Dicas para um bom desempenho no EU: III

Segue aqui algumas dicas pra um bom desempenho de seus mercadores pelos CoT do mundo afora:

1- Inicie seu comércio com com os centros de comércio (CoT) em que você esta inserido, pois seu crescimento econômico afetará a renda do CoT em questão, aumentando seu trade revenue.
2- Depois, passe a investir em centros mais próximos. A resposta e a probabilidade são mais rápida e melhor para que voce alcançe sucesso.
3- Não envie comerciantes nos meses de Janeiro e Fevereiro. A AI envia uma massa de comerciantes nesses meses devido ao Dizimo anual, quando eles tem bom cash disponível. A competitividade neste meses é altíssima e voce pode cair facilmente ante a países com maior Trade Efficiency (TE).
4- Possua boas relações com os donos dos CoT em que está investindo, isto torna seu comércio mais estável e rentoso.
5- Invista em Trade Technologies. Algo óbvio, pois aumenta sua TE
6- Adquira as National Ideas que adicionana TE (National Trade Policy) e Competition( Shrewd Commercial Practicese), são cruciais para um comércio rentoso.
7- Não distribua Trade Agreements (TA) a qualquer nação, elas reduzem seu TE. No entanto, ofereça TA às nações que lhe oferecem ameaça, pois evita perda de relacionamento por deslocar um comerciante da Nação em questão. Um TA bem encaixado pode gerar muitos lucros, se a realizar com um país forte e dono de um CoT, pois melhora sua relação com ele, aumentando seu trade revenue no CoT em questão
8- Escolha Advisors que melhorem sua TE e sua Competition. Alem de Advisors que invistam em sua Trade Technology
9- Possua uma Marinha decente. Piratas e quaisquer outras embarcações que bloqueiem seus portos, ou impeçam conexões marítimas entre suas províncias e um CoT diminuem sua trade revenue.
10- Tenha bom Cash de reserva. A pesar de rentoso, o comércio e instável. Nao abra mão de uma reserva para tempos difíceis.
11- Construa manufaturas que consumam os produtos os quais você mais produz, isto eleva a demanda deles e, conseqüentemente, seu preço aumentando seu trade revenue em todos os CoTs.

Nações pequenas podem ganhar muito com comércio. Se for um Comerciante atento, pode formar riqueza com poquíssimas províncias

Nações para se treinar uma boa prática comercial: Veneza, Gênova, Macklemburg, Holland e Netherlands

Espero ter ajudado

Quando eu voltar ao EU III, vou lembrar de ler esse tópico. hahaha

pendurem esse post por favor

hmm, muito bom, estarei esperando a versão ilustrada sair nas livrarias… ouvi dizer que na Leitura estará por 30 reais.

Mandelão, isso vale pro EU II tbm, né?!

Nao sei, mas creio que a maioria de certo no EUII.

Não consigo jogar EU2, não sei guerrear nele, é muito diferente =/
Mas gostaria de aprender…

vou tentar aqui mandela

Espaço destinado a post com o intuito de ajudar os jogadores de Europa Universalis III. Qualquer questão pode ser colocada em outro tópico e se for relacionado diretamente falar com quem escreveu.

Segue algumas dicas básicas, de algumas coisas nas quais me dei mal na primeira vez que joguei EU3 (que já faz um bom tempo):

1- Cuidado com a inflação!
Na primeira vez que joguei o jogo, eu não tinha noção nenhuma sobre inflação (tinha visto apenas o tutorial in-game, sem ler o manual). Como resultado, por volta de 1600 eu tinha mais de 50%(!) de inflação acumulada.
Sempre que você “minta” ducats, isto é, deixa ducats indo mensalmente direto para sua reserva ao invés de investi-los, você gera inflação (que aumenta o custo de tudo). Evite ao máximo mintar ducats (você pode mintar um pouco se possuir National Bank ou advisors que redução sua inflação mensalmente). Invista todos seus ducats em tecnologias.

2- Quanto a Tecnologias…
Em geral, é preferivel deixar todos seus ducats em uma unica tecnologia de cada vez, ao invés de dividi-los entre várias (há excessões para isso, entretanto). Mas não deixe o tempo todo somento em uma tecnologia, caso contrário você começa a sofrer a penalidade de “Ahead of time” naquela tecnologia, perdendo parte do investimento nela. Em geral, logo no começo do jogo você irá querer investir em Government para pegar sua primeira National Idea, Production para poder construir Workshops, e a partir daí depende bastante de que tipo de estratégia você vai seguir.

3- Não subestime a importancia dos Generais
Um bom comandante faz uma diferença enorme nas batalhas. Forças menores conseguem ganhar de forças maiores e mais atuais, caso haja uma diferença muito grande entre os comandantes. Para conseguir bons comandantes, deixe acumular bastante Army Tradition antes de criar um. Você ganha Army Tradition há cada batalha que seus exercitos lutam (e há uma national idea que gera um pouco anualmente). Army Tradition cai aos poucos com o tempo, e cai bastante ao criar um novo general.

4- Cuidado com atrito
Muitas tropas em uma mesma provincia, especialmente em territorio inimigo, geram atrito. A perda de tropas por atrito pode facilmente significar a perda da guerra.

5- Persiga exercitos que estão em retirada
Após ganhar uma batalha, o que sobrar do exercito inimigos irão em bater em retirada. Não deixe-o se recompor, persigua o exercito com suas unidades mais rápidas para terminar de destrui-lo.

E é isso que me vem a cabeça agora. A parte mais basica do jogo, como comandos, interface e afins é bem explicada no tutorial e facil de pegar por conta própria depois.

Vou usar isso pra me preparar para a MP que está por vim.

Alguem sabe como posso acabar com os rebeldes patriotas?

Tenho uma duvida, toda vez que começa jogar , logo aparece um negocio lá chamado rebelld alguma coisa do tipo com exercito e vem tomando todas as provincias minhas nao sei oq eu faço se alguem tiver skype ae me add

Rebelião ué, hehe… tem q conter antes q tomem sua capital, senão as demandas deles são concedidas.

Boas dicas, pinnei o tópico.
Bem, aqui não é o tópico de dúvidas, quem tem dúvidas pode postar no tópico certo! Porem aqui está liberado para o pessoal postar mais dicas que acham importântes!
Dudu está convidado a dar um manual de WC em 100 passos HAHHAHAH

Nem precisa de 100 passos, é só seguir esses que fica mole:

• Comece com monarquia, para poder utilizar personal unions;
  • Fique sempre alerta para possibilidades de PUs, principalmente para países médios/grandes;
  • Consiga rápido um território com bom acesso às Américas, caso não seja Portugal ou Castela;
  • Foque em Guerra Santa! Esqueça Europa, a não ser por PU ou Casus Bellis muito boas. Você só tem até 1650 para utilizar a Guerra Santa, e muuuuito território pra pegar;
  • Sempre tenha um diplomata e embaixada, quando ela estiver disponível;
  • Se for católico, nunca deixe a sua infamia nas alturas;
  • Nunca, nunca, nunca deixe sua infâmia chegar a 0. E isso não quer dizer pegar províncias custando 4 só por causa disso;
  • Tenha em mente que o máximo que pode “pagar” de infamia por provincia é 2, execto por raríssimas exceções;
  • Aproveite as hordas, pois cada provincia vai te custar 0. Cada ano adiando a luta com elas significa possibilidade de europeus pegarem territorios delas que irao te custar infamia depois pra pegar.

Essas são dicas pra pegar teritórios. Econômicas eu vou esconder mais um pouquinho, kkkkkkkkkkkkkkkk.