Dicas para Shogun 2

Na árvore de tech’s não? dando up na cidades tmbm abre a possibilidade de fazer isso com o nohall de novas construções que surgem, mas sempre associado a evolução que acontece com as artes.

Mais as construcoes e so quando o naban chega ? pq tipo
uma cidade mminha aonde ta o porto naban ta 72 % de cristianismo e as provincias shinazu que tou dominado tao 100 % shinazu ai queria saber qual jeito mais rapido de converte a populacao sem mudar a religiao oficial

Cara, sem virar cristão eu não conheço nenhum método de acelerar isso. Porque só virando cristão que você vai poder ter missionários e templos cristãos, isso aceleraria muito o cristianismo nas suas terras.

Mas como parar as revoltas ?

Tropas e isenção de taxas. Pode-se colocar um agente nas cidades pra diminuir isso, só que ultimamente tô jogando mais Fall of the Samurai e não tô lembrado qual é. Se não me engando é o Metsuke.

Sim, é o Metsuke. xD

E como uso ele pra alivar a populacao ?

Isso ai… é sempre bom ir aumentando o numero deles a medida em que expande seu território.

bota ele na cidade onde a população esta descontente, contudo só sua presença as vezes não adianta… experimenta aumentar a guarnição e baixar a cobrança de taxas tmbm.

Blz mas so uma coisa quando eu fizer isso e tranforma a religiao em crista e so aguentar ate abri as construcoes cristas e depois de construilas e so esperar converte ne ?

Eu acho que eu não entendi a pergunta :confused:

N mano deixa pra la ja conseguir resolver o problema pode fexar o topico se quizer

Não vou fechar não, suas dúvidas são as dúvidas de muita gente. Vou deixar aqui bem aberto porque vai ser muito útil para novos usuários.

Olá amigos, sou novo no fórum e já vi que o mesmo tende realmente a ajudar diversos jogadores.
Bem venho aqui pelo único e maldito motivo, Shogun 2 Total War. Recentemente tenho jogado com mais frequência esse jogo, com os Shimazu e Choosokabe (não sei se é assim) só que tenho tido muita dificuldade em basicamente tudo. Vou especificar melhor para todos vocês.

Economia: Por mais que eu de atenção a está área, uma hora a economia esgota ou por período de tempo ou por eu estar invenstindo em tropas (isso porque necessito invadir outra província para saquea-lá e aumentar minahs riquezas).

Tratados com outras nações: Normalmente as nações rivais ou mesmo as que estão aleatória no mapa, não tende a fazer tratados comigo e as que querem ainda exigem que eu pague para começar este tratado.

Guerras: Cara eu não tenho uma estratégia boa montada, normalmente eu sempre coloco os lanceiros na frente, seguido dos Katana Samurai, deixo os arqueiros fora do alcance das tropas inimigas proteidos por lanceiros (caso os cavalos venham até eles) e o meu General ainda não sei bem posiciona-lo pois se ele está longe das tropas, as mesmas ficam com medo e acabam deserdando ou sendo dizimadas muito fácil, más se ele está perto isso já muda completamente porém ele fica muito vuneravel aos ataques dos arqueiros ou a cavalaria rival (e eles sempre levam a pior contra qualquer inimigo não sendo os que estão fugindo ou mesmo os terrestres que usam espadas).

Buffs: Não sei certamente para que serve o Buff do general chamado “Rally”, e tmb temos aquele circulo azul que todos que estiverem dentro recebem o buff más tmb acho que ficam mais encorajados. Tem um que é “Toggle Mode”
algo assim parecido, que ficam nas tropas, tem um dos arqueiros tmb que eu sei que vc clica eles puxam a espada e ao clicar novamente eles usam o arco e flecha, más tem outro negocio neles que não sei para que serve exatamente.

Provincias: Eu li aqui que as províncias consomem muitos alimentos, então fiz um jogo e evitei de dar upgrade nas províncias, fiquei com 3 grãos de alimento só que porém fico muito limitado e muito vuneravel a ataques de tropas inimigas full (pois o castelo fica muito fácil de se invadir).

Exercito: Tropas são caras de mais para mantê-las perambolando pelos mapas do jogo, e isso acaba me empobrecendo muito, queria saber se compensa mais fazer tropas de heroes superiores ou aqueles normais, pois ambos os 2 custam para mantê-los e como disse acima, não tenho de onde tirar tanto dinheiro pois não tenho uma nação descente que me sustente.

Acho que só tirando essas duvidas talvez eu consiga de vez fazer uma nação grande! Obrigado pela ajuda, vai ser muito gratificante se vocês tirassem todas estás duvidas falando claramente.

OBS: Tenho um pouco de dificuldade no inglês, creio que se o jogo fosse em português seria muito mais fácil compreende-lo, pois temos muitos requisitos e apetrechos do jogo que é de difícil compreensão quando não temos o domínio básico da língua inglesa.

Creio que tenha que fazer um templo cristão e usar missionários. Mas a influência vai aumentando automaticamente com o tempo.

Delokko, vamos por partes:

Economia: Aprendi desde que jogava rome total war que voce pode fazer com um exercito o que voce consegue fazer com cinco, como assim, no Rome era necessario guarnição e muralhas maiores para se defenderem de inimigos, o mesmo nao se aplica ao shogun 2 TW, pois ele ja vem com guarnição boa a partir da terceira evolução, entao se o problema for muitos exercitos como guarnição, dê “disband” neles. Muitos exercitos = Pouco dinheiro

“Mas eu vou perder cidades para IA dessa forma?”
Vai e nao vai, no realm divide tu acaba perdendo de qualquer jeito umas quatro cidades mas consegue recuperá-las facilmente

Se com o Shimazu ou Chookosabe tu nao consegue fazer dinheiro, nem tente jogar com o Oda ou Takeda, o jeito mais facil de fazer dinheiro no shogun 2 é pegando as rotas comerciais, cada uma aguenta dez navios e se for rapido com o shimazu tu consegue pegar as cinco de baixo mais a do meio, todas com dez navios fazendo dinheiro da um lucro de 14.000 mais ou menos, cada exercitos equipado com samurai custa em torno de 3.000, 150koku por unidade, alguimas unidades menos outras mais

Outra dica, especiarias dao muito dinheiro, sao oito no total senao me engano, e algumas só podem ser pegas por trades;

Ter parceiros comerciais por muito tempo tambem aumenta a quantidade de lucro gerada;

Fazendas quanto mais melhor, a primeira da 1197 de lucro e a ultima 3500;

Sempre faça “Roads”, ajudam na movimentação de exercito e da wealth

Tratados de comercios com facções amigas ajudam, mas no realm divide tu perde quase todas

Algumas provincias tem construções especificas que ajudam tambem na geração de renda

Tratados com outras nações: As nações elas fazem acordo a partir da situação indiferente se voce nao tiver em guerra com um aliado ou vassalo dele, o primeiro acordo é sempre comercio, melhorando sua relação com eles tu consegue tratados de acesso militar e aliança militar e dependendo do quao forte tu for, consegue forçar eles a aceitarem um tratado, nunca consegui fazer esse ultimo, mas esta no guia do jogo :slight_smile:

Dependendo da relação que tu tiver com a outra nação, voce consegue manter uma aliança militar no realm divide, é dificil mas nao impossivel

Se eles querem que tu pague uma quantia muito grande, apenas ignore e continue jogando normalmente, mas se for relação de comercio, e a quantia for 500 koku, aceite, em tres ou quatro turnos tu recupera esse montante

Guerras: no inicio lute com iashigaru, eles sao baratos e rapidos de recompor quando destruidos, eu no inicio luto dessa forma: 12 iashigaru, 2 cavalarias fracas, 3 arqueiros iashigaru, 2 lançadores de bombas (nao sei o nome certo) e 1 general, avanço os arqueiros, tento dizimar os iashigaru do inimigos a distancia, ponho na formação “estreita” e avanço com os iashigaru com os bomber na retarguarda, chegando perto ataco com os bomber mas a IA tende a te atacar antes da segunda leva e jogo a cavalaria fraca apenas para perseguir as unidades inimigas, por que sao um lixo contra a maioria das unidades.

Na metade do jogo eu paro de usar os iashigaru, a formação é 1 general, 3 arqueiros samurai, 8 samurai, 4 iary samurai, 2 cavalaria de espada e dois lanceiros de bombas, nessa hora eu ja posso usar a cavalaria para flanquear, os arqueiros eu mantenho protegidos atras dos samurais e uso os iari samurai para atacar a cavalaria inimiga que sempre tenta flanquear, se preferir usar a iari cavalaria para atacar a cavalaria tambem é uma boa opcao, enquanto uso os lançadores de bombas para destruir a linha inimiga

ao final do jogo eu uso 1 general, 3 naginata, 3 no dachi samurai, 3 samurai e 3 naginata monks, 3 arqueiros monks, 2 kisho ninja e duas cavalaria de espada, mesmo esquema da metade do jogo, mas uso os kisho ninja para bombardear, e tambem posso usar os morteiros no lugar dos arqueiros, mas eu acho que da muito fogo amigo

Muitas pessoas gostam de usar dois generais para aumentar o range da aurea, mas como apenas o principal ganha status, eu prefiro nao fazer

cada facção tem um “Força”, que lhe da um bonus no inicio ou no final, shimazu ganha samurais mais rapidos e sao mais baratos e o chookosabe tem melhores arqueiros, cada um tem uma build de exercito, mas eu acho esse basico muito bom

Buffs: Não posso te ajudar nisso, só uso inspiração que faz as tropas terem mais moral e as vezes uso o dismount para fazer meu general ir a pé para a batalha

a maioria desses buffs se clicar com o botao direito fica em auto mode, e ativam sozinhas, mas o problema disso é que quando tu precisar delas, com certeza o IA já usou

Provincias: O castelo usa allimento produzido nas provincias para aumentar de tamanho e guarnição, eu gosto de fazer tres tipos de provincias; a militar: upgrado a fazenda, aumento o castelo e construo o que precisa na hora, yari drill, samurai drill, archer drill, stables e armeiro, nessa ordem; a para fazer dinheiro; só tem o primeiro castelo e um mercado, o mercado da muito dinheiro mas consome alimento, entao aumento a plantação e somente o mercado, se atacarem essa provincia ela realmente fica muito desprotegida se nao criaruma guarnição; a provincia mesclada, construo apenas o primeiro mercado e as outras construções de ninja, templo, acampamento, sempre faço uma media de duas provincias economicas e uma militar, mas nunca deixe os alimentos em negativo, pois da revoltas

Exercito: Tenha em mente que cada exercito vai custar por baixo 2.000 koku, ou melhor 100 a 150 koku, e os herois acho que 200, eu sempre faço assim, metade do que ganho no turno vai para construção e metade para exercito, se nao tenho dinheiro para construção, eu paro de recrutar por uns dois turnos até ter um income maior com mais conquistas, e sempre ocupe, se for dar revolta depois de dois turnos, tire os impostos da provincia, mas nao arrase a cidade por sua honra diminui e pode fazer revoltas em cidades que nem tem haver com as ultimas conquistas

Espero ter ajudado