Crusader Kings 2 VS Europa Universalis 4

Eu estou pensando em comprar um desses dois jogos, mas estou em duvida, gostaria de saber na opinião de vocês qual deles é melhor…

• A principio gostei mais de Crusader Kings 2 -

Agradeço desde já…

Seja bem-vindo amigo!
Se considerar apenas os jogos vanilla, sem nenhuma expansão, CK2. Se considerar todas as expansões, CK2 (também, hehe…). O jogo traz mto mais possibilidades, embora eu goste de ambos. Já se vc gostar mais de conquistas e expansão e menos de intrigas palacianas, vá de EU4.

Eu prefiro CK2

Obrigado pela ajuda, vou comprar o Crusader Kings 2

Nunca joguei EU, mas recomendo o CK2. Nunca tinha jogado nada da Paradox antes do CK2 e o jogo me viciou de tal forma que não consegui largar ele até o Rome 2 lançar.

Ola galerinha blz?? Sou novo por aqui e estou lendo mtas coisas.

comprei CK2 a um tempo e estou penando um pouco pra aprender. Nao jogo regularmente e isso atrapalha o aprendizado.

Conheci o EU4 no you tube e vi que sao jogos parecidos.

Gostaria de saber de EU4 é “menos complexo” do que CK2. Eu achei CK2 com muita informação e eu me perco direto. Devido aos videos e depois do que Hiryuu falou acho que migrarei para o EU4. Eu gosto mto de conquista e expansão.

pergunto: EU4 é “mais simples” de jogar do que CK2? Ele tem uma curva de aprendizagem menor? E outra, tem esse lançe de vc jogar com a disnatia da sua familia, ou no EU4 vc joga com o reinado do país??

CK2, conforme já foi dito é mais focado na questão de intrigas, disputa pelo poder, é literalmente o “jogo dos tronos” lá como ou você vence ou morre. Rsrsrs É excelente, mas é muito bom, eu demorei um tempo para aprender ele, mas depois que aprendi me viciei bastante, só não jogo mais por falta de tempo.

Eu não diria que EU4 é menos complexo, ele é outro estilo de grande estratégia, ele não se foca tanto nos personagens em si, e mais na nação como um todo, conforme o Hyriuu já disse, se você gosta mais de intrigas e expansão vá de EU4.

Mas particularmente eu joguei mais CK2 do que EU4, não que ele seja melhor, mas eu gosto muito de intrigas e da constante disputa pelo poder nos reinos e ducados.

Como já comentei em algum outro tópico, apesar de todas as grandes séries da Paradox - Crusader Kings, Europa Universalis, Victoria e Hearts of Iron - serem similares, são muito diferentes entre si, não permitindo uma comparação direta. CK é sobre dinastia, família, vassalos; EU é sobre reinos, expansão diplo-militar; Vic é sobre economia, política e hegemonia; HoI é sobre expansão militar e avanços tecnológico-militares.

hummm…

valeu galera. Acho q vou dar uma chance a mais pra CK2 no momento. Mas msm assim comprarei EU4, devido a sua premissa.