Dicas para Jogar o Medieval 2 Total War

Tem tópico que novatos pedem duvidas, então to fazendo contrario. To abrindo esse topico para pessoal experiente da dicas para novatos e pros ‘Mais ou Menos’.

Bem, o que dizer? Nunca descuide da economia: faça comércio com todas as facções que não está em guerra; construa mercados, portos, fazendas e rodovias pra ir aumentando os lucros; sempre suba as taxas nas cidades em que a ordem pública permitir, deixando no máximo de preferência.

Jamais deixe exércitos parados, salvo se for pra controlar a ordem pública ou defender fronteiras, pois representam gastos desnecessários. Expanda o mais rápido possível, preferencialmente para cidades rebeldes no começo da campanha para fortalecer sua posição. Sempre tente manter mais cidades do que castelos, embora isso não seja regra na minha opinião.

Ah, NUNCA, JAMAIS confie em seus aliados no Medieval 2!!

Essa é a suma de todas as coisas xD

Se sua facção for cristã, procure o mais rápido possível uma aliança com o papa.
Mantenha seus aliados contentes dando-lhes tributos regulares (se você não joga em VH, os tributos nem precisam ser muito altos).
Verifique todo o turno quais cidades você pode aumentar os impostos ou precisa diminuir.
Já ouvi que as construções de felicidade/ordem são mais importantes que as de comercio, mas eu prefiro utilizar 50/50.
Se você perceber que não vai conseguir manter uma cidade, entregue-a a algum aliado (o papa preferencialmente).
Mantenha seu exercito no terreno elevado sempre que possível “higher ground anakin”…
Mantenha a cavalaria nos flancos da infantaria, se possível um pouco afastada. NUNCA ATRÁS da infantaria(salvo em casos de cavalaria de arremesso e que isto faça parte da sua estratégia).

Uma opinião pessoal: Se você joga o M2TW sem mods os mercadores só começam a valer a pena quando você possui melhores estradas, guildas de comércio e melhoramento das minas (exceto em caso de alguns recursos mais valiosos, tipo marfim e ouro). O mercador custa 500 dinheiros, sendo assim eu não os utilizo em recursos que valham menos de 50 por turno (10 turnos para recuperar o investimento e começar a render já é alguma coisa, até porque a proficiência do mercador vai aumentando com o tempo).
Fique ligado, para usar os mercadores com efetividade, você precisará vencer muitas “batalhas de comércio” com outros mercadores, pois a habilidade do mercador aumenta em cada aquisição mercantil.

Qual a diferença do M2TW vanilão para o Kingdom ?

Novas facções, novas campanhas, suporte a mods - a grande maioria dos mods são feitos para o Kingdoms (Third Age, SS, Bello Mundi, etc).

Use espiões, saber a movimentação das outras facções torna a conquista mt mais simples e fácil.

Como melhorar relações com outra facção???

2 curtidas

Opa! Olha, o jeito mais fácil é dar presentes. Ouro por turno costuma ajudar, fazer tratados de comércio, manter boas relações com o Papa (pra evitar ser excomungado), normalmente é o que se faz pra manter um clima mais “amigável”.

1 curtida

Como disse o Hiryuu, além disso tente arrumar casamentos, afora isso se a facção for os estados papais vc pode investir na religião para deixar o papa contente, construa igrejas e recrute o máximo de padres que puder. Além disso vez por outra mande uma graninha para eles hehe

2 curtidas