Daí eu decidi trocar meu cel velho de guerra, que já está comigo há quatro anos e já foi até atropelado por um trator
Procurando um modelo bom e razoavelmente barato que (espero) também dure uns 3 a 4 anos, comparando modelos aqui no Brasil e na AliExpress, decidi por um da Infinix - marca “nova” no Brasil, eu sei, mas a Xiaomi também o era quando eu comprei o meu atual, e bem avaliada no exterior -, mas infelizmente, justo esse modelo não está há venda no Brasil.
Comparando os modelos (em dólar, obviamente) vi que o Zero X Pro (o modelo que escolhi) era consideravelmente superior a outros na mesma faixa de preço (± U$200, lá fora, R$1800-R$2000 aqui). Vendo depoimentos, a maioria “ainda” estava escapando do pente fino da Receita, com taxação média de R$250. Tudo bem, pensei, mesmo que eu seja taxado full ainda fico abaixo do preço BR. Assim, comprei, dia 30 de abril.
Fui taxado, como esperava, em 60%. Até aí, ok. O que eu não esperava foi meu amado RS me cobrar ICMS (algo que não vi ninguém de outros estados comentando). E até agora eu ainda não consegui entender essa conta onde 17% de ICMS sobre R$1000 (originalmente foram R$1100, mas aceitaram a declaração de U$200 do vendedor) + R$616 viraram R$329.
Acima dos até R$1800 que eu “esperava” pagar, mas ok, não vamos chorar por 200 pila tbém, né?
O problema nem foi esse. O problema foi ESSE:
Compra dia 30/04. Enviado 05/05. Chegou no BR 11/05. Ficou apenas 18 dias parado até ir pra Receita dia 29/05. Mais 17 dias até sair a taxação, 15/06. Pago 18/06, confirmado pagamento 19/06. E mais nada, 33 dias depois. Um simples celular.
Falei com os Correios, disseram que não podem fazer nada mesmo depois de pago pq é a Receita que encaminha pra eles. Ê braziu…
E tem esse outro, um fone de ouvido bluetooth, meros U$15, comprado no mesmo dia 30/04.
“Pelo menos” não foi taxado, MAS ficou “apenas” 28 dias parado entre ser recebido pelos Correios, passar pela Receita e ser, finalmente, despachado. Mas daí decidiram fazer um “tour” pelo RS com ele
O Brasil cansa.