Dúvidas Em Geral

tenho uma duvida como fazer uma complot ? eu não entendi muito bem essa parte do jogo

Plot?
É simples, vc seleciona o alvo, e convida outros pra participarem. Quando o Plot Power ultrapassar o valor do “alvo”, vc pode executar o mesmo. Semelhante aos plots do CK2, só um pouco simplificados.
EDIT: Esqueci um detalhe: caso participantes do Plot sejam vassalos do alvo, quando for executado eles passam a ser seus vassalos.

mas tipo,eu posso chamar meus vassalos ou eles já fazem parte ?

Não vejo qual utilidade teus próprios vassalos teriam, já q eles vão entrar na guerra de qualquer maneira… o foco é chamar ou inimigos em comum do alvo ou vassalos dele, pra enfraquecê-lo…

tendi…outra coisa como eu faço para subir de daymio para chefe de clã ?tipo umas dicas

Mata o Líder, ué, rsrs… ou se rebela, ploteia, chamando outros vassalos dele…

outra dúvida como vê quem esta comandando o exército e como trocar o comandante ?

Não troca pq cada líder comanda seu exército, é só tu olhar q tu vai ver, exército de a, exército de b…

Bem, eu queria saber qual é a melhor facção para um iniciante noob como eu?

Um meio isolado do “samba do crioulo doido” que vira o centro do Japão xD
Recomendo os Shimazu, praticamente comandam a ilha de Kyushu (leste), mas outras boas opções são os Nanbu em Tohoku (oeste), os Hosokawa em Shikoku/Shinai/Chugoku (leste/centro) e os Uesugi em Tokai/Kanto/Hokuriku (centro/oeste), com a desvantagem desses dois últimos provavelmente acabarem com guerras em dois frontes, apesar do grande tamanho inicial.

Como se tornar independente do seu clã suserano? Só por meio daquela plot lá é?

Bem… pode contratar Ninjas pra tentar assassinar seu suserano até se tornar o líder (“CK2 faquinha mode”)

Hahahahahaha… Não tem nenhum modo de se rebelar (sem ser mudar de clã suserano)?

Pode, claro. Diplomacia com o suserano, Formar Clã. Apenas tem alguns requerimentos: custa Honra (10 base + opinion penalty) e vc tem q ter mais Honra q seu suserano.