[DevDiaries] - Stellaris #20: War & Peace

[justify][tab=30]E finalmente um DevD acerca de um dos aspectos mais importantes dos jogos da Paradox, Guerra & Paz. Já se começa falando que o sistema é diferente do normalmente visto em outros jogos MAS será similar para quem é acostumado com os Grand Strategy da Paradox, principalmente a série EU. Quando uma guerra for declarada, dever-se-á escolher entre uma lista de possíveis objetivos; podem-se escolher vários objetivos, desde que o valor total deles não supere 100; pra variar, objetivos que você tenha uma “causa justa” custarão menos, como membros de sua espécie vivendo em um dos planetas do inimigo, ou um planeta que já fora seu anteriormente. Se você fizer parte de uma Aliança, os demais membros deverão aprovar a lista de objetivos; colocar objetivos para seus aliados certamente contará pontos a favor. O lado defensor, após a guerra ser declarada, terá um ano para decidir seus objetivos na guerra. O sistema padrão de warscore de -100 a +100 continuará valendo em Stellaris. Pode-se, obviamente, tentar a paz a qualquer momento, porém somente os objetivos definidos no cmeço da guerra poderão ser exigidos (ou cedidos). Além de planetas, outros objetivos podem ser vassalização, tratados, etc. Como padrão nos jogos da PI, um planeta ocupado somente será “seu” após o pedido de paz, embora haja exceções, como a “guerra de primeiro contato” e relativas a civilizações “especiais”. Nada muito fora do “padrão” Paradox mas com boas novidades.[/align]