Olá pessoal eu comecei a jogar recentemente esse tal Victoria 2, pois achei bem atraente nos gameplays que encontrei na net, porém depois da primeira jogatina tive um choque, percebi que é um negocio complicado,decidir ver gameplays e tutorais na net e isso ajudou muito,entretanto estou com um grande problema que é a questão de ranking, não consigo de jeito nenhum se transformar em uma grande potencia, já tentei 2 vezes com Brasil mas só chego a 11 ou 12, então como realmente consigo isso pois já estou meio irritado
OBS: Aproveitando esse tópico gostaria de tirar outra duvida, quais são as primeiras industrias mais importantes ? pois eu deixo os capitalistas escolherem mas já notei que eles fazem muita cagada então quero eu msm construir as industrias, mas quais por qual devo começar ?
Eu geralmente consigo via prestigio. (E eu geralmente aumento ele via guerra, cada batalha vencida te da um pouco mais de prestigio)
Sobre industria: Eu não confio de deixar ela na mão dos capitalistas em países como o Brasil, eu não me lembro agora os recursos todos que o Brasil tem, mas sugiro(de maneira geral, não apenas no caso do Brasil) criar industrias que usem os recursos que você tem em casa.
Se não me engano, ter muitos oficiais também te sobe no ranking.
Se tiver alguma potencia fraca se comparada a tu, invade sem medo com cb de humilhar.
Você aumenta de ranking se melhorar em uma das três “pontuações”: prestígio / produção / militar.
Em países em que a capacidade produtiva, devido a baixa população (como o início com o Brasil), é pequena, é melhor olhar para o prestígio, porque a população baixa te impede de ter uma produção boa e você tem pouca capacidade em sustentar um exército poderoso (seja em termos de pop ou de dinheiro mesmo). Focar nas pesquisas culturais normalmente já te dá um grande avanço em relação aos outros países. Combinado com uma guerra aqui e outra ali, você vira GP (great power) rapidamente.
Eu sempre prefiro fazer as industrias pq os capitalistas são, de fato, um pouco burros. Como Hamyz disse, as melhores industrias são a que seus insumos (produtos primários necessários para o processamento) são produzidos no seu pais. Dê uma olhada no que precisa do que, e o que você produz. Mas, a não ser que você tenha uma grande população, estabelecer industrias inicialmente pode ser muitas vezes infrutífero e normalmente vão dar prejuízo atrás de prejuízo.
EDIT: lembrei, sempre faça o máximo de oficiais que puder. Generais te dão um pequeno boost no militar. Só separar suas tropas em pequenos exércitos, e criar um general para cada =)
Bem não sabia que vencer uma batalha te dava tava mais prestigio, achava que apenas vencendo guerras que contava, no caso ter varias batalhas não é de todo ruim hehe.
Então esse deve ser meu maior problema no victoria 2, a industrialização, pois deixo nas mãos dos gorduchos ricos mas eles constroem muitas industrias que não são sustentáveis sem meu subsidio… por isso acho melhor eu msm construir, olhei algumas dicas aqui no forum dizendo que sempre bom ter industrias de base primeiro, para depois construir industrias como de bens ou militares, vou tentar essa abordagem, mas é meio complicado já como mencionado Brasil tem pouca população ae fica difícil a industrializar no começo.
mas tem que vencer já que perder tbm tira seu prestígio, além de que batalhas com grande números de pessoas que dão bastante prestígio, principalmente quando vc começa perdendo a batalha, não adianta focar em ganhar prestígio nas batalhas só se tiver jogando com a Itália, Prússia, França,Estados Unidos e etc… ,tente acumula prestigio nas pesquisas culturais.
Então eu fiz isso que vcs disseram, das pesquisas culturais e tudo mais, porém estou com o 7 ou 8 maior prestigio do jogo mas ainda fico entre 11 a 12 potencia, não entendi pq, e observei que meus pontos militares só tão em 7 ou 8, msm tendo um exercito de mais 70 mil, e uns 5 ou 6 generais, mas é ridículo minha pontuação, já meus pontos industriais estão meios ruins mas pq não entendo bem, eu msm to construindo as industrias algumas fazem sucesso outros falhem em menos de 3 meses, mas vai indo, msm assim não consigo chegar a grande potencia acredito eu que cometi algum erro… vlw pela ajuda
obs: realmente batalhas só são recompensadoras contra grande potencias ou segundas potencias, pena que na america do sul só exista eu de segunda potencia, mas fazer o que kk
Pera que dizer que preciso lotar minhas industrias para poder ganhar mais pontos ? bem fica ate mais fácil do que ficar produzindo varias industrias, único problema é a falta de trabalhadores, nem sempre existe operários suficiente ou demora tempo, msm usando nation focus, mas vlw pela informação.
isso deve explicar pq GB sempre tem maior ranking militar
Eu tinha esquecido disso, como nem uso a marinha nem lembrei de construir navios, e agora que estou avançado no jogo os meus navios estão bem defasados, vou ver se consigo ao menos algumas pesquisas, vlw ae nem lembrava q eu tinha marinha kk
Isso, os barcos, além de darem bastante pontos militares, dão Colonial Points, para colonizar. O principal problema é que eles custam bastante para se manter. E é preciso ficar a atualizando os portos para se ter uma marinha efetiva (o que também custa uma nota).
Em nações que nem o Brasil, o meu foco sempre é imigração +educação (clerygmen + 100% edu.). É um país enorme com uma população muito pequena proporcionalmente falando, assim o campo abriga todo mundo, e não é possível excedentes populacionais, tanto para as fábricas quanto para o exército. Além disso, tem o literacy lá em baixo, o que prejudica muito a pesquisa e a mobilidade entre classes… Faço foco de imigração e passo as leis que me dão mais immigrant atraction (leis sociais melhores e leis politicas liberais). Faz muito tempo que não jogo o Vanila (versão sem mods), então não sei se minhas estratégias funcionariam prefiro o POP demand.
Então realmente custa uma grana preta manter os portos atualizados"olhando tamanho do Brasil já mostra o desafio"
Sempre eu começo com isentivo a burocratas depois imigração também, no começo com Brasil, alfabetizar a população é algo complicado, não sei se é pelo tamanho do Brasil pq quando eu joguei com Grécia percebi que era mais fácil alfabetizar, ou talvez apenas pela quantidade de população msm kkk
mas agora estou meio estagnado no jogo estou perto de terminar e to preso em 9 lugar,"deveria ter feito tudo isso antes"além que GB por algum motivo se meteu na minha guerra contra Venezuela e perdi tanto prestigio quanto território, fiquei um pouco
Como já ta acebando o jogo pretendo recomeçar de novo, eu vou tentar usar esse mod que vc falou Uhtred Ragnarson, o POP demand, eu vi muita gente jogando com ele, achei legal aprece que ele deixa o game mais realista e diversificado.
Olha… sendo sincero… em todos os meus jogos com Brasil eu nunca uso Focus nem em Imigração nem em Craftsmen… Focus são, unicamente e em ordem, para Burocratas, passando pelos estados mais populosos até chegar a 100% de eficiência, Clergymen pelos estados mais populosos até 2% em cada estado (o investimento em educação vai fazer eles aumentarem naturalmente depois desse ponto), então variando (novamente, passando pelos estados mais populosos, em ordem) entre Soldados (3% a 5% por estado) e Party Loyalty dos Reacionários (aumentando de 1.000 em 1.000, cfe for necessário pra eles manterem boa votação nas eleições). Somente nisso eu uso os National Focus…
Na vd perdi para GB, ela chegou com tudo pelas Guiana, eu separei meu exercito em 3, pouco antes de invadir Venezuela, quando GB entrou no meio mandei um exercito de 30k para tentar tomar território das Guianas, eu fui é estopado ele quase destruiu todo meu exercito, eles só tinham um regimento a mais e quase não perdeu moral ! ae n tinha como mas eu parar eles, ae tive que aceitar a derrota devolvendo um antigo território para Venezuela.
Os malditos não tinha influencia sobre eles, apenas declaram guerra por "parar expansão"algo assim, só queria a região que produzia café da Venezuela, em vez disso eu perdi é território, se os gringos tivessem aceitado minha chamada para guerra, ate poderia fazer uma trégua, mas os desgraçados dos yankees não aceitaram depois de eu ajudar eles em 2 guerras !
Entendi só com investimento em educação faz os clergy aumentarem naturalmente depois de um tempo, então acho que estava desperdiçando focus em alguns estado onde já passava de 4%, e parece difícil fazer um país agricultor virar uma nação industrial já estou com flata de trabalhadores em alguns estado, mas o que quero saber com aumentar os clerk, msm usando os focus eles aumentam muito pouco, preciso abaixar os imposto ou algo assim ?
Clerk vem da população educada. Se você tiver um literacy muito baixo, poucos virarão, mesmo com national focus. O máximo que clergy optimizado é 2% por estado. Não vale muito a pena colocar NF depois disso, só manter o 100% pra educação que eles já tendem a aumentar a %.
O pop demand deixa a transição entre classes mais fácil (e mais intuitiva), e ele tem tecnologias para “diminuir” o tamanho do campo, forçando novos trabalhadores para as cidades, o que dá um boom absurdo nas suas industrias. Jogar com o Brasil no Vanilla é difícil por causa disso: é uma industrialização demorada, pouco eficiente, com um mercado ruim. No POP Demand fica mais tranquilo, já que você tem mais “armas” para interferir na economia/sociedade. Boa sorte, continue jogando que é só com a prática que as começam a fazer mais sentido
Bem então resumindo tudo, educação é uma das coisas mais impor tates do jogo todo, agora tendi pq sempre deixam educação nos 100% msm em crise.
E realmente jogar com Brasil é complicado quando começa a industrializar, ainda que tem umas industrias como de fertilizantes que achei meio inútil, vou testar agora o jogo com o mod, espero que deixe o jogo mais “realista” e obg por ajudarem
agora vou entender o resto na marra !
Então se essa ifamia ultrapassar os 25 as potencias podem me invadir ? nossa mano ae complica.
então posso ter no máximo 25 de infamia ok, bem pelo menos já sei como evitar futuros conflitos com as grande potencias, vlw pela dica.