue com Forced March e acaba com sua única stack.
Carpet siege nas suas poucas províncias non-oversea(justamente as unicas que contratam mercs) que deviam ter, a essa altura, 1 ou 2 regimentos cada que são aniquilados e pronto.

provavelmente a frança pega military acess na espanha e vc tbm pode pegar aí é só usar as montanahs a seu favor o terreno faz seu exercito ganhar ai é só fazer isso de novo e de novo