Dicas para jogar com a Polônia

Estou reaprendendo a jogar e quero iniciar um save com a Polônia. Já tentei algumas vezes (jogando no Iron Mode), consigo a fidelidade da Moldávia, incorporo a Mazovia, domino a Ordem Teutônica, faço a aliança com a Lituânia. O problema é que depois de uns 30 anos de jogo (ainda no inicio), sempre acabo tendo meu império destruído, ou por revoltas, ou pelos Moscovitas ou pela Hungria aliada com Astria e Sacro Império Romano.

Queria dicas para ter uma longevidade maior no meu save com a Polônia, fazer um império forte e ideias para contornar esses adversários que terminam com meu save no inicio dele.

Bom… é complicado jogar com países “espremidos” entre adversários fortes… Conseguir se aliar com alguém q não goste desses países é vital… tentar ajudar a tirar a Áustria do trono do HRE é quase imprescindível… fora isso depende do andamento do jogo, procurar evitar coalizões e enfraquecer as maiores ameaças…

Tu acertaste o problema que estou tendo no jogo: As famigeradas coalizões. Toda vez que expando meu território, algum oponente forte acaba fazendo coalizões com muitos reinos e acabo tendo que devolver os territórios que dominei para conseguir a paz. Primeiro foi a Austria, Dinamarca e Hungria, quando conquistei a Ordem Teutônica. Agora que conquistei a Crimeia, os Mamelucos e os Otomanos vieram pra cima de mim (declarei guerra sem casus belli).

Existe alguma forma de fabricar “claim” sem ser vizinho? No caso da Polônia as opções ficam muito limitadas até poder criar o Commonwealth com a Lituânia.

Realmente, sem ser Commonwealth fica meio limitadas as opções… Quanto aos claims… dá, kinda… se uma província tua for litorânea vc consegue criar claim em todas as provincias litorâneas daquela província marítima. Fora isso, às vezes pode ser vantajoso ter um claim mas na paz pegar outra província e manter o claim (eles duram 25 anos), principalmente se isso t possibilitar fazer outros claims com outros países (desde q tu consiga fazer core nessas províncias, claro). Sobre as Coalizões… Cara, tem mto o q fazer de começo não, além do básico do básico (não repetir guerras “pro mesmo lado”, esperar os efeitos diminuírem com o tempo, invés de anexar optar por libertar nações e vassalizá-las, etc…) e focar mais na diplomacia, ao menos até formar a Commonwealth…