[DÚVIDA] Como melhorar a relação com povos estrangeiros?

Olá… sou novo kk

Bem vou ser objetivo. Jogo medieval 2 a um tempo porem surgiu a dúvida como melhorar as relações com outra facção ? chegou um ponto que elas simplesmente pioraram a relação comigo nao sei o porq … será por conta da politica de expansão adotada por mim ? isso interfere muito ?

Obrigado :smiley:

:brasil

Olá, seja bem-vindo.
Bom, se vc atacar um aliado deles, mesmo q eles ñ entrem em guerra, isso ñ vai ser bom, hehe… se o Papa te excomungar então, nem se fala… O jeito é vc se aliar com alguém e ajudar esse seu aliado. Mandar dinheiro também ajuda…

O sistema diplomático é meio que misterioso no M2TW , mas eu sei que para além de perder relações com facções em geral podes perder relações simplesmente capturando regiões acho que a melhor forma de prevenir ser infame é doar constantemente money para quem queres que goste de ti, contudo as facções da AI muitas vezes atacão outras facções com quem tem se for preciso perfect relations , acho que teres sempre uma aliança com o papado(que é passivo salvo se lhe deres uma região) e um casamento real com quem queres ser aliado pode ajudar a não ser linche mobbed por toda a gente no jogo :stuck_out_tongue:
Convém também esclarecer que maior dificuldade na campanha apenas fará a AI te odiar mais.

unica aliança que vale pena é com Papa porem sendo Cristão alias não faça sua campanha sendo dependente deles e faça eles dependendo de você em sentido de comercio ou guerra

Eu costumo deixar um diplomata pingando gold todas as rodadas em meus aliados… Dar informações do mapa também é uma boa ideia.
Outra: Tomar uma região menos guarnecida, que você nem queira manter, apenas para saquear e depois entregá-la para seu aliado.
Procure não trair seus aliados e não atacar povos que estão ligados a você pelo casamento (as vezes uma proposta de casamento vem de alguma nação em especifico, isso aparece na descrição da proposta da criatura…)
Como o pessoal falou, não ataque aliados de seus aliados. Não desagrade a igreja. Não permita que cardeais inimigos sejam “preferatus”, se é que você me entende.
Na verdade, é difícil manter por muito tempo alianças com vizinhos, principalmente italianos em geral(milaneses são os mais traidores!)…
Principalmente: faça as alianças logo no inicio do jogo! Se esperar muito vai ficar mais difícil.

O pior de tudo é perceber depois de um tempo que no Medieval 2 não adianta nada. Seus aliados te traem do nada e tudo mais. Infelizmente é assim. Particularmente eu nem me preocupo em melhorar relações e isso nunca me prejudicou.

por isso mesmo, não dependa dos acordos comercias

basta você ter uma reputação boa se voce atacar aliados sua reputação vai diminuindo pra despresivel ou falso

Exato, é necessário também você desenvolver comércio com os outros povos. Espalhar seus mercadores pelos territórios. Claro, também é fundamental realizar as missões do Papa para os cristãos.

Outra coisa importante é entender que os povos que historicamente são inimigos do seu povo vão te atacar e é bem possível que os aliados deles também te ataquem.