Duvida - Guerra no Stellaris

Pessoal, sou novato aqui e acredito que após 1 mês de jogo ainda sou novato no jogo também.

Estou com duas dúvidas nas guerras, será que podem me ajudar ?

1- Não adianta o quanto eu aumente minhas frotas, e quantas vezes começo o jogo novamente, sempre tenho um ou dois vizinhos que são Muito superiores nas frotas.
Meu problema é que já tentei de tudo, em alguns casos tenho 4 planetas, minério, energia e comida no positivo, subo as frotas ao máximo que consigo, mas estes vizinhos sempre são muito superiores e quando abrem guerra exigem todos meus planetas, ai começa a limpa.
Na última partida eu tinha 6K de frotas, iniciei baseando meu desenvolvimento em colonizações e frotas.
Demorou muito para achar um vizinho, mas quando achei todos já eram 4vezes meu tamanho, apenas os mais distantes eram metade do meu tamanho e mesmo assim eu com o dobro de frotas que podia suportar os vizinhos pequenininhos eram Superiores a mim.

Oque estou fazendo de errado ?

2- Aonde eu vou para tentar negociar a paz ?

Ja assisti gameplays no Youtube e o game la é diferente, eles encontram vizinhos e são sempre equivalentes ou inferiores.
quando chegam a 400 de frota os vizinhos são equivalentes, no meu caso quando chego a 400 os vizinhos já estão com 2K e quando chego a 2K eles estão em 12K

1-Respondendo o um, ou você é ruim, ou antes de iniciar o jogo você coloca a opção de vizinhos aleatórios em vez aglomerados, mas, apenas um mas, a AI costuma fazer Spaceships mais que o suposto máximo, em época de guerra

Espere alguem responder o 2, estou saindo, e demora para carregar, e estou sem save, ou seja, sem guerra

Não jogo o Stellaris mas uma coisa que sei é que deves cuidar não só a quantidade das tuas forças mas da configuração de tuas naus, tanto a medida entre cruzadores e battleships como também do tipo de armamento de cada uma. Tudo isso faz diferença na tua força de combate.