[Discussão] Evolução Social: Fato ou mito?

Pessoal, quero ser um pouco mais polêmico do que de costume agora. Quero saber qual é a opinião de vocês quanto a evolução social e a classificação de diferentes sociedades. Se sociedades são superioras as outras, se isso vale como desculpa para “civilizar” os outros, se a sociedade ocidental típica é a sociedade mais evoluída ou se é tudo questão de ponto de vista, se eu sou um racista desgraçado e por aí vai!

Discutam!

É apenas a velha questão do “eu”: eu (ou nós) sempre sou(somos) melhor(es) que o(s) outro(s). O ser humano, por mais que tenha aprendido a viver em sociedade, considera a “sua” sociedade apenas uma extensão do seu próprio “eu”, de forma que qualquer um que seja de fora é visto como alguém que precisa “ser como eu”.

Pra mim depende do olhar que você dá às sociedades. Você não pode comparar uma sociedade usando outra de base, isso é uma visão muito etnocêntrica. O ideal pra mim seria avaliá-las em diferentes aspectos. Acho que quando nós falamos de desenvolvimento de sociedades às vezes a gente se atem muito a questões tecnológicas. Isso pode até ser uma questão de medida, mas não é a principal. Há muitas sociedades atrasadas tecnologicamente que são bem mais avançadas do que nós em outras áreas.

No contexto geral, eu acho que há sociedades mais e menos desenvolvidas em diferentes aspectos. Mas isso não coloca nenhuma em posição superior a outras.

Apenas reitero o que disse o Matheus.

Sim de fato, mas existem aspectos que realmente colocam certas sociedades em condição de inferioridade, vamos tomar como exemplo o Quênia, tem excelentes atletas por exemplo, são um povo forte, mas o país vivem em clima de instabilidade política constante e em risco de guerra, ao meu ver a evolução que eles tem do resto do mundo em uma área não é suficiente para colocá-los em igualdade com outras. Quando me refiro a superioridade não estou falando de raças, me refiro a condição social do país (desenvolvimento tecnológico, qualidade de vida etc).

Aqui é pra se meter na lama até o joelho, não tem essa de ficar botando panos quentes… xD

Mas falando sério Math, vc acha q uma tribo na Africa Central, ou aqueles índios BR são uma sociedade mais evoluída que uma científica/tecnológica? Acho que a diferença de uma crença mitológica pra um empirismo científico já mostra que uma sociedade é superiora a outra.

Até concordo nesse aspecto, mas quando disse o que disse eu quis dizer em um sentido mais profundo do que o tecnológico e político. A sociedade do Quênia, por exemplo, pode carecer nessas áreas. Mas se pararmos para estudar seus costumes, podemos encontrar muitas coisas bem superiores aos nossos em certos aspectos. Eles são atrasados tecnologicamente? Sim, não nego. São subdesenvolvidos? Sim, não nego! Mas nos aspectos culturais ainda podemos aprender, todas as culturas tem algo a ensinar. Foi mais nesse sentido que quis dizer.

Postamos quase ao mesmo tempo xD

Como disse, acima, o que quis comparar mais foram aspectos culturais. Vou dar um exemplo: Os índios. Eles trabalham apenas 3 horas por dia em média. Isso significa que são vagabundos? Não! Eles fazem o necessário para viverem, sem produzir excedentes, tem uma sociedade bem mais igualitária que a nossa e a criminalidade dentro das tribos quase não existe por ausência de classes como em nossa sociedade. Você em sã consciência pode dizer que estão errados nesse aspecto? Pra mim não. Nós temos muito a aprender com isso. Assim como eles tem muito a aprender conosco.

Lembrando que certo e errado não existem naturalmente, ou seja, alguém ou alguma sociedade os inventou a partir do que pra ele(s) era julgado como algo certo ou algo errado. Um exemplo disso é ver como a mentalidade muda em função da definição de certo e errado para a sociedade, pegue por exemplo os indígenas da Amazônia: é errado para eles andar nu pela sociedade? Não. E para o cara que mora em Nova York? Sim. Logo, é tudo uma questão de qual sociedade estamos inseridos. (baixei o sociólogo aqui xD) E vocês podem considerar como off, eu considero como adequado, pois pode instigar essa quebra de certo/errado (aqui neste tópico, de preferência) que temos que reproduzir todos os dias em nossa sociedade.

E é nessa quebra de certo e errado que acontece o choque das gerações. Nenhuma sociedade é imutável, os valores vão se alterando conforme o tempo passa por diversos fatores. Coisas inaceitável dentro de uma mesma sociedade podem vir a se tornar aceitáveis mais tarde, fazendo com que os mais velhos “não combinem” com os mais novos em certas questões. Mas isso não quer dizer que sempre as transformações são para melhor. Às vezes elas regridem ao invés de evoluírem.

De fato, mas ao meu ver, devemos ver o que é melhor para a humanidade ou pelo menos o grupo local. Por exemplo, citaram o fato dos índios não produzirem excedentes, só trabalham para ter o suficiente para cada dia, isso pode ser bom por um lado, mas no quadro geral, os torna extremamente frágeis diante de uma súbita mudança. Entendi bem o raciocínio de vocês só quis acrescentar minha opinião ao exemplo citado.