[DevDiaries] - Stellaris #17: Ship Design

[justify][tab=30]Ah… o bom e velho Ship Designer… esse já é um meio que padrão em 4x espaciais, poder configurar como desejar os modelos de naves, embora o Ship Designer do Stellaris tenha algumas peculiaridades. Primeiro, as naves tem um custo de construção, tempo de construção e custo de manutenção (isso é legal) de acordo com os componentes instalados nela. Em que seção instalar cada componente também pode afetar e trazer outros efeitos, e os valores podem ser modificados dependendo de quais tecnologias vc pesquisou e quais traits seu líder possui. Cada “classe” de nave possui uma quantidade x de seções (por exemplo, Corvetas possuem 1 e Battleships 3) e o número de slots (ou seja, espaço disponível para instalar componentes) pode variar entre as seções, que são escolhidas pelo jogador, sendo divididas em categorias de acordo com sua posição na nave. Cada seção comporta slots de armas e de utilidades, de tamanhos Small, Medium e Large, que afetam o tamanho dos componentes que podem ser instalados. Módulos de Armas são, basicamente, armas (dã) e Módulos de Utilidades são componentes que afetam as propriedades da nave, como escudos e reatores, que fornecerão energia para que os demais componentes possam funcionar. Alguns componentes são obrigatórios de acordo com a classe de nave a ser construída, , como o tipo de motor FTL a ser instalado (porém em uma mesma Frota só podem haver naves com o mesmo tipo de FTL). Outros componentes incluem motores de empuxo e, computadores de combate. Novos Componentes, como de praxe, são descobertos através de pesquisas. E, apesar de ser algo “meio que padrão” na maioria dos jogos do gênero, quem não quiser criar manualmente suas naves pode usar um “auto-generate” que criará novos modelos de acordo com as mais novas descobertas tecnológicas. Mais à frente no jogo, as etsações militares de defesa espacial também poderão ser customizadas. Enfim, parece complicado á primeira vista, mas olhando mais atentamente, nem tanto, e creio que vai ser bem interessante…[/align]

Me fez lembrar do bom e velho Galactic Civilizations.

Estou gostando das novidades sobre o Stellaris, parece que a P.I. vai entrar com tudo na categoria de 4x espaciais.