Não sei se muitos aqui conhecem, mas o jogo “Dwarf Fortress” (que na verdade está na versão alfa ainda…) é um game excepcional. Por mais que jogar seja um pouco difícil (as pessoas mais velhas que jogavam muito DOS vão ter mais facilidade), é um jogo único. Por mais que tenha gráficos ruins (com sprites patchs fica melhor), a jogabilidade é genial. Dá para montar uma verdadeira fortaleza, com fossos, exército, casas, plantações, industrias, minas, etc…
Tudo isso convivendo com anões únicos, de características diversas, peculiares e particulares que reagem de diferentes maneiras as mais diferentes situações (desde um bebe anão sendo raptado por um kobold até você furando um aqüífero erroneamente e afogando toda a sua fortaleza). Tudo isso num mundo imaginário criado pelo jogo (cada mundo é único, com entidades que interagem com civilizações, formando uma história rica, que pode ser descoberta no modo Legends do jogo). Tudo o que você faz deixa uma marca no mundo criado. Assim, mesmo que você perca, sua história será gravada nos anais do mundo, podendo futuramente sua colônia de anões ser retratada artisticamente nas esculturas e nos entalhes de outra fortaleza…
O objetivo basicamente do jogo é se divertir. Você começa com sete anões numa terra escolhida, com seus próprios objetivos (que normalmente nunca são concluídos). Sua população vai crescendo conforme se passam os anos, com migrantes chegando se sua fortaleza produzir muita riqueza e fama, além de pequenos anões (os que não forem raptados quando crianças por kobolds escravagistas). Isso se você não for emboscado por elfos putos com você por seus lenhadores cortarem muitas árvores ou, no meio de uma escavação de uma mina profunda, atingir uma caverna e dela sair uma besta infernal de sete cabeças, ou você sem querer inundar sua fortaleza com água, com magma, ou o gelo congelar suas reservas de água e seus anões morrerem de sede, ou eles ficarem loucos e começarem a matar um ao outro, ou que necromantes emos transformem metade da sua população em zumbis-comedores-de-anões, ou…
Enfim, a lista de desastres é infinita! =D
Uma boa notícia: o jogo é gratuito e, para os que entendem inglês, chove vídeos e tutorias na internet. Para baixar, é só acessar o site oficial, ou googlar mesmo… Para os iniciantes, o interessante é baixar o Lazy Newb Pack, que vem com utilitários ótimos, como o imprescindível Dwarf Terapist…
Há muitos vídeos no youtube, e há um wiki (em inglês) muito interessante para novatos, com um quickstark guide
Ao jogo, finalmente!
Jogo: Dwarf Fortress (alfa 0.34.11)
Dificuldade: Diversão! (ou seja: impossível)
Objetivos: Sobreviver a, no mínimo, 10 anos, estabelecendo uma fortaleza com, no mínimo, 100 anões
Como eu já joguei o primeiro ano inteiro, a narração vai começar a partir do primeiro ano mesmo…
[center]ÍNDICE[/align]
Prólogo, ou Os primeiros Meses