Curso grátis de Lógica de Programação e ActionScript 3.0

Olá pessoal, voltei outra vez! Saudades de vocês, povo lindo! :t+

Bom, infelizmente não vim aqui para stalkear as discussões no GSB, participar de um MP nem nada do tipo. Estive sem tempo ultimamente, na verdade continuamente, e por isso me afastei pela terceira vez do fórum.
Mas há algumas semanas, mesmo com a falta de tempo, tenho escrito um pequeno “curso”, ou “apostila” para ensinar as pessoas que não sabem programar a escrever seus jogos/interfaces interativas em AS3 (ActionScript 3.0). Pra quem não sabe, AS3 é uma linguagem para programar arquivos Flash, muito popular entre os jogos de Facebook e jogos online de sites como ClickJogos e OJogos, mesmo que venha perdendo espaço para a Unity.
Bom, venho aqui então para divulgar este trabalho em um fórum que sei que é frequentado por alguns entusiastas no assunto.

[center]Curso de lógica de programação e ActionScript 3.0[/align]

Descrição:
curso vai guiá-lo pelos conceitos básicos de programação. Dou-lhe minha garantia de que será completo, porque sei das dificuldades que um iniciante tem em um campo tão peculiar quanto a programação. Tenho como objetivo passar a vocês um pouco do meu conhecimento e demonstrar o quanto a programação pode ser gratificante.

Por que?
Programação melhora o raciocínio lógico e lhe permite fazer as mais variadas coisas: programas, mods, jogos, interfaces interativas, enfim. AS3 é uma linguagem boa para se começar, sendo fácil e muito utilizada para jogos e interfaces online.

Quero aprender C++, C# ou Java. Por que aprender AS3?
Um bom programador não se limita a uma linguagem. AS3 é uma linguagem muito semelhante a Java, C++ e C#. O AS3 apenas lhe abrirá caminhos, mas nada o impede de estudar C++ depois. Além do mais, ficará muito mais fácil aprender outras linguagens com uma base sólida em AS3 e sabendo tudo sobre a lógica geral de programação.

Esse curso pode me introduzir à programação?
Pode e irá.

Devo ter conhecimento prévio?
Não, nada, zero. Não importa sua idade ou base de conhecimento.

Qual o valor?
Nada. Nem sequer os programas usados são pagos. Nada de crack nem nada relacionado será necessário.

Afinal, o que você entende de programação?
Sou programador, tenho conhecimento de AS3, Lua, C# e C++. Sou estudando do curso de Jogos Digitais.

Odeio matemática! Vale a pena tentar?
VALE! Eu também não era fã de matemática na escola, mas a matemática quando utilizada de maneira prática, na programação, é muito mais interessante. Ademais, programação não é SÓ matemática. É lógica. É pensamento e resolução de problemas. Matemática é uma pequena parcela, e realmente não é muito usada, a não ser para algumas áreas mais “sombrias” da programação.

[center]Links:
(atualizarei os links sempre que surgirem novos)

00: Introdução
01: Hello World
02: Operações com Variáveis
03: Operações Lógicas
[/align]

Aos usuários do GSB: Peço que postem suas dúvidas/sugestões aqui, bem como dicas para melhorar. Tenho muito apreço pela comunidade, e o que vier daqui sempre terá maior valor para mim. Ademais, correções sobre termos ou informações também são bem-vindas.

PODEM: Divulgar, perguntar, criticar, linkar em outros sites.
NÃO PODEM: Copiar e utilizar para outros fins. Por favor, não me peça, esses textos me tomam horas de trabalho e planejamento.

P.S.: É bom que saibam, estou escrevendo isso durante minhas aulas, então não cobrem capítulos seguidos. Eles aparecem, mas não serão contínuos. Espero que entendam.

Interessante! Parabéns pela iniciativa.

:thank

Tenho até um “projeto distante” de quem sabe reunir alguns interessados no fórum e fazer um jogo, poderia até ter alguma relação com IG ou algum outro strategy que acharmos interessantes. Depois jogávamos na internet (como já disse, Flash roda em qualquer navegador com o plugin) e usamos até pra divulgar o fórum.
Íamos precisar de tudo, de game designer a programadores, artistas e quem sabe animadores e sonoplastas.
Mas claro, sem pressão. Ninguém precisaria ter experiência, a ideia seria puro divertimento. E sim, sei que as expectativas de uma união da galera aqui são baixas, mas a internet como todo não tem fóruns onde realmente há desenvolvimento de projetos com uma equipe online.
E taí, o curso pode ajudar interessados :wink:

Mais uma boa ideia (a do jogo) que entrará na lista de projetos do IG.

Pois é, mais uma da lista rsrs
Admito que já tentei iniciar um pequeno jogo strategy, mas sozinho perde um pouco a diversão, por isso me mantive em casuais até o momento.

Enfim, capítulo 3 postado, onde já desafio os interessados a programar um calculadora para a fórmula de Bhaskara!

Eu juro q já quis tentar aprender programação… mas o máximo q cheguei foi a um VisualBasic basicão e alguma coisa em Ruby :confused:

Ambas linguagens que eu não tenho qualquer experiência. Mas sinta-se a vontade para tentar outra vez ou perguntar aqui se tiver dúvidas. É exatamente por isso que estou fazendo isso, quero criar uma pequena comunidade focada em programação. Não é fácil aprender, aprendi em 1 mês e meio na marra e já tive que fazer meu primeiro jogo.
Mas com tempo você aprende. Digo por experiência própria, qualquer um aprende, e conhecendo você do jeito que conheço, sei que não será exceção.
Enfim, sinta-se livre e instigado a tentar :smiley: