Boa tarde pessoal.
Recentemente adentrei ao mundo do EU, e posso que o jogo é fantástico.
E venho tirar algumas duvidas com os colegas.
Estou jogando com Castilha, e adquiri algumas regiões na norte da África. Mas estas regiões não me geram nada de impostos mensais, apensar que na janela das regiões me dizerem que geram um certa quantia de impostos, mas quando o mês vira, elas geram 0.
Alguém poderia me dizer o que posso fazer?
Tens que verificar a autonomia das províncias, ele é um redutor, 0% = você recebe todo o Tax/Production, 100% = você não recebe nada.
Além disso, se mantiver o cursor sobre o Tax/Production, ele vai t dizer quais as penalidades e o que as estão causando.
Muito obrigado, valeu pela dica.
aumentando autonomia, eu diminuo os imposta mais diminui tb o risco de rebelião e vice versa, é isso né?
Exato. Lembrando que o mínimo de autonomia depende do core. Core Territorial = 75% Core “full” (com um estado criado) = 0% Província cedida a um Estate = 50%
Então eu descobri o problema, a autonomia esta muito alta neste lugares, preciso diminuir para gerar impostos…Estou no momento com -3 de dinheiro e já estou no terceiro empréstimo, acho que minha campanha foi para o saco.
Outra coisa, estou tentando colonizar carcas, mas toda horas os índios me atacam…não consigo criar relação diplomática com eles.
Em relação a dinheiro no inicio do jogo com Castilha, geralmente eu aumento a produção da província que tem ouro, La Mancha se não me engano, até que chegue a 7, só isso já ajuda bastante a economia … na parte dos colonos ou você escolhe aquela opção que reduz em 100% o risco de revolta dos nativos ou você sempre deixa alguns soldado da província que você está colonizando … lá na africa tem que ser um 5 se não me engano, na America do Sul pode deixar 1 ou 2, que dão conta do recado
Início do jogo é normal ficar com 10 empréstimos… basta focar em ter domínio no teu node de comércio… Ok que nunca joguei de Castela, mas não deve ser mto diferente…
Como é feito esse aumento de produção, é através da construção de novas casas de comercio?
Uma outra coisa que não entendi muito bem é como é feito o trabalho dos mercadores.
Ex: Sevilha, meu mercador me da 4,70 ducados, já em Genova me dá apenas 0,42.
E obrigado por todas as dicas.
Desenvolvimento.
Sobre Trade, depende do seu Trade Power, se for baixo, obviamente vc vai ter menor retorno.
Aumenta o desenvolvimento da produção (gastando pontos diplomaticos) na província La Mancha, ela começa com 4 pontos em produção e com um gasto de + ou - uns 50 pontos diplomáticos você pode aumentar, chegando até 7 (caso você não aumente o desenvolvimento nos outros dois aspectos)
Obrigado por todos pelas dicas.
Mas ainda não aprendi como gastar pontos diplomáticos em determinada região. Procurei pelo jogo e não vida parecido.
Selecionando uma província, na aba superior da janela você vai ter o Desenvolvimento dela, em Administrativo (Tax), Diplomático (Production) e Militar (Manpower). Ali vc pode gastar os pontos de monarca para aumentar o desenvolvimento, mas isso só está disponível com a expansão Common Sense.
Não possuo esta expansão. Apenas Conquest of Paradise, Wealth of Nation e Res Publica
Bom, aí só pelos eventos aleatórios pra aumentar o Desenvolvimento…
No início do jogo com Castela você pode destruir os fortes. A posição vantajosa dela na península ibérica já sua própria segurança. Isso economiza 1 ducado, já que ela só tem um forte. Só construa um em Navarra depois de anexar esta nação para bloquear uma possível invasão francesa. Depois de tomar aragão, só destruir todos os fortes com exceção de um na fronteira com a França. São os dois únicos fortes que Castela precisa no jogo. Pelo menos até invadir a Itália e chegar no “corpo” do continente e/ou depois de conquistar o norte da África e fazer fronteira com os Manos Ottos.
Eu não entendo porque o pessoal fala que tem problema financeiro com Castela. Mesmo com a nerfada nas províncias e trade downstream para Genoa, no 1.18 eu não fiz nenhum empréstimo durante toda campanha.
Aproveitando o tema…
Quando eu termino um Core, logo aparece uma bandeira azul dizendo que eu posso fazer dessa província um estado, mas não aparece nada na explicação com relação a penalidade ou coisas assim.
Quando vale a pena mudar essas regiões pra estado?
Abraços
Pelo que eu me lembro, vc tem limites para o numero de estados, além disso, tem que pagar uma taxa por cada um deles, alem do preço do core, porem eles não tem autonomia mínima. Dessa forma, considero que vale a pena nos estados mais ricos.
Estados possuem três pontos principais: não possuem limite mínimo de autonomia, exceto se províncias forem cedidas a Estates, quando ficam com autonomia de 50%; vc precisa pagar novamente o custo de core para transformar o core territorial em um “full-core”; possuem um custo de manutenção, relativo à produção e taxas, que quando for criado ele vai lhe dizer o quanto eles renderiam a mais em relação à autonomia atual e a 0% de autonomia. Porém, como já citado, quanto mais províncias “full-core” (necessárias para crias estados) você tiver, mais províncias terá que ceder para Estates, já que eles exigem uma % mínima de Desenvolvimento em terras “full-core” para se manterem leais. Assim, eu crio estados apenas em territórios ricos e que compensarão a manutenção, mesmo com a cedência de terras aos Estates. Não uso uma “base matemática” nem nada, mas acho q se o aumento de arrecadação informado não for no mínimo 2/3 do custo de manutenção, não compensa. Além disso, na África e Ásia vc não pode dar províncias para as Trade Companies se elas pertencerem a um estado.
EDIT: agora já fiquei em dúvida se os Estates requerem terras baseado no Desenvolvimento full-core ou no desenvolvimento de estados criados… de qualquer forma, como full-core só compensa mesmo se for pra criar estados, dá na mesma…