Dicas para começar a jogar o Shogun 2

Salve Pessoal.

Eu, cascudão de TW desde o Shogun 1, estou apanhando para jogar até no Easy.
Essa AI tá infernal. Enquanto eu estou começando a estabilizar as economias já no comecinho mesmo, me vem rebeldes e inimigos só com exércitos full stack. Começo a pegar umas provincias vizinhas e se dispersar o exército já perco logo tudo. “Auto resolve battle” nem pensar, só no mapa mesmo, senão é paulada na certa.

Gostaria de umas dicas só para o comecinho. Instalei hoje mas ainda estou apanhando nesse começo.

Estou na campanha com Shimazu e aqueles roxinhos (Ito, se não me engano) já caem matando no terceiro turno em diante, não dá nem tempo de respirar.

Se possível, me respondam só umas perguntinhas:

• Melhor começar tomando outras províncias, estabilizar economia ou juntar exércitos primeiro ?

(juntar exércitos no começo é furada porque são caros e a economia afunda em pouquissimos turnos)

• Quais as melhores construções iniciais ?

• Na campanha Shimazu melhor partir para cima de quem antes ?

• Alguma estratégia especial com os agentes (ninjas ou diplomatas) ?

• Alguma dica nas skills do bushido ?

Abçs a todos.

PS: Mestre Phillipus, você que é “o cara” no TW, dá um socorro aí se possível.

Bom joguei de Shimazu e cai ja dentro na guerra, venci os Itu, mas então o jogo travou…
Olha darei algumas respostas( sou noob ainda em S2TW)

-Reclute um exercito, caso veja que sua economia estava ruim fique na defensiva e espere o inimigo atacar, destrua o exercito inimigo e contra-ataque.

-Construções me foquei na evolução do porto, e nas fazendas.

-Varios paises te atacam bem no inicio da campanha com Shimazu, melhor esperar o maximo possivel e foque na economia, crie um exercito e caia dentro!

Consegui dominar toda a ponta de baixo de ilha.

Me uni com aquela facção que começa com a provincia de Higo, fiz varios tratados com eles, principalmente acesso militar e aliança, dai deixava um ninja perto do maior exercito deles e ia atacando sempre onde eles estavam, ao mesmo tempo que eu me aproveitava da aliança, eu ia minando o exercito principal deles com as baixas as custas da ajuda que eles me davam, eliminei tres ou quatro facções, eliminei os rebeldes e no final traí eles derrotando o exercito principal e depois foi so tomar as provincias que estavam apenas com pequenas guarnições.

Ah … e consegui dar uma melhorada na economia, incrementei os portos e estradas e mandei barco e ninja rodar o mapa e toda facção que descobria ia pedindo tratado comercial.

Agora que vai começar a pegar , as facções menores ja foram eliminadas e tenho pela frente facções fortes que extamente ja eliminaram as pequenas do mapa.

Outro detalhe, as vezes é melhor fazer mais unidades de elite porque nas guerras as unidades basicas sao totalmente disimadas. Ja com as unidades mais caras, mesmo com menos homens, resistem melhor às guerras, podendo serem retreinadas.

Cara como eu queria poder jogar o TWS2
:(*

Oh jogo dificil … Acho que essa é a AI mais esperta de todos os TW.
Foi só começar a me empolgar, avancei demais que estourou rebelião em várias cidades e perdi várias inclusive a minha capital Satsuma pra um Full Stack de rebeldes. Várias das nações que eu havia eliminado ressurgiram.

Agora desandou tudo quando parecia que eu ia começar a avançar pra valer

• Falta de comida
  • Descontentamento da população
  • Falta de dinheiro
  • Rebeliões sem parar
  • Todas nações conhecidas entraram em guerra contra mim

Resumindo: F#$%& geral … kkkkk
To quase entregando algumas cidades e me aquartelando nas principais que me restam para não perder tudo.

Maximus, vc respondeu questões básicas. Muito bom, foi so jogar um pouco que vc pegou o jeito.

Coisas que vc percebeu que esta certo.

• Exércitos de ataque somente vale apena com tropas de elite.

• Você deve, antes de avançar muito no jogo, descobrir todos os povos e fazer o máximo de tratados possíveis.

• Dar atenção especial ao comércio, você precisa de uma boa economia para sustentar a guerra neste jogo.

Coisas a acrescentar.

• Não expanda muito seu reino sem controlar o descontentamento interno das cidades conquistadas… religião e outros itens. Antes de passar para uma próxima cidade a conquistar, estabilize a que vc ja conquistou, se vc for a frente vai perder tudo.

• Domine alguns pontos comerciais.

• Utilize um misto de tropas para defender castelos. Pode ser algumas de elite e outras não… e use muitos arqueiros.

• Expanda muito a economia e a produção agrícola. A comida é ponto central no jogo, tenha muito excedente.

• Domine os mares quando você estiver forte, não permita desembarques nas suas praias e bloqueie os acessos a mares internos e etc. Derrote o inimigo no mar! Assim vc evita guerras em suas costas e pode poupar dinheiro nas tropas de defesa, destas regiões, concentrando-se somente no front.

• Uma estratégia que podes utilizar, aprendi ela com um compadre. Depois que você estiver forte, faça uma ultra força de ataque. 2 full de elite e potente frota para transporte… isso será suicídio, é para morrer mesmo, mas o benefício será muito bom. Invada o meio do território do teu principal inimigo e ataque suas cidades, invada, saqueie e abandone, a cidade vai se rebelar… e vai fazendo isso no máximo de cidades que vc conseguir, até perder suas tropas… eu testei esta estratégia e ja eliminei a facção mais forte do jogo assim… as cidades que se rebelavam, muitas voltavam a facção original e eu vassalava algumas…

Mais coisas na sequência do debate… abs

Ter um grande poderio naval é importante para abrir rotas para os trade posts.

Dominei toda a ilha com Shimazu e ja estou invadindo outra ilha, minha economia estava otima então os malditos piratas atacaram meus Trade Ships, varias nações fortes declararam guerra contra mim ( estava com um poder muito grande ) meu comercio desmoronou aconteceu varios desembarques na minha ilha, mesmo assim consegui sobreviver, jogar com Shimazu e foda pois tem que deixa varias unidades em todos os seus castelos, uma marinha não adianta muito pois voce esta em uma ilha! Defender todo o litoral e uma missao impossivel.

Agora ja peguei a manha.
Levei varios dias para ganhar uma campanha, mas agora em um dia ja fechei todo o mapa com Simazu e Chotokosabe (acho que e assim que se escreve).
.
Aprendi alguma manhas tipo que quando vc toma uma provincia pode reduzir a tax rate so nela ate estabilizar revolta, destruir construcoes cristas e construir monasterios e monges ate ficar tudo budista e evitar rebelioes, nao construir fotalezas nem citadel em todas as cidades (na realidado so construir em cidades estrategicas e fronteiras, pois consomem muita comida e geram revolta sem comida). e mais algumas coisas que ainda explicarei em detalhes,

So e chato porque ja dominei o mundo todo e nao acaba… vc fica com todo Japao dominado e a campanha nao tem fim …

Pergunta: Como faz para reparar os navios?

Apenas deixar num porto de um castelo seu, click no navio e no lado vai aparecer um martelo ( e a mesma coisa que reparar uma construção sua).

Lucas, a short campaign não consegui pois não fechei antes de 1575 (só peguei Kyoto em 1577, foi por pouco).
Mas quando completei as 25 provincias não houve nada, nem com as 60 , nem com o mapa todo…

Manter boas relações com alguns clãs também é uma boa. Relações comerciais com clãs longínquos podem trazer aliados valiosos na hora da pancadaria.

Não só isso, como também enche os cofres do seu clã de dinheiro.

Eu ainda não consegui fazer com que aliados entrem na porrada a meu favor, pelo contrario, uns 3 ja do nada quebraram o pacto de diplomacia sem mais nem menos

Estou jogando de Shimazu, estava tudo bem ate que minha Fama ficou Legendaria, todos os outros declararam guerra contra mim, minhas receitas estão agora -2000, meu exercito esta fraco. Possui um jeito de aumentar a receita? Aumentar os impostos nem rola senão terá rebeliões em todos as regiões.

Pourra sempre fico na duvida se eu aprendo o Bushido de guerra ou o outro…Pq se vai pelo da guerra vc fica com tropas boas mas da muita revolta, fome, rebelioes e etc…se vai no outro suas tropas ficam uma merd*…balancear ta osso