[offtopic]Já peço desculpas pelo longo capítulo… foi meio que… er… necessário… pra explicar um pouco do jogo.[/offtopic]

[font=Garamond Bold][center]Dominions 3
Rise of Dominion[/align]
[center]002:
Situação e Primeiros Passos [/align]
[justify][size=150][tab=30]O Deus de Arcoscephale despertou, e com isso uma nova era se apresenta ao povo da cidade. Uma era passível de grandes feitos, mas também de grandes desastres. O que será, somente o futuro poderá dizer.
[tab=30]Logo, o Grande Conselho é convocado e, reunido, a situação é apresentada:
[tab=30]- Ao Arconte de Arcoscephale, questiono: qual nossa situação? Nossa economia? E que construções vós erigistes durante meu sono?
[tab=30]- Ó Grande Hiryuu, o Desperto, Deus da Coragem. Arcoscephale possui 30.100 habitantes, e nossa economia traduz-se em 418 dracmas por estação, com uma reserva atual de 400 dracmas. Nossos gastos somam 23 dracmas por estação. Contamos, também, com a extração de 92 recursos por estação, entre madeira, couro e bronze. Temos, ainda, 1.132 suprimentos em reserva, dos quais 33 são consumidos por estação. Fora a mineração de 2 Gemas de Ar , 2 Gemas de Terra e 2 Pérolas Astrais, também por estação.
[tab=30]- Muito bem, são números consideráveis. Diga-me, Arconte, acerca de nossas construções.
[tab=30]- Nossa cidade é Fortificada, com espaço para 1.000 suprimentos, caso venhamos a sofrer cerco de possíveis inimigos.
[tab=30]- Nosso Laboratório Arcano foi recentemente finalizado, de forma que aguardamos Vossa instrução acerca de como devemos prosseguir.
[tab=30]- Falai-me mais sobre este Laboratório.
[tab=30]- Nele nossos Mágos estudam os 7 possíveis Caminhos, sendo eles a Conjuração, a Alteração, a Evocação, a Construção, o Encantamento, a Taumaturgia e a proibida Magia do Sangue.
[tab=30]- Pois bem, e o que sabeis sobre estes Caminhos? – questiona Hiryuu, voltando-se ao Conselho de Mágos.
[tab=30]- Ó Grande Hiryuu, a Conjuração permite que invoquemos animais e plantas em nosso auxílio, mas ainda não temos acesso a nenhum ritual destes.
[tab=30]- O Caminho da Alteração permite que alteremos a realidade, concedendo força, vigor ou sorte aos escolhidos. Já temos conhecimento de como criar Escudos de Ar, como Alterar o Destino dos inimigos e criar Mãos de Poeira para atacá-los.
[tab=30]- O Caminho da Evocação permite utilizarmos os poderes primordiais para ferir nossos inimigos. Podemos criar Moscas de Fogo, conceder um Toque Congelante a nossos soldados, ou atacar nossos inimigos com Fragmentos Voadores de rochas.
[tab=30]- O Caminho da Construção permite unirmos materiais comuns e transformá-los em algo melhor. Por enquanto, sabemos como criar pequenas Jóias Mágicas.
[tab=30]- O Caminho do Encantamento possibilita concedermos bênçãos aos escolhidos. Infelizmente, ainda não conhecemos nenhum destes rituais.
[tab=30]- O Caminho da Taumaturgia é a Magia pura, que permite ações consideradas impossíveis pelas pessoas comuns. Sabemos como realizar o Toque do Sono, no momento.
[tab=30]- O Caminho do Sangue é considerado proibido em nossa sociedade, pois necessita de sangue para a realização de seus rituais – seja de aliados ou inimigos. Sabemos, porém como fazer um inimigo Sangrar.
[tab=30]- Estes são os 7 Caminhos, e o que sabemos sobre eles, ó Grande Desperto.
[tab=30]- Muito bem explicado, Mágos, e eu próprio conheço alguns destes Caminhos. Continuei vossa apresentação.
[tab=30]- Como nosso Arconte já citou, mineramos 2 Gemas de Ar, 2 Gemas de Terra e 2 Pérolas Astrais por estação, ó Desperto.
[tab=30]- Há, na cidade, um Templo em Vossa honra, ó Desperto, e nossas Sacerdotisas atuam incansavelmente em espalhar Vosso nome a todos na cidade. Eis o que nós, o Conselho de Mágos, temos a Lhe apresentar, ó Desperto.
[tab=30]- Muito bem. Arconte, continuai.
[tab=30]- Uma Akademia ensina nossos jovens, ó Hiryuu, desde a mais tenra idade, e muitos deles decidem seguir seu caminho como Filósofos, em busca da Verdade.
[tab=30]- O Lykeion é um liceu onde as artes mecânicas são ensinadas aos proficientes nesta área. Muitos Engenheiros e Magos Engenheiros formaram-se nesta escola. É, também, onde as Gemas da Terra são mineradas.
[tab=30]- Não posso deixar de mencionar Vossa morada, ó Desperto. O Monte Cephalos, local de Vosso sono, onde habitam as belas Ninfas das Montanhas e os sagrados Pégasos. Com lábia, podemos trazê-los para Vossa causa, se assim desejares. Também é onde são mineradas as Gemas do Ar e as Pérolas Astrais.
[tab=30]- Pois bem, creio que sejais o suficiente, Arconte. Polyphontes, Campeão dos Mirmidões, dizei-me como se encontra nosso exército.
[tab=30]- Ó Hiryuu, Deus da Coragem, a quem nossas orações são dirigidas na hora do combate. Arcoscephale conta com 15 unidades de Peltastas e 15 unidades de Cardaces prontas para o combate.
[tab=30]- Para tempos de paz, não é um número insignificante. Mas paz é algo que não teremos por um bom tempo. Creio que nossos Peltastas atacarão os inimigos com suas lanças, permitindo que nossos Cardaces de aproximem, não? É uma boa estratégia. Dizei-me, então, que artes da guerra, da magia e do conhecimento nossos jovens podem aprender.
[tab=30]- Como desejar, ó Grande Hiryuu. Como soldados, 8 caminhos podem se abrir para nossos jovens. Para quem desejar seguir as artes do comando, da magia ou do conhecimento, 12 são seus caminhos.
[tab=30]- 20 opções nossos jovens possuem, então, de acordo com suas proficiências e capacidades. Isso é bom. Falai-me mais, Polyphontes.
[tab=30]- Os Fundeiros são nossa opção mais simples para ataques à distância. Lançar pequenas pedras pode parecer pouco, mas um golpe bem dado pode derrubar mesmo um gigante.
[tab=30]- Os Peltastas arremessam lanças sobre nossos inimigos, atrasando-os e ferindo-os até que o combate real se inicie.
[tab=30]- Os Cardaces, apesar de pouca armadura, enfrentam com coragem e disciplina os inimigos, mesmo com pouco treinamento.
[tab=30]- Os Mirmidões, meus irmãos de armas. Somos a elite de nossa era, treinamos desde crianças, dia a dia, aprendendo a agirmos como um só e assim esmagarmos nossos inimigos.
[tab=30]- Os Arqueiros em Bigas aproveitam-se da velocidade para atacarem à distância enquanto evitam o ataque inimigo.
[tab=30]- As Bigas. Podem parecer inofensivas, até que conseguem adentrar o exército inimigo e utilizar suas lâminas nas rodas, fatiando-os ao meio.
[tab=30]- Os Icaridas, bravos – e loucos! – soldados que utilizam asas mecânicas para atacar nossos inimigos pelo céu.
[tab=30]- Os Cavaleiros do Vento, poucos escolhidos que os Pégasos permitem que os cavalguem. Uma carga de cavalaria vinda do céu quebra qualquer defesa.
[tab=30]- Passemos aos quais recaem maiores responsabilidades e especializações. Nossos Batedores, como Cibragol, são mestres na infiltração, podendo passar despercebidos por qualquer terreno e nos fornecendo preciosos detalhes.
[tab=30]- Os Campeões dos Mirmidões, como eu próprio. Os melhores dentre os melhores, escolhidos por seus irmãos para liderá-los em batalha.
[tab=30]- Os Comandantes de Bigas, bravos que lideram o avanço em meio aos exércitos inimigos.
[tab=30]- Os Campeões dos Icaridas, mestres no uso das asas mecânicas, capazes de se mover nos céus de forma que até as aves os invejam.
[tab=30]- Os Céticos, filósofos que – espero que Vós os perdoe - rejeitam os deuses e crêem apenas na natureza. Mestres em espalhar discórdia, podem ser muito úteis em cidades inimigas, enfraquecendo a crença nos demais Pretendentes.
[tab=30]- As Sacerdotisas, que vivem nos Templos a espalhar Vosso nome e cuidar dos enfermos. Em tempo de guerra, porém, acompanham os exércitos, cuidando dos feridos.
[tab=30]- Os Místicos, Mágos reclusos que aprendem os mistérios Astrais e Elementares, capazes de rituais e magias poderosos.
[tab=30]- Os Filósofos, estudiosos da natureza e do universo, incansáveis em sua busca pelo conhecimento.
[tab=30]- Os Engenheiros, mestres da mecânica, especializados em criar engenhos que facilitem a vida nas cidades e na guerra.
[tab=30]- Os Magos Engenheiros, que se dedicam a unir magia e mecânica em notáveis invenções.
[tab=30]- As Oreiades, Ninfas das Montanhas, criaturas belíssimas e dotadas de enormes e desconhecidos poderes mágicos.
[tab=30]- Por fim, os Senhores dos Ventos, campeões dentre os Cavaleiros dos Pégasos, em um laço tal com suas montarias que ambos agem como um só. Estes, ó Hiryuu, são os caminhos que nosso povo pode seguir.
[tab=30]- Agradeço-te, Polyphontes, por explicardes tudo tão minuciosamente. Agora, retirai-vos todos, exceto Polyphontes e Cibragol.
[tab=30]Após todos os demais retirarem-se, planos para o futuro começam a ser traçados.
[tab=30]- Ouvi atentamente tudo que me foi relatado, e confio que nosso povo manter-se-á firme e leal. Mas não devemos precipitar-nos, pois a imprudência é um inimigo tão poderoso quanto os demais Pretendentes.
[tab=30]- Falais sabiamente, ó Desperto. Dize-nos como agir, e o faremos.
[tab=30]- Tudo a seu tempo, Cibragol. Nossas forças são suficientes para defendermo-nos, mas somente isto não nos levará à vitória. Mais soldados e sábios necessitamos, mas os recursos ainda são escassos. Há prioridades, entretanto, que devem ser supridas.
[tab=30]- Um Filósofo devemos recrutar, para que inicie as pesquisas que necessitaremos no futuro. Tropas também são necessárias, dentro do que for possível.
[tab=30]- Os jovens recrutas estão ávidos em seguir-Lhe, ó Hiryuu.
[tab=30]- Logo o farão, Polyphontes. Que mais 6 Peltastas e 6 Cardaces sejam armados, e na próxima estação estejam prontos e treinados.
[tab=30]- Considereis feito, ó Hiryuu.
[tab=30]- Pois bem. Cibragol, para Omur deveis ir, e sobre a província enviar-nos informações. Ao Sul partiremos, quando a hora chegar.
[tab=30]- Podeis contar comigo, ó Desperto. Não irei desapontar-Lhe.
[tab=30]- Tenho certeza disso. Polyphontes…
[tab=30]- … deveis patrulhar Arcoscephale. Embora não creia que possa haver inimigos infiltrados em nossas terras, será um bom treinamento para os novos recrutas.
[tab=30]- Concordo plenamente, ó Hiryuu.
[tab=30]- Então, assim seja feito. Até a próxima estação, estarei em transe, em busca de locais mágicos em nossas terras, embora creia que vós já deveis os ter descoberto a todos. Que a Coragem jamais os abandone.
[tab=30]- Assim seja, ó Desperto.[/size][/align][/font]
[offtopic]A título de comparação, e como exemplo da ENORME variedade existente no jogo, algumas opções de tropas de algumas outras facções:
[spoil][center]
Arcoscephale, Middle
Arcoscephale, Late
Ermor, Early (Roma?)
Jomon, Late (Japão?)
Man, Middle (Camelot?)
Vanhein, Early (Vikings?)
Atlantis, Early (Atlântida?)
Fora facções de demônios, gigantes, magos, sacerdotes de sangue, “maias”, anões, monstros das cavernas, e por aí vai…[/spoil][/align][/offtopic]