Dúvidas gerais Crusader Kings II

Os que têm alguma - ou qualquer - dúvida relativa apenas ao Crusader Kings II podem postar aqui suas dúvidas que a comunidade Gesebiana responderá com prazer.
ALERTA: Verifique se sua dúvida não foi solucionada nos seguintes tópicos:

Inimigos muito Numerosos = bug? (válido para Pagões e Repúblicas em geral)
Patchs (Muitos erros e chatices foram corrigidas)

No caso de um aliado ajudar numa guerra… o que o aliado ganha na guerra, já que ele não pode adicionar causus belli?
Para que serve aquele percentual que demonstra a “participação” do aliado na guerra? Somente informativo sem nenhuma utilidade prática?

Monticello, movi para cá por razões de organização. =)
Você diz no CK I ou II? agora que pensei que poderia ter movido pro lugar errado

CK2…

Se não me engano, há uma penalização pequena em não auxiliar um aliado numa guerra, mas não vejo a AI se preocupar com isto (o que me leva a crer que talvez não tenha).
Mas respondendo sua pergunta, ele não ganha nada. Simples assim. É palavra, ou desonra. Não tem como você entrar numa guerra e, ‘sem querer’, deixar cair um wargoal em cima do inimigo, como ocorre nos EU e Victoria 2 da vida.

Já a porcentagem de disposição de guerra altera ou no causus belli, creio que seja relativo à aceitação (ou hesitação) da AI de aceitar alguma exigência - mesmo que White Peace, que para alguns é insulto, principalmente os de igual ou maior porte ao seu. Ele é calculado a partir das guerras e da mobilização militar que esta facção está, pelo que saiba, e possivelmente relativo à ocupação.

Que eu sei, negar um pedido de “call to arms” apenas dá uma pequena penalidade na relação e uma menor ainda no prestígio.

Você ganha mais prestigio do que o normal participando de batalhas onde você era o aliado.
Se você fizer cercos e assaltos, também ganha aquele goldzinho. Se o oponente for de outra religião, ganha piety, também a mais que o normal.

é verdade… percebi isso quando joguei nas ultimas vezes…
no caso, mesmo sem ganhar nenhum CB, ganha-se bastante prestigio, piedade e dinheiro dependendo da guerra…

Nunca foi tão vantajoso ajudar um aliado :stuck_out_tongue:

Estranho, nunca notei um aumento significativo em dinheiro/piety/prestígio. Se bem que eu sempre tive um acúmulo gigantesco de prestígio e dinheiro como Duque (acho que por causa das guerras internas e talzs, além da questão dos traits, ajudam pakas).

Já cheguei a conseguir com 1 rei ter 10k de prestigio e 8k de piedade… :stuck_out_tongue:

EITA! Não gosto de piedade.
Eu me envolvi numas cruzadas contras os mouros que teria perdido senão às doações do grande Papa da época. Inclusive, vou postar um tutorial sobre o ducado da bretanha.

Tamanha piedade fez o papa ficar aos meus pés…

Pedi permissão de invasão à França e ele prontamente aceitou…

Agora tenho os reinos de Inglaterra, Aquitania, França e Jerusalem… 2000 moedas em caixa e mantenho constantemente 5000 mercenários sem diminuir dinheiro com isso(minha arrecadação compensa)…

Sem piedade, sem amor papal :stuck_out_tongue:

Acho que meu rei vai ser santificado depois que morrer… hehe

Pessoal, estou com uma dúvida sobre herdar títulos que não pertencem a sua casa, eu estava jogando de duque de Munsier, casei minha filha matrinelearmente com o segundo filho do duque de York, obviamente matei o primeiro filho e herdeiro, ao duque de York morrer o ducado passou ao segundo filho, casado matrinelearmente com minha filha, algum tempo depois nasceu o primeiro filho do casamento e herdeiro do ducado, porém ao marido de minha filha, o duque de York morrer o ducado não passou a minha casa, apesar de aparecer em vermelho o “heir” dizendo que se fosse um humano o jogo acabaria… Alguém sabe por que isso aconteceu? O duque de munsier, o qual casou sua filha com o segundo herdeiro do ducado de York já tinha morrido, o que me leva a pensar que os titulos só são herdados diretamente, quando o duque de York morreu eu já era Rei da Irlanda, então, não foi por que duque não pode vassalar duque, em resumo, penso eu também que não é por que formei a Irlanda que deixo de ser da Casa Mounsier, o atual Duque de York é da casa Munsier, é o atual sobrinho neto ou algo assim do Rei da Irlanda, porém o ducado de York não foi herdado, não é meu vassalo, é independente.

Well, eu acho q, no caso, seus netos apenas ganham o direito ao trono, q vc pode reinvindicar pra eles, mas acho q ñ herdam “direto” ñ…

Pois é, foi o que imaginei, não herda para casa se não tiver uma linhagem mais próxima… De qualquer maneira é horrível jogar depois de 100 anos, eu tenho tantos títulos que estou -200 em relação a quantidade de títulos… Não posso dar ducado nem ao meu filho que ele já me declarar guerra por independeria, e os demais duques vão no estouro da boiada também… Domino toda a Grã-Bretanha, muitos condados, ducados e reinos, rei não vassala rei, então só aí são quatro reinados… Complicado não?

Ter muitos reinos não tem causa com vassalos… o problema é ter muitos ducados… cada ducado a mais que 2 gera -10 de relação com os vassalos… ou seja, escolhe seus 2 “ducados preferidos” e dê os demais sabiamente…

Tem que ter jogo de cintura pra distribuir isso para vassalos… de preferencia de sua casa… e mantê-los sempre felizes… ou a guerra civil vai te consumir até voce cair…

Quanto ao ducado de York como rei da inglaterra… seu neto herdou o ducado, certo? isso significa que já é da sua casa(o que é muito bom)… mas ser da sua casa não significa que é seu vassalo… ele só seria seu vassalo se o ducado de York fosse de jure ligado ao reinado da Irlanda (o que não é…)

Para que voce unifique a Irlanda com o ducado de York, o que voce pode fazer é arranjar um jeito do seu neto (duque de york) seja herdeiro do reinado da Irlanda… assim você jogará com ele quando seu atual personagem morrer…

no mais, bom trabalho… o que conta no final o quanto sua família somou ao longo da história… e não se você unificou o mundo sob os pés de um rei…

Eita break, a coisa tá feia, hein? Com qual ducado/condado começaste, e seria com algum personagem criado via Ruler Designer ou vanillão mesmo?
Vou testar aqui e ver esta situação, meio estranho esses bagulhos aí. De qualquer forma, dá uma olhada lá em “Opinion of me” com seus vassalos, geralmente é bem explicativo. Verifica se está atualizado também, pode ser bug na AI…

Conversei com o break… não é bug… a questão de York é que o ducado de York é De Jure territorio ingles… então o filho da filha dele herdou, mas continua vassalo da inglaterra… isso é normal e esperado…

Mas o ducado É da casa dele agora (ser da casa não significa ser vassalo), o que já é bom…

Se quiser unir o reino irlandes com o ducado de york pacificamente, basta arranjar um jeito do duque de york herdar o reino da irlanda

Cara falta um tópico de apresentação do game aqui talvez…
Ta tudo em 75% off no GG e to querendo comprar o game…

Tentei mais de 15 donw pelo piratebay e não consegui fazer o game funfar com 100% dos DLC… aqueles repack do SxSxL(esse e esse) não funfa direito aqui… fica tudo zuado os menus e etc…

Oq enfim eu tenho que comprar no GG para ter o game todo?

Edit:

Caras para eu ter o game completo tenho de ter isso?

Crusader Kings II
Crusader Kings II Dynasty Shields
Crusader Kings II The Mongols
Crusader Kings II: Ruler Designer
Crusader Kings II: Songs of Albion
Crusader Kings II: Songs of Faith
Crusader Kings II: Songs of Holy Land
Crusader Kings II: Songs of the Caliph
Crusader Kings II: Songs of Byzantium
Crusader Kings II: African Unit Pack
Crusader Kings II: African Portraits
Crusader Kings II: Dynasty Shield II
Crusader Kings II: Byzantine Unit Pack
Crusader Kings II: Sword of Islam
Crusader Kings II: Legacy of Rome
Crusader Kings II: Sunset Invasion

Nossa, é DLC… hehehe
Mods oficiais ganham nome de DLC viu hehehehe

Sim Philippus é isso mesmo. Só que as DLCs “Sword of Islam” e “Legacy of Rome” são quase expansões, e graças a Deus não o são; acho que sairiam mais caras.
E até quando é essa promo?

Eu tive um grave problema para pegar o repack do SxSxL (ele mesmo o fez bem difícil), juntei com o do Skydrow e o diabo a quatro… Mas o Hyriuu hosteou um 100% funcional, com tudo, 1.08 (patch mais recente). Qualquer coisa, pede pra ele por MP and join us! Como sempre, os meios alternativos irão demorar (isso se o fizerem) para disponibilizar o Sunset Invasion.