Conte suas Histórias no Europa Universalis IV!

Bom pessoal estou fazendo este tópico para que quem quiser conte suas histórias de game.

Pra dar um kickstart lá vou eu:

Estou em um save com Aragão, na qual há uma tríplice aliança entre eu (Aragão), Portugal e França. Conquistei o norte da África, comecei a me expandir na peninsula Hibérica depois de uma guerra que Castela declarou em mim. Lutei na guerra da independência de New Granada (colonizado por Castela, a favor de New Granada), que agora virou a Colômbia e me odeia por eu ter aliança com França e Portugal, estou participando da Guerra da Independência do México (colonizado pela Noruega (?), contra noruega), o pior é que o México estava aliado com outra colônia Norueguesa, a Vinlândia, que também está na guerra, mas contra seu soberano!!! Escócia entrou em Personal Union com Muscovy e foi anexado por ele. Há dois Brasil’s (o Aragonense e o Português) e há SEIS países na península hibérica: Castela (com o sul), Portugal (ao leste e se expandiu ao centro), Aragão (que sou eu, que prevaleço, no norte, nordeste, leste, centro e um pouco do sudeste), Leão (com uma província acima da provincia León), Galicia (com a província chamada Galicia, meu vassalo) e França (no sudeste/sul).

É essa minha história =)

Léon é novo pra mim…

(Isso ocorreu no Art of War, então não possui as novas atualizações do El Dorado e Common Sense)

Eu estava jogando de Castela (Castile) no novo mundo aleatório. Eu logo de cara me aliei a França, e assim ela me chamou para a Guerra dos 100 anos. Como Portugal era aliado da Inglaterra ele entrou contra mim. Obviamente, como acostumava acontecer, a França estava vencendo a Inglaterra e me ajudou contra Portugal (embora não precisava). Eu comecei a fazer cerco nas províncias de Portugal e logo, Portugal estava sobre meu controle completo. E então teve um tratado de paz entre a França e Portugal, que resultou a quebra da Aliança de Portugal com a Inglaterra e, por mais incrível que pareça, fez com que Portugal entregasse Bragança para mim! Depois de um tempinho (eu não lembro de muitos detalhes já que isso aconteceu 6 meses atrás ou mais) aconteceu a paz da França com a Inglaterra, e a França fez com que a Inglaterra entregasse todas suas províncias na Europa menos Labourd (ou seria Calais, não lembro). E assim comecei meu jogo colonial, sem muitas guerras na Europa e apenas fazendo o Casamento Ibérico com Aragão.

Mais ou Menos em 1500, já estava tudo preparado para embarcas pro novo mundo. Por Sorte, peguei todas as províncias de maior Base Tax de uma vez só, apenas em um lugar e antes de todo mundo, já que Portugal e Inglaterra foram pro norte. Fechei o jogo e voltei no dia seguinte para jogar. Abri o save e o mapa bugou. PQP

Isso aconteceu antes de CS, foi tão único que até postei no Reddit.
Eu estava jogando com Georgia, e já havia conquistado muito do Caucaso, todos os 2PM/3PM, Golden Horde, Circassia, tinha a Crimea, AQ e QQ como vassalos e Commonswealth como aliado. Meus rivais eram Uzbeq que havia crescido demais, os Ottomanos e Timurids que são gigantes, e os três eram aliados.
Então os Ottomanos declaram guerra trazendo Uzbeq e Timurids. Eu consegui White Peace com Uzbeq, mas os outros dois tinham muitas tropas e tinham dominado parte dos meus vassalos e 1/3 das minhas provincias, enquanto Commonswealth fazia o possível para me ajudar e se ajudar em uma guerra contra os Muscovitas.
Eu já havia recebido algumas propostas de paz dos Otomanos que não eram legais e estava quase desistindo do salve, quando do nada a Boemia, que era o imperador, me oferece uma aliança e entra na guerra.
Resumindo, consigo sair da guerra perdendo apenas uma provincia!
Duas decadas depois eu declaro guerra contra eles e consigo warscore suficiente pra liberar os Bizantinos como vassalos!

hhahahahah

Outra que julguei interessante para o Reddit. haha

Theodoro é muito overpowered, abaixo vocês podem claramente ver eles e seu vassalo OPM Crimeia haha

Com Circassia e Georgia de aliados, até q vai. Crimea AI sucks…

Aí a Inglaterra, de boa, depois de bater na Áustria, apoiando a independência da Suécia, decide que não vai sair de mãos vazias e exige Sjælland. Tranqüilo, sem stress… exceto que metade da Europa (praticamente TODOS os minors alemães a noroeste da Áustria e Bohemia) entra em Coalizão e decide t atacar… resultado: apanhar até cansar, ter q libertar a Borgonha e mais países na África e América e ainda pagar uma baita indenização… Moral da história: cuidado com as Coalizões, mesmo se vc tiver o 2º maior exército e a 2ª maior arrecadação do mundo :confused:

Tô eu aqui tentando o “For Odin”, quando Suécia e Polônia declaram guerra pra cima de mim. Tô perdendo a guerra, sem chances de virar. Cliquei no “suggest demand”, e veio uma oferta fraca de renunciar a alguns claims, que a Suécia não ia aceitar. Nisso eu clico na aba de oferecer tributo pra tentar melhorar a proposta, e me aparece a opção de white peace, como aceitável. Enviei a proposta e consegui me livrar de uma derrota.

Isso é algum bug conhecido?

É no mínimo estranho…

Já vi isso acontecer antes, e aliás, uma vez aconteceu até na vida real, quando a suecia acabou com a russia…

Jogando de Austria, com o 1,26. PU com Bohemia e Hungria em 1500.
Habsburgo em Castela - Ataco Castela para fazer PU.
No meio da guerra, estoura o evento da União de Castela, Aragão e Naples. Ganho PU com os 3.
No meio dessa Guerra, ganho PU com o Palatinado.

isso em 1503… Hihihehehahahahaha

:astonished: :astonished: :astonished:

8/11/1563

Herdei tudo de uma vez.
Perdi o titulo de Imperador por falta de herdeiro.
Um Stuart assumiu. Se cuida Inglaterra kkk

Cara, esses jogos dariam histórias muito interessantes para livros e até seriados.

Por volta de 1500 eu pensei em fazer uma aar a partir dali. Mas a falta de tempo não ajuda.

PU com a UK.

Tempo, agora que eu menos tenho mais consigo fazer coisas ainda…kkkk Mas tive que abdicar de algumas coisas oo|